Projeto de Ricardo Marinho: A Floresta no Jardim
Autor: Regina Motta - Data: 05/09/2014
FESTIVAL INTERNACIONAL DE JARDINS DE PONTE DE LIMA - MEMÓRIA
A FLORESTA NO JARDIM - ANTROPIA X ENTROPIA
1)DESCRIÇÃO
O Projeto de Paisagismo que ora apresentamos para o FESTIVAL INTERNACIONAL DE PONTE DE LIMA - 2011 têm como finalidade principal formar um amplo espaço verde com grande diversidade de plantas, todas elas possíveis de serem crescidas no local; desde que plantadas e continuamente bem cuidadas e cultivadas. Nossa proposta foi planejada no Espaço número 8.
A seleção das espécies vegetais divide-se em quatro categorias:
- Gramados e/ou forrações
- Arbustos
- Arvoretas
- Árvores e Palmeiras
Além de dois grupos escultóricos, bancos, um caminho de pedra e um riacho de berlinde com névoa.
A composição tem também como objetivo tornar o ambiente o mais ameno possível, possibilitando o uso do espaço externo, sempre agradável de ser usufruído. Sugere-se o uso de algumas plantas floríferas e aromáticas - Lavandula oficinalis , Rosmarinus officinalis além de diversas outras ornamentais de variados portes e volumes - Betula alba, Phormium rubra, Berberis thumbergii, Chamaerops humilis.
Tudo isto disposto de forma harmoniosa e equilibrada. Os canteiros serão construídos com perfis de Aço Corten, em níveis de até 20 cm. de altura e formas geométricas bem definidas. Além de uma superfície coberta com seixo rolado pela qual se pode passar através de um caminho de lajes de pedra ou betão.
Unindo as duas áreas de canteiros teremos um "Rio" feito de berlinde na cor azul e uma névoa que será aspergida de tempos em tempos durante a exibição. O entorno dos canteiros será coberto de relva.
O conjunto terá dois grupos escultóricos. Um feito de pedras em forma de totens, das mesmas pedras que são utilizadas localmente como suporte de canto no plantio das videiras. O outro grupo escultórico será feito de madeira bruta sem tratamento e pintada nas suas extremidades.
Todo o material necessário para a composição pode ser facilmente encontrado no local, inclusive com o reaproveitamento de elementos utilizados em versões anteriores do Festival.
2) CONCEITO: ANTROPIA X ENTROPIA
Adquirimos uma capacidade enorme de transformar o mundo que nos cerca.
Antropia será, pois, toda e qualquer ação do Homem na sua passagem pela Terra. Entre semelhantes e entre estes e o planeta. Será a relação de todas estas ações com a visão do Universo em que Homem e planeta se inserem.
Entropia é a variação de energia num sistema durante qualquer transformação é igual à quantidade de energia que o sistema troca com o ambiente. A primeira lei da Entropia não coloca limitações sobre as possibilidades de transformação de energia de uma outra.
Este primeiro princípio estabelece que a energia não pode ser criada nem aniquilada.
JARDIM:
PALAVRA DERIVADA DO HEBREU
GAN=PROTEGER, DEFENDER. IMPLICANDO EM CERCAMENTO OU PRIVACIDADE E
ODEN OU EDEN = SIGNIFICANDO PRAZER OU CONTENTAMENTO.
OU SEJA: PRIVACIDADE DA TERRA PARA LAZER E CONTENTAMENTO
Os jardins são expressão estética às idéias humanas e uma expressão concreta de sua relação com a natureza.
Nenhuma civilização jamais existiu que não formasse uma tradição. Nenhuma sociedade primitiva conseguiu formar uma tradição
A floresta representa o fenômeno total, é a natureza manifestando-se ao máximo.
A floresta assume um papel rico de significados, o que lhe atribui um lugar instaurador.
3)CUSTO
O custo estimado para execução deste projeto é de aproximadamente 15.000,00 Euros (Quinze mil Euros).
Atenciosamente
Ricardo Marinho
Engenheiro Agrônomo /Paisagista
Anterior Próximo