Treepedia, a possibilidade de encontrar a cidade mais verde do mundo
Autor: Maria Paula Cárdenas - Data: 19/02/2018
A pequena vegetação nos centros urbanos, muitas vezes está associada a problemas de saúde e estresse entre os cidadãos, de modo que estimar o quão verde uma cidade é, geralmente se torna um dado interessante para resolver problemas urbanos relacionados à saúde pública e ao bem-estar em as cidades.
O pesquisador do MIT Senseable City Lab, Newsha Ghaeli, desenvolveu com sua equipe um método para saber como o verde é um espaço urbano visto na perspectiva dos cidadãos.
Ghaeli afirma que "é importante entender a quantidade de árvores que cobrem as ruas, porque é isso que percebemos nas cidades", fazendo com que a nova metodologia funcione a partir das imagens tiradas da Google Street View que tenham sido processadas por um algoritmo que estima a porcentagem em cada imagem que corresponde a árvores ou a outros tipos de vegetação.
Chamada de Treepedia, o estudo gera mapas de vegetação que representam os níveis de "folhagem" para cada lugar, dando origem ao Índice de Visualização Verde (GVI), um índice que determina como o espaço urbano é verde da perspectiva daqueles que caminham suas ruas.
Das cidades que foram analisadas, o ranking tem em sua liderança para Cingapura com um GVI de 29,3%, seguido de Sydney (Austrália) e Vancouver (Canadá). As cidades mais verdes podem ser encontradas na seguinte lista, que usaremos como referência para estudar os casos específicos de cada cidade.
1. Cingapura (GVI: 29.3%)
2. Sydney, Austrália (GVI: 25.9%)
3. Vancouver, Canadá (GVI: 25.9%)
4. Cambridge, Estados Unidos (GVI: 25.3%)
5. Durban, África do Sul (GVI: 23.7%)
6. Sacramento, Estados Unidos (GVI: 23.6%)
7. Johannesburgo, África do Sul (GVI: 23.6%)
8. Frankfurt, Alemanha (GVI: 21.5%)
9. Genebra, Suíça(GVI: 21.4%)
10. Ámsterdã, Holanda (GVI: 20.6%)
Veja também
As torres Jean Nouvel em Sydney têm jardins verticais e um grande refletor de luz solar
O belíssimo paisagismo do centro comunitário de Toronto
Conheça o Kenroku-en Garden, um jardim que possui muita história para contar
Antiga rodovia se torna em parque público com 24 mil plantas em Seul
Conheça 8 parques lineares que transformaram cidades
Anterior Próximo