Piscina dos Sonhos: Estratégias de Paisagismo para Melhorar sua Área
Autor: Giulia Wogel - Data: 04/03/2024
Com a chegada do verão e o calor eminente as piscinas são bastante utilizadas para se refrescar. Por isso, uma boa maneira de tornar esse ambiente mais aconchegante e receptivo é investir em projetos paisagísticos. Entre as várias formas de valorizar a sua área de lazer, a melhor opção é apostar em plantas no seu entorno, que estabelecem uma conexão com a natureza e criam um ótimo espaço de relaxamento. Sendo assim, o projeto deve levar em consideração escolha de espécies adequadas, usabilidade e manutenção, elementos decorativos e a estética em geral do espaço. Portanto, considere as dicas abaixo para transformar o visual da sua área externa:
1. Escolha correta das plantas
Plantas tropicais são uma excelente escolha para deixar a área da piscina ainda mais convidativa. Além de trazerem uma estética coerente e impactante, as folhagens grandes oferecem sombra nos espaços onde a incidência dos raios solares é muito forte. Nesse caso, palmeiras e bananeiras são a escolha certa para atingir uma atmosfera tranquila. Ainda, dê preferência a vegetações que não perdem folhas facilmente com o vento, a fim de diminuir a necessidade de manutenção da piscina. As plantas precisam também ser resistente ao sol forte geralmente presentes nesse ambiente, portanto, estude previamente as condições de luminosidade das espécies desejadas.
2. Avalie as raízes das plantas
Evite plantas que tenham raízes extensas e radiculares, pois elas podem prejudicar a estrutura da piscina. Recomenda-se para esses casos o uso de vasos. A escolha dos vasos deve considerar aparência, textura e cor, ele também é vantajoso porque oferece flexibilidade para alterar o layout do paisagismo conforme desejado. No geral, é ideal optar por plantas que as raízes crescem para baixo, como é o caso das palmeiras.
3. Considere o jardim vertical
Dê cor aos seus muros da área de lazer construindo um jardim vertical simples e econômico. Se a superfície for de meia-sombra, use samambaias e filodendros na composição. Por outro lado, se a parede externa for ensolarada, escolha por plantas para jardim vertical resistentes ao sol.
4. Pense em todos os elementos que irão compor o espaço
É bom que as decorações devem harmonizem todos os elementos usados, incluindo as plantas. A combinação de formas e cores requer o uso de outros elementos. Assim, adote outros elementos para compor o espaço, como pendentes, macramês e cestarias. Existem diversas cores, materiais e texturas para criar uma composição autêntica. Experimente também o uso de bordas infinitas, espelhos d’água, áreas alagadas, decks de madeira, fontes, espreguiçadeiras e guarda-sóis para completar o espaço.
5. Utilize as plantas para criar privacidade
Em tais ambientes o conforto é indispensável, e ele não pode ser alcançado sem privacidade para quem está usufruindo da piscina. Dessa forma, o paisagismo pode ser aproveitado neste momento, optando por espécies de plantas que formem uma “barreira permeável”, como por exemplo a Palmeira Areka Bambu, Pleomeles, Culsias, Murta, magnólias ou plátanos, delimitando essas áreas.
6. Priorize o espaço de circulação
É importante não exagerar nos elementos paisagísticos, impedindo que o lugar fique exaustivo e sufocante. O espaçamento entre a vegetação e a água precisa existir, já que a distância vai prevenir que resíduos verdes atrapalhem o funcionamento da piscina. Além disso, deve-se compreender também um bom espaço de circulação para que as pessoas possam utilizar a área não apenas para nadar na piscina, mas como um espaço de respiro para descansar e se reunir com amigos e familiares.
7. Invista numa iluminação paisagística
Para que o espaço seja bem utilizado em qualquer hora do dia, a área da piscina precisa de iluminação adequada, inclusive para valorizar ainda mais a piscina e as plantas que compõem o ambiente. A iluminação faz toda diferença na área com piscina e jardim, desde luzes localizadas a tubos de LED e lanternas decorativas.
Inspirações
Plantas de alturas diferentes proporcionam um visual interessante: palmeiras altas, arbustos de médio porte e plantas rasteiras podem ser agrupados estrategicamente;Um gramado em aparado e árvores imponentes chamam atenção;Jardim com plantas de porte médio e gramado bem cuidado;Distribuir plantas com folhagens assimétricas, em toda a extensão da piscina;Área de lazer com aspecto rústico e natural, mesclando materiais que remetem a natureza, como folhagens, madeira e pedras;Combinação de pequenas palmeiras com deck de madeira;Pergolados para criar uma meia sombra arejada;Piscina com curvas e uma árvore florida;Cascata moderna para a piscina;
Sugestões de Plantas
Palmeira Areka Bambu, Palmeira Cariota, Palmeira-fênix, Palmeira Azul, Palmeira das Canárias, Palmeira Sagu e Palmeira Fênix;Bromélias, pandanus, helicônias, cicas, agaves, buchinhos e alpinias com flores nas tonalidades vermelhas e alaranjada;Maranta-charuto, licuala-redonda, bastão-do-imperador, filodendro, costela-de-adão, pleomele verde, falsa-vinha, aspargos pendentes, alpínia, camedórea-elegante, jasmim-manga, ipê-branco, copernicia, bromélia-imperial,clusia, pássaro-de-fogo e moreia branca;
Agora você já tem boas referências para planejar o paisagismo ao redor da piscina. O próximo passo é escolher o estilo que mais combina com você e pensar no layout em conjunto com um profissional, pensando na beleza, no bem-estar e na funcionalidade.
Referências
Realce sua piscina: 4 estratégias de paisagismo para encantar!
Oásis no quintal: Ideias para paisagismo ao redor da piscina
5 projetos de área externa com jardins à beira da piscina
Paisagismo para piscina: 8 dicas para sua área externa
Veja Também:
Explore o Exuberante Paisagismo na casa do BBB24
Os benefícios e a versatilidade do uso de pedras naturais no paisagismo
Elementos Essenciais de um Projeto de Paisagismo de Sucesso
Anterior Próximo