PhotoLANDSCAPE: Como criar lagos artificiais
Autor: Milayne Ferraz - Data: 18/09/2020
Cada vez mais o cliente está mais criativo com ideias e também mais exigente. Lagos artificiais podem trazer uma nova cara a seu ambiente! Conseguir representa-los bem em uma fotomontagem, de maneira realista, pode ser a diferença entre fechar ou não seu negócio.
Sabendo dessa importância, na edição da Revista AuE Paisagismo Digital deste mês, preparamos um tutorial no qual vamos aprender sobre Como criar lagos artificiais no PhotoLANDSCAPE!
Em primeiro lugar, com o PhotoLANDSCAPE aberto, iremos desenhar com a ferramenta Spline a forma de uma lago, fazendo as alterações necessárias no nós até chegar a forma que mais se adeque a o lago. Depois, iremos fazer duas cópias para serem utilizafas futuramente.
Forma Spline do lago
Com uma forma selecionada e posicionada no local desejado, iremos selecionar a opção de símbolos e procurar por água. Eu inserir a Água-1 e troquei o mapa da mesma. Feito isso, iremos trancar a forma para que não se mova e acabe atrapalhando o projeto.
Inserindo água na forma
Trancando a forma
Agora, iremos posicionar a primeira cópia da spline em cima do lago e depois com o mesmo selecionado iremos na aba formatação e depois em efeitos, iremos selecionar o efeito de ondas para trazer mais realidade ao lago. Para que o efeito apareça, é necessário clicar em avançar +1, e em seguida iremos trancar para que não se mova e atrapalhe o andamento do projeto.
Efeito de ondas
Feito isso, iremos colocar a última cópia em cima do lago com a onda e com a mesma selecionada, iremomos novamente na aba formatação e em efeitos, selecionar o efeito reflexo para tornar o lago mais real ainda. Para que o efeito apareça, é necessário clicar em avançar +1, e em seguida iremos trancar para que não se mova e atrapalhe o andamento do projeto.
Efeito de reflexo
Para começar a fazer a ornamentação do lago, iremos incluir alguns peixes. Em símbolos, iremos procurar por peixes e escolher qual queremos. Em seguida iremos alterar o tamanho, a rotação, brilho e demais ferramentas que editem o item. Uma ferramenta importante é a opacidade, no qual podemos reduzir a mesma para dar o efeito que o peixe está em baixo da água.
Incluindo peixes no lago
Iremos agora incluir algumas plantas para ornar. Irei incluir no exemplo a PIST e irei modificar algumas coisas do item na aba formatação como rotação e opacidade para trazer mais realidade ao projeto. Irei utilizar a ferramenta de carimbo para crias cópias do item, algumas umas em cima das outras para dar efeito de volume.
Incluindo plantas
Criando cópias da planta
Utilizo agora outro mapa da PIST para ficar nas bordas do lago, utilizando a ferramenta de carimbo para criar cópias e também faço as modificações que julgo necessárias já citadas anteriormente.
Criando cópias da planta
Para finalizar a ornamentação do lago, iremos colocar nas bordas do lago pedras. As pedras mais ao fundo são menores por conta da persperctiva e proporção, ja que estão ao fundo. As pedras mais a frente são maiores pois estão obviamente mais frente, e estão com duas camadas de pedra para dar a percepção de ser uma barreira mais firme, uma vez que o lago tem a impressão de estar em declive.
Utilizo também a aba formatação para fazer as edições necessárias em cada item, como descrito passo a passo anteriormente.
Incluindo pedras no lago
E este é o resultado final! Fica uma composição bem interessante e com certeza faz toda a diferença!
Resultado final
Assista também ao vídeo tutorial!
Vídeo Tutorial:
Veja também:
PhotoLANDSCAPE 2018: Canteiros com o PhotoLANDSCAPE
PhotoLANDSCAPE 2018: Como incluir templates e macros
PhotoLANDSCAPE: Alterando materiais de blocos 3D dentro do programa
PhotoLANDSCAPE: Como realizar uma fotomontagem noturna
Anterior Próximo