Plantas proibidas para quem possui pet em casa
Autor: Josué Magrani - Data: 17/10/2022
Sabemos que nem só da flora vivem os entusiastas do paisagismo, os animais também fazem parte da vida daqueles que amam a natureza, e como o hábito de comer plantas é muito comum entre animais, nem que seja apenas por curiosidade, precisamos estar preparados para qualquer situação. Por isso preparamos este artigo para você que ainda tem dúvidas de quais plantas são ou não seguras para a saúde do seu bichinho de estimação. Confira abaixo algumas plantas domésticas que NÃO PODEM ser ingeridas por seu pet:
Aloe Vera: muito comum de se encontrar em lares, esta planta inicia nossa lista das que não podem ser ingeridas pelo seu bichinho, elas são tóxicas para cães e gatos e podem causar vômito, letargia e diarreia.
Jade: também muito comum de se encontrar em casas e apartamentos por ser uma planta de pequeno porte, é necessário tomar-se cuidado com elas pois também são tóxicas para cães e gatos, podendo causar vômito, depressão, além de afetar a coordenação.
Espada de São Jorge: também conhecida como planta língua de sogra (inclusive este é o nome mais comum de se achar em inglês: mother-in-law’s tongue) é outra bem recorrente nos lares, até pelas crenças que a rodeiam, porém apesar de ser considerada uma planta da sorte, ela não é a melhor escolha para quem tem cães e gatos em casa, compondo a lista das tóxicas para eles, podendo causar náusea, vômito e diarréia.
Lírio da Paz: Mesmo sendo uma das mais lindas da lista e tendo um nome a princípio indique que esta planta seja inofensiva, na verdade ela também consta na lista das tóxicas para cães e gatos e deve ser mantida longe do alcance dos seus bichinhos pois pode causar irritação oral, queimação e irritação intensas na boca, língua e lábios, dificuldade para engolir, excesso de baba e vômito.
Hortelã: Para finalizar, a hortelã, por mais que convidativa e aparentemente inofensiva, também pode causar vômitos e diarreia caso ingerida em grande quantidade por cães e gatos.
O que fazer?
Se você possui alguma dessas plantas ou mesmo vive em áreas que possibilitem seu bichinho de ter qualquer tipo de contato com elas, preste sempre atenção no comportamento do seu pet. Caso perceba alguns dos sintomas listados acima corra direto para o veterinário mais próximo ou de confiança, lembrando que todo cuidado é pouco, então sempre é bom tomar precauções e limitar o acesso dos seus bichinhos a uma área da qual você pode ter controle, assim evitando problemas com plantas ou mesmo qualquer outra forma de acidente.
Fontes
As imagens de todas as plantas foram retiradas de nosso catálogo disponível em todos os programas da AuE Software, lá você também encontra mais informações sobre cada uma delas.
mais informações sobre quais plantas são ou não tóxicas para seu bichinho você encontra em: Aspca.org (data de acesso: 01/11/2022);
Veja mais!
Johnson Nobre fala sobre a evolução da carreira desde a Jardinagem até sua entrada no paisagismo
Aniversário de 9 anos do Documentário 7 Visões da Paisagem
Espécies exóticas invasoras e a Estratégia Nacional do IBAMA
PhotoLANDSCAPE: Inclusão de mapas para plantas já cadastradas
Coleção de plantas - Folhagens diversas - 2022
Anterior Próximo