Quaresmeiras e acácias dominam o outono

Autor: Anita Cid - Data: 05/04/2008

O outono, característico pela queda na temperatura e pelo amarelar das folhas das árvores, teve início no dia 20 de março. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), a estação será marcada pelo tempo chuvoso com temperaturas estáveis em grande parte do país. De acordo com o meteorologista Christopher Cunningham, entre os meses de abril, maio e junho, que abrangem também o início do inverno, as regiões Sudeste e Centro-Oeste terão menos chuvas do que as registradas no verão e temperaturas amenas. No Norte e Nordeste do país, a previsão é de chuvas acima da média com temperaturas tipicamente altas. Já no Sul, seguindo a tendência do fenômeno La Niña, o volume de chuvas deve estar abaixo da média durante o outono.

Flores da estação

Apesar de não ser conhecido como a estação das flores, no outono a queda das folhas das árvores as deixam mais evidentes. Segundo o professor José Rubens Pirani, do Departamento de Botânica da Universidade de São Paulo (USP), as árvores que costumam dar flores no outono, e são muito comuns na região metropolitana de São Paulo, são as paineiras e as quaresmeiras.

Já para a pesquisadora Tânia Maria Cerati, do Instituto de Botânica do Jardim Botânico de São Paulo, nessa estação estão em flor espécies como a sibipiruna, acácias de flores amarelas, paineiras e cactáceas como a conhecida flor de maio. "Não podemos esquecer também que as plantas aquáticas produzem flores belíssimas nesta época. As ninféias exibem flores amarelas, rosas e azuis no período de outubro a maio", destaca.

Outra flor de grande destaque na estação é a orquídea, que de acordo com o pesquisador Eduardo Catharino, do Instituto de Botânica, florescem o ano inteiro. Catharino destaca as quaresmeiras como uma das principais espécies do período. "A quaresmeira é uma planta nativa da Mata Atlântica e floresce devido ao clima propício da estação." O especialista explica que as plantas são geralmente sensíveis às mudanças climáticas. "No outono ocorre a diminuição das horas do dia. O dia é geralmente mais curto e as espécies que florescem nessa época se adaptam a essa situação", diz.

Fonte: Portal de notícias G1


Compartilhar:


Anterior Próximo

AuE LandMANAGER

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
6 + 1 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Dicas Técnicas
Notícias
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 4 No 46 / Março de 2008

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!





Revista no seu E-mail

*
*
*
2 + 8 = ? *