Ritsurin Koen, um belo jardim japonês
Autor: Regina Motta - Data: 14/11/2014
Uma das coisas que mais encantam no Japão é a sua cultura diversa e única, onde cada detalhe é valorizado. Podemos sentir especialmente por seus jardins tradicionais, onde a principal marca é o seu sentido de estética aliada a sua rica história. Um exemplo é o Ritsurin Koen, localizado na cidade de Takamatsu, província de Kagawa, Ilha Shikoku, local conhecido por sua beleza cênica.
Ritsurin Park é considerado um dos mais belos parques do Japão e é também chamado de Jardim Castanha, devido aos castanheiros que foram dados como presentes para um senhor feudal que governava a região séculos atrás. O parque abrange cerca de 75 hectares e seu paisagismo começou em 1642 e levou nada mais nada menos do que 100 anos para ser concluído.
O parque também recebeu uma classificação de três estrelas pelo "Le Guide Vert Michelin", um conceituado guia de pontos turísticos. O que faz o parque tão especial é com certeza seus jardins elaborados estilo daimyo, alguns dos quais foram construídos durante o Período Edo, e especialmente a bela paisagem que cerca os jardins, onde há 6 lagos, colinas artificiais e 13 casas de chá tradicionais.
A montanha Shiun-zan ao fundo, completa o cenário paisagista, deixando-a ainda mais pitoresca e digna de uma obra-prima japonesa. E o interessante é que essa técnica de usar cenários como montanhas à distância no projeto de um jardim tem nome e é conhecido como jardins de estilo Shakkei.
O jardim na parte sul do parque é tipicamente japonês e há uma pequena casa conhecida como Kikugetsu-tei, usado para a cerimônia do chá. Está localizado perto do lago, coberto por um caramanchão, onde as pessoas se sentam para apreciar a beleza da lua cheia no outono durante o festival Tsukimi.
Ritsurin Park é magnífico em todas as estações: Durante a primavera, flores de ameixeiras e cerejeiras dão ao parque um ar delicado. Flores de íris e lótus florescem durante o verão nos lagos. Durante o outono, as folhas com tons de laranja ferrugem, vermelhos profundos e amarelos vibrantes tornam a paisagem inesquecível. Até no inverno, o parque continua belo, com suas belas camélias.
Leia mais: Ritsurin Kouen
Anterior Próximo