PhotoLANDSCAPE: Fotomontagem passo-a-passo parte 1
Autor: Davi Gomes Severiano - Data: 07/11/2011
Apartir deste mês vou apresentar uma série de artigos sobre como desenvolver um projeto de apresentação com o PhotoLANDSCAPE. O objetivo é qualificar os leitores que possuem o software a desenvolverem projetos de fotomontagem seguindo um roteiro, que utilizará todos os (truques) já apresentados na revista.
Primeiramente, se você adquiriu o PhotoLANDSCAPE recentemente, conselho ler as matéria abaixo antes de prosseguir:
Ferramentas básicas do PhotoLANDSCAPE
Quantificação e medidas na fotomontagem
1. Entendendo a fotomontagem
Antes de começar a trabalhar com fotomontagens para apresentar propostas de paisagismo, pense: Porque fotomontagens se um desenho manual, uma pintura ou um 3D ficam mais bonitos?
Você encontrará a resposta para esta pergunta se lembrar qual é o seu objetivo inicial. Seu objetivo é criar uma obra de arte, emoldurar e colocar na parede de seu cliente? Não, seu objetivo é apresentar através da fotomontagem sua proposta de como ficará o jardim. Você deve lembrar que o cliente quer comprar o jardim e que sua proposta fotográfica é apenas uma pré-visualização do trabalho final. Sendo assim, utilizamos a fotomontagem para ganhar tempo. Um desenho manual, uma pintura ou um 3D demoram muito para ficar prontos, e como você precisa de tempo para desenvolver o projeto, analisar fornecedores, entender seu cliente, o ideal é utilizar o PhotoLANDSCAPE para ganhar agilidade.
2. Trabalhando a foto do terreno
Para capturar uma foto de terreno e trabalhar no PhotoLANDSCAPE não é necessário ter uma máquina profissional e nem conhecimentos de fotografo. Para capturar a foto do terreno você só deve se preocupar com os itens que estão na foto. Se no local existe um balde, uma escada ou ferramentas que podem ser retiradas manualmente, retire-as antes de capturar o foto. Agora, se você não retirar estes objetos antes de tirar a foto, poderá editar com as ferramentas do PhotoLANDSCAPE depois seguindo este passo-a-passo:
Como remover objetos da foto
porém é um processo que vai gastar um pouco do seu tempo, e como a ideia de utilizar a fotomontagem é economizar tempo, aconselho seguir a ideia inicial. Garanto que com esta dica simples você vai economizar muito tempo.
3.Diagramação da página
Antes de inserir a foto do terreno na tela do PhotoLANDSCAPE devemos ajustar a página como desejado. Existem várias opções de diagramação da página no programa, porém a mais importante é a utilização da página mestre. É esta opção que irá fixar a sua foto, evitando que ela seja arrastada sem querer.
Dicas de diagramação
4.Trabalhar com polígonos
Quando queremos desenhar um caminho, ou quando queremos inserir pisos e forrações no PhotoLANDSCAPE, temos que utilizar a ferramenta "polígono". A ferramenta "polígono" permite desenhar detalhadamente os locais onde queremos inserir nossos itens e é uma ferramenta muito utilizada na maioria dos projetos de fotomontagem. Então, depois de inserir a foto do terreno no PhotoLANDSCAPE vamos desenhar os locais onde terá gramados e pisos, para só depois inserir as outras plantas em cima.
Como a ferramenta poligono desenha segmentos de reta e no jardim nós vamos precisar de curvas, quero dar uma dica de como desenhar curvas utilizando segmentos de reta:
Trabalhando com polígonos
Vamos continuar o passo-a-passo no próximo mês com a inserção das plantas na fotomontagem. Até lá!
Anterior Próximo