PhotoLANDSCAPE: Dicas avançadas para melhorar sua fotomontagem

Autor: Davi Gomes Severiano - Data: 01/08/2010

No mês passado, vimos como melhorar nossa fotomontagem em 5 passos básicos. Neste mês, veremos mais dicas, porém desta vez mostrarei dicas avançadas, que necessariamente não precisarão ser executadas em todas as fotomontagens. Parece estranho ensinar dicas para melhorar a fotomontagem e dizer que não precisa usar sempre, mas é que estes procedimentos levam um pouco mais de tempo para aprender e executá-los e, se seu objetivo ao fazer um determinado projeto for ganho de tempo, aconselho utilizar apenas as dicas da matéria anterior. Todavia, se você tem um projeto para apresentar e seu foco for qualidade visual com o máximo de detalhes possível, siga os passos abaixo.

1- Primeiro, sabendo as dicas mostradas na matéria anterior, devemos aplicá-las na fotomontagem antes de partir para as dicas avançadas. Se seu projeto já está ajustado com os primeiros passos, vamos fazer uma análise na fotomontagem para saber o ponto de luz. A partir deste ponto de luz iremos inserir as sombras que nossos itens projetariam no chão se realmente estivessem lá. Lembre-se de analisar a posição da luz como vimos na matéria anterior (PhotoLANDSCAPE: 5 dicas básicas para melhorar sua fotomontagem).

Existe um procedimento para gerar a sombra a partir de um mapa do PhotoLANDSCAPE, que irei mostrar passo-a-passo neste tutorial.

Com o PhotoLANDSCAPE aberto, selecione uma planta e arraste-a para o centro da tela.

PhotoLANDSCAPE



Ajuste o brilho e contraste da figura.

PhotoLANDSCAPE



Clique na planta novamente para inserir uma cópia do mapa que está sendo usado. (Obs.: qualquer comando de copiar não pode ser usado neste procedimento. Tem que puxar a planta da barra de banco de dados.)

PhotoLANDSCAPE



Agora clique na cópia do mapa, na aba Formatação e clique em Espelhar Verticalmente. O mapa ficará de cabeça para baixo. Neste momento, posicione-o embaixo do outro mapa e "achate-o" puxando as guias verticais.

PhotoLANDSCAPE



Agora que chegamos neste ponto, podemos continuar de duas formas diferentes para obter diferentes resultados. Vou mostrar as duas formas aqui:

Para criar um reflexo da planta na água, basta clicar no mapa que está de cabeça para baixo e clicar em Formatação, Transparência.

PhotoLANDSCAPE



Insira um valor de transparência entre 100 e 150. Pronto!

PhotoLANDSCAPE



Quando este procedimento é utilizado em cima de um mapa de água, dará a impressão de que a planta realmente está ali.

PhotoLANDSCAPE



Para criar uma sombra a partir do tutorial que vimos acima basta selecionar o mapa que está de cabeça para baixo, clicar na aba Formatação, no botão Ajusta Brilho e Contraste.

Reduza o brilho para o mínimo e clique em Ok. O mapa ficará totalmente preto.

PhotoLANDSCAPE



Agora, para finalizar, aplique um nível de transparência na sombra.

PhotoLANDSCAPE



A sombra fica muito boa e "quebra" o efeito artificial da fotomontagem.

PhotoLANDSCAPE



2- Muitas vezes quando desenvolvemos uma fotomontagem, encontramos alguns objetos na foto que precisamos retirar, telhados ou paredes que queremos alterar a cor e não encontramos as ferramentas que fazem este tipo de alteração. Mostrarei abaixo o procedimento para remover os objetos indesejados da foto:

Para remover algo da foto, primeiramente você precisa de uma foto de terreno que tenha algo na frente. Para aprender este procedimento, aconselho utilizar a foto de terreno abaixo:

PhotoLANDSCAPE



Selecione a foto, clique na aba Formatação, e em seguida clique em Editar.

PhotoLANDSCAPE



Nossa foto foi enviada para o programa AuE Raster Edit. Com a ferramenta Carimbo vamos copiar partes do gramado para cima da planta.

PhotoLANDSCAPE



O que se deve fazer é, com a ferramenta Carimbo selecionada, clique com o botão direito do mouse em cima da grama. Aparecerá um círculo que é a área a ser copiada.

PhotoLANDSCAPE



Clique em cima da planta com o botão esquerdo do mouse e segure o botão. Arraste o mouse aos poucos, até que toda a planta seja apagada.

PhotoLANDSCAPE



Como podemos ver na foto finalizada, temos a impressão de que a planta não estava ali. Depois de apagar a planta, basta clicar no botão Salvar que está na parte de cima da tela e fechar o RasterEDIT. Você voltará a visualizar a tela do PhotoLANDSCAPE com a imagem já editada.

O uso desta ferramenta exige muita prática e criatividade. Treine bastante, pois com essa ferramenta você conseguirá mudar praticamente qualquer coisa que esteja na foto.

Agora que você deixou sua fotomontagem mais realista, clique na aba Organizar e ajuste a qualidade para Qualidade de Impressão.


Compartilhar:



Cursos online ao vivo da AuE Software!

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
4 + 3 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



1 - Autor: Valcir Jaime Rampinelli - Data: 07/02/2012 08:56:56

Legal. Gostaria de saber como fazer o reflexo no vidro já que o mesmo possui linhas verticais que não tem o reflexo. Então como recortar essas linhas?



2 - Autor: elton rafael (espaço jardim ) - Data: 21/10/2011 20:43:46

Bom dia
Gostei da materia, mas gostaria mesmo de aprender como devo proceder para tratar as fotos de plantas como palmeira phoenix, a foto do programa e horrivel nao tem como o cliente observar a planta sobre um gramado por exemplo......
muito obrigado.






AuE Responde:::: Prezado elton, você pode cadastrar mais fotos para as plantas do banco de dados e pode cadastrar mais plantas também. Veja no artigo PhotoLANDSCAPE: Como incluir uma planta nova


Nós também incluimos plantas e fotos para download, veja como baixar no artigo: Quer aumentar o seu banco de dados e melhorar a qualidade das fotos? Veja o tutorial



3 - Autor: kelma Resende Torres - Data: 14/08/2010 11:00:11

ESSAS DICAS SÃO MUITO BOAS, PRINCIPALMENTE PARA QUEM NÃO SABE MEXER COM COMPUTADOR.



4 - Autor: Kátia Furtado Coutinho - Data: 11/08/2010 11:13:22

Gente!!! a dica da sombra é muito boa. gostei muito



5 - Autor: Leandro Martins dos Santos - Data: 11/08/2010 09:12:03

Todas as dicas e explicações são muito bem vindas!!!!!!!!



6 - Autor: barbosa sobrinho - Data: 10/08/2010 15:57:42

as informações são importantíssimas, facilitando assim , espaços para novas idéias.




Entrevista
AuE Network
Dicas Técnicas
Ecologia
Notícias
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 7 No 74 / Julho de 2010

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Jardim de Angélica
Jardim de Angélica

Anegrid Lucila Gnich Dos Santos

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*