Poda de inverno: como manter suas plantas bem cuidadas na estação mais fria do ano
Autor: Marcos Faustino - Data: 27/07/2023
Assim como em qualquer estação, o frio agrada e desagrada pessoas mundo afora, mas, e as plantas? Bom, elas não têm esse poder de escolha, mais que isso, sua saúde está exposta às condições impostas por determinadas estações. Por isso, essa matéria veio para auxiliar na poda de inverno, para que sua plantinha te acompanhe por muitas estações e se mantenha sempre bonita e saudável.
A escolha e manutenção das ferramentas usadas
É essencialmente importante que a manutenção de sua planta seja feita com ferramentas em boas condições e bem higienizadas, uma vez que as plantas também são um ser vivo e tem um fluxo vital que depende de bons cuidados para mantê-las vivas.
Com o início do inverno, chega também a melhor época do ano para podar plantas. Isso porque boa parte delas, principalmente as ornamentais e frutíferas, entra em um estado de dormência: o frio inibe o crescimento e faz poupar energia para que, mais tarde, na primavera, a planta possa crescer com tudo, florescer, dar frutos e se reproduzir. Diferente da poda de contenção, voltada a retirar galhos e ramos que incomodam ou dar um formato decorativo, a poda de inverno deve ser feita para tirar excessos, renovar e estimular a planta. Os meses mais indicados para isso são os do meio do ano, de maio a agosto.
Na hora de podar suas plantas, conte com as ferramentas da Tramontina (Divulgação/Tramontina)
Confira a seguir dicas para não errar e garantir a saúde de suas plantas:
1. Como fazer a poda
O local indicado para o corte é junto do nó, aquele ?carocinho? de onde vai sair um novo galho ou flor. O quanto precisa ser cortado depende do tipo de planta, mas em geral a poda de inverno é mais radical mesmo.
Apesar de ser necessária e benéfica, não se pode esquecer que a poda é um ferimento. Ou seja, se não for feita corretamente e dando tempo para a planta se recuperar, também pode acabar abrindo caminho para a incidência de doenças. Para que isso não aconteça, busque sempre fazer cortes em diagonal, assim você evita o acúmulo de umidade, que pode adoecer a planta.
2. Cuidados com as ferramentas
Para fazer a poda, diversos tipos de ferramentas podem ser utilizadas, conforme a necessidade. Por exemplo, para galhos mais grossos, prefira um serrote; já galhos e ramos de menor porte podem ser cortados com tesourão de duas mãos ou tesoura de poda simples.
Manter as lâminas afiadas evita machucar as plantas (Divulgação/Tramontina)
Seja qual for a ferramenta mais adequada, ela deve estar lubrificada e afiada para que tenha o melhor desempenho durante o uso e provoque corte lisos, facilitando a cicatrização.
Outro cuidado fundamental é a higienização dos instrumentos. Algumas doenças causadas por vírus, fungos e bactérias de difícil controle podem ser disseminadas por meio do contato da lâmina com uma planta contaminada e, em seguida, com uma planta saudável. Por isso é muito importante que, após a poda de uma planta doente, seja feita a higienização das ferramentas com amônia quaternária, água quente ou outros produtos específicos para esse fim.
Depois de usar, também é fundamental lavar os itens com água e detergente para remover toda a seiva e resíduos. Após a secagem, você pode aplicar uma fina camada de óleo em todas as partes metálicas. Isso ajuda a prolongar sua vida útil e garantir a funcionalidade.
Tanto para lidar com as ferramentas quanto com os produtos químicos, não esqueça de se proteger e usar luvas.
Para evitar cortes e arranhões, não esqueça de usar luvas (Divulgação/Tramontina)
3. E depois de podar?
Após o processo, você pode utilizar produtos protetivos como pastas à base de sulfato de cobre, principalmente naqueles ramos de maior diâmetro, para ajudar na recuperação da planta. Para as de menor porte, a canela em pó também ajuda a cicatrizar e pode ser usada nos locais de corte.
Pelo impacto que causa, este ainda pode ser um bom momento para investir na adubação, que vai renovar os nutrientes e dar forças ao vegetal. Para plantas envasadas, pode ser o momento de trocar para um vaso maior, permitindo o crescimento das raízes, e de fazer a troca do substrato. Para finalizar, garanta a irrigação correta: plantas também sentem sede!
Com essas dicas, seu jardim tem tudo para resistir ao inverno e prosperar quando chegar a hora. Você encontra todos os produtos necessários na Tramontina: Link para compra de ferramentas para poda.
Texto escrito com apoio de Beatriz Valle.
Veja também:
Planta X Frio: Saiba cuidar das suas plantas em épocas de baixa temperatura
Saiba como o paisagismo e a irrigação trabalham juntos com Samuel Pádua!
Iniciantes no paisagismo - Dicas para evitar erros e sair na frente no mercado
Anterior Próximo