PhotoLANDSCAPE: Transformando o dia em noite
Autor: Davi Gomes Severiano - Data: 03/02/2006
Este mês, vamos aprender a simular um visual noturno em uma foto tirada durante o dia usando o PhotoLANDSCAPE. Para isso, usaremos algumas ferramentas como o "polígono". Vamos começar inserindo a foto do terreno onde será feita a fotomontagem. Neste caso, é melhor que apareça parte do céu para realizar a modificação. Ao inserir a foto, redimensione-a para o tamanho desejado.
Ajustaremos, agora, o brilho e o contraste, retirando parte de sua luminosidade. Tenha cuidado para não exagerar pois, ao deixar a foto muito escura, os objetos nela presentes podem perder a definição. O objetivo é dar um tom acinzentado ao terreno.
Feito isso, quase todo o terreno estará com o visual noturno - exceto o céu. Então, escureceremos apenas o céu usando uma seleção sobre ele.
Com a ferramenta "polígono", faça um desenho (seleção) que cubra todo o céu, contornando os objetos na foto, de modo que apenas o céu seja selecionado. Depois, clique no botão com um baldinho, selecione a cor cinza escuro e acione a opção "realce". Clique depois no botão ao lado (com um pincel) e selecione a opção "sem borda".
Como vemos na figura abaixo, o céu escureceu. Mas para que essa visualização seja mais realista, precisaremos colocar algumas fontes de luz.
Uma fonte de luz natural, como a lua, se encaixa perfeitamente nesse caso. Para criar esse efeito de luar, basta fotografar o satélite e editar a foto no "AuE Raster Edit" ou, ainda, usar uma "bola de argamassa", encontrada no sistema, e aumentar a sua luminosidade, elevando o contraste ao máximo. Importante: lembre-se de redimensioná-la para o tamanho desejado.
Colocamos, ainda, formas de luz artificial na fotomontagem, alterando também o seu brilho e contraste. Para que os postes pudessem parecer acesos, retiramos o brilho e aumentamos o contraste ao máximo. Este poste também se encontra no banco de dados do PhotoLANDSCAPE.
Depois de prontas as fontes de luz, é preciso lembrar que qualquer outro mapa inserido no terreno projetará uma sombra no solo e terá um dos lados iluminado.
Dica: Use sempre a opção "ajusta brilho, contraste e gama" para que sua fotomontagem tenha maior valor visual.
Assim, terminamos mais uma matéria técnica, mostrando que a melhor forma de utilizar uma ferramenta é usando a criatividade.
Anterior Próximo