Tetos verdes em Seul
Autor: Regina Motta - Data: 02/07/2015
Uma das cidades mais populosas do mundo, Seul conseguiu disseminar o verde pela cidade.
Graças ao apoio financeiro da prefeitura, os imóveis que um dia foram sem graça estão coroados agora por canteiros de flores e árvores. Na primavera, seu perfume consegue inclusive mascarar a contaminação dos automóveis.
Esta iniciativa municipal está por trás de um dos maiores telhados vegetais da Ásia, o Garden 5. A extensão deste "jardim do Éden", localizado sobre quatro edifícios de 10 andares unidos por passarelas aéreas, equivale a três campos de futebol.
Jardim do Eden - Garden 5
Como contrapartida do investimento municipal, durante os primeiros cinco anos o público deve poder ter acesso livre aos jardins, devidamente cuidados.
Mais de 650 edifícios foram beneficiados. Os telhados verdes absorvem o calor e ajudam a reduzir a fatura energética durante os gélidos invernos e os úmidos verões.
Han Moo-Young, professor de engenharia civil e ambiental da universidade nacional de Seul, criou um jardim de 840 metros quadrados em um dos edifícios do campus.
Os funcionários da universidade, os vizinhos e uma associação de apoio às pessoas com deficiência se ocupam da horta e do jardim, que conta também com seis colmeias.
Agora as autoridades de Seul querem transformar em um parque de 800 metros uma auto-estrada elevada e abandonada.
Projeto para o Rio Cheonggyechen
Este jardim, concedido à empresa holandesa MVRDV, vai abrigar 254 espécies de flores e um grande número de árvores para fornecer estacas e mudas para outros telhados verdes de Seul.
Gwanggyo é um bairro planejado da cidade de Seul, Coréia do Sul. Idealizado pelo escritório MVRD para abrigar cerca de 77.000 habitantes.
Fonte: http://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2015/06/03/interna_internacional,654529/a-arte-da-jardinagem-alcanca-os-ceus-de-seul.shtml
Anterior Próximo