Sérgio Chaves fala sobre o II ENAU e sobre a importância da arborização urbana

Autor: Anita Cid - Data: 03/06/2008

Sérgio Chaves é especialista em paisagismo, é pós-graduando pela Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro, com atuação no estado da Paraíba por mais de 20 anos. É Secretário da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Regional Nordeste/SBAU. Exerceu diversos cargos junto a Prefeitura Municipal de João Pessoa e Governo do Estado da Paraíba, entre eles, Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Assessor Especial e Sub-Chefe de Gabinete do Prefeito Constitucional de João Pessoa; Diretor do Departamento de Paisagismo; Diretor de Parques e Jardins; Diretor do Parque Zôo Arruda Câmara; Diretor de Urbanização da Secretaria de Administração do Governo do Estado da Paraíba, entre outros; Integrou a Comissão Técnica Tripartite Estadual da Paraíba; Coordenou os Encontros Nordestinos e Norte Nordeste de Secretários de Meio Ambiente; no ano passado foi o vice-presidente do I Encontro Nordestino de Arborização Urbana ocorrido na Cidade do Recife e presidirá o II Encontro Nordestino de Arborização Urbana, que ocorrerá de 18 a 20 de junho/2008, na cidade de João Pessoa.

AuE Soluções: O que será o II Encontro Nordestino de Arborização Urbana?

Chaves: O II Encontro Nordestino de Arborização Urbana - João Pessoa Verde para o Mundo, tem como objetivo principal discutir e trocar experiências sobre os principais temas relacionados com a arborização urbana, e contará com a presença de expressivos técnicos ligados à problemática ambiental. As cidades estão encontrando dificuldades para manter um equilíbrio harmônico, entre o meio ambiente e o crescimento demográfico. É inegável a importante função que a arborização e o paisagismo assumem na redução dos impactos gerados pela forma de ocupação e pelas atividades sócio-econômicas, o que representa um constante desafio para os profissionais que se dedicam a esta gratificante tarefa. Neste encontro serão debatidas importantes questões da Arborização Urbana: a pesquisa, a biodeteriorização e a dendrocirurgia de árvores urbanas, o planejamento com finalidade de maximizar as funções ecológicas, ambientais e estéticas da vegetação, espécies apropriadas, a produção de mudas, a manutenção, a legislação e a educação ambiental. Todos esses temas são da mais alta relevância para melhoria da qualidade de vida para os cidadãos.
Durante o encontro estaremos empenhados em fortalecer o processo de cooperação intermunicipal, discutindo a operacionalização de instrumentos básicos e ação articulada nas esferas federal, estadual e municipal.
Partindo então destas considerações, o II Encontro resultará numa proposta preliminar de concepção e configuração a ser observada na gestão ambiental, sobre estrutura de projetos, planos e programas, para o desenvolvimento e uso sustentável dos recursos naturais. Criando assim, uma oportunidade ímpar para que os municípios de toda a região discutam todos esses assuntos e troquem idéias, no sentido de encontrar as soluções para os diversos problemas relacionados à arborização urbana.

AuE Soluções: Qual é a expectativa de público?

Chaves: O Projeto tem expectativa de reunir em João Pessoa, um público de 200 especialistas em arborização e paisagismo urbano.

AuE Soluções: Quais são os principais atrativos do encontro?

Chaves: Bem, os principais atrativos do II ENAU serão, sem sombras de dúvidas, a presença de excelentes palestrantes que nos darão oportunidade de aprendizagem, bem como a participação de um público seleto que discutirá o avanço da arborização urbana no Nordeste e no Brasil.

AuE Soluções: A quem o evento se destina?

Chaves: Aos Empresários, Pesquisadores, Professores, Acadêmicos, Técnicos e demais interessados na área de arborização urbana.

AuE Soluções: Qual a importância do encontro Nordestino de Arborização Urbana para a região?

Chaves: Criar oportunidade ímpar para que os municípios de toda a região discutam os diversos temas em pauta e troquem idéias, no sentido de encontrar as soluções para os diversos problemas relacionados à arborização urbana.

As árvores e outros vegetais interceptam, refletem, absorvem e transmitem radiação solar, melhorando a temperatura do ar no ambiente urbano.


AuE Soluções: Quais as novidades do encontro para este ano?

Chaves: O Tema : "João Pessoa Verde Para o Mundo", é um programa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade de João Pessoa, que visa mostrar a recuperação e ampliação da vegetação nativa em áreas urbanas e de preservação no município de João Pessoa, bem como a conscientização e o engajamento de toda a sociedade no reflorestamento e no combate ao aquecimento global.

AuE Soluções: Como surgiu a idéia de convidar o diretor da AuE Soluções, Guilherme Motta, para proferir uma palestra no II ENAU?

Chaves: Já conhecia o Arquiteto Guilherme Motta, de outros eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de arborização Urbana, vim ter contatos mais estreitos, durante o X CBAU de Maringá-PR em 2006, quando tive oportunidade de participar de sua palestra, minha admiração também pelos trabalhos e os programas desenvolvidos pela Aue Soluções. Adquirimos dois programas junto à sua empresa, que nos deixaram extremamente satisfeitos, uma vez que nos tem ajudado bastante, nas elaborações dos nossos projetos de arquitetura e paisagismo.
Temos absoluta certeza que o Guilherme, apresentará no II ENAU, grandes novidades em sua palestra intitulada Representação Gráfica Digital em Arborização Urbana.

AuE Soluções: Como este evento contribuirá para aumentar a conscientização dos formadores de opinião e da população em geral?

Chaves: Adoção e aplicação de novas atitudes metodológicas na condução do processo da arborização urbana, adaptado à nossa realidade sócio-cultural, uma vez que a problemática ambiental em razão da sua complexidade, necessita de um planejamento mais flexível, capaz de adequar-se de modo permanente, sobretudo, implementar e aperfeiçoar o sistema de gestão da arborização urbana nos municípios nordestinos.

AuE Soluções: Qual a importância da arborização urbana no cotidiano das cidades?

Chaves: Arborizar uma cidade não significa apenas plantar árvores em ruas, praças e logradouros públicos, deve-se sobretudo atingir objetivos de ornamentação, melhoria microclimática e diminuição da poluição. As árvores e outros vegetais interceptam, refletem, absorvem e transmitem radiação solar, melhorando a temperatura do ar no ambiente urbano. O Meio Ambiente preservado é o legado que deixaremos para o futuro. Não é uma herança pessoal destinada a pessoas específicas, é um presente que oferecemos a todas as pessoas. Preservar é uma obrigação de todos, porém planejar e coordenar este processo são nossa atribuição, que a educação ambiental seja oportunizada a todas as faixas etárias, com o objetivo de co-responsabilizar a comunidade pelo cuidado com a arborização urbana.

AuE Soluções: Nós sabemos das dificuldades em organizar um evento da magnitude do II ENAU, a quem agradecer nesse momento?

Chaves: Agradecer a Deus, pela oportunidade de presidir este evento, a Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMAM, na pessoa do Secretário Antonio Augusto de Almeida e, em seu nome gostaria de agradecer a todas as pessoas que acreditaram na realização do II ENAU, ao Presidente da SBAU Dr. Pedro Mendes Castro, pelo apoio e confiança, ao Delegado Regional Nordeste José Ricardo Martins, parceiro fidedigno, aos ex-presidentes da SBAU Drs. Flávio Barcelos, Maria Alice Lourdes Bueno Sousa, Maria do Carmo Sanchotene e Jeanne Almeida da Trindade, pelos incentivos e prestezas, ao eterno Arborista Rudi Arno Seitz, pelos ensinamentos, dedicação e sua devoção a natureza, aos palestrantes e a todos os patrocinadores por acreditarem em nosso trabalho e à AuE Soluções pela oportunidade da entrevista.

Leia outra entrevista de Sérgio Chaves cedida à AuE Paisagismo Digital


Compartilhar:



eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



1 - Autor: Anderson Fontes - Data: 01/06/2008

parabéns gostaria de lembra o quanto venho lutando com Dr.º Sérgio Chaves para este encontro. Sou Diretor da Divisão de Botânica da SEMAM/ PMJP e sou associado da SBAU.



2 - Autor: jaqueline coelho - Data: 01/06/2008

excelente.




Entrevista
AuE Network
Dicas Técnicas
Novidades
Notícias
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 4 No 48 / Maio de 2008

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Projetos do Paisagista Felipe Abreu Muzel
Projetos do Paisagista Felipe Abreu Muzel

Paisagista Felipe Abreu Muzel

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*