VisualPLAN: Importando modelo 1/6 - Diagnóstico
Autor: Brenda de Melo Esteves - Data: 01/08/2023
Na série de dicas técnicas deste mês, iremos te ensinar a preparar um modelo 3D feito em um software externo, para o inserir corretamente no VisualPLAN.
Nessa primeira etapa, iremos identificar os problemas a serem resolvidos.
Em que devemos ficar de olho:
Batchs (grupos ou componentes)Backfaces (face invertida)Posicionamento dos vetores normaisTerreno
1 O primeiro fator que identificamos no arquivo à ser estudado, foi que a escala total do 3D estava bem maior do que deveria ser, possibilitando a visão do 3D apenas nas vistas superior e frontal. Junto à isso, também percebemos que havia um terreno junto com o modelo, o que é muito ruim, visto que esse tipo de geometria carrega uma quantidade consideravelmente grande de meshes (triângulos). No caso do terreno, ele deve ser inserido diretamente no VisualPLAN, com o auxílio do Open Street Map (Aprenda aqui).
Para continuar o diagnóstico foi necessário modificar a escala total do objeto, para que fosse possível orbitar pelo 3D.
Neste caso, o modelo foi excluído da área de trabalho e importado novamente.
File -> Import -> Wavefront.obj -> Seleciona o arquivo -> Na lateral da página, em "Transform", diminua a escala -> Clique em "Import Wavefront OBJ".
2 O segundo fator que identificamos no arquivo à ser estudado, foi a quantidade de triângulos e grupos que compõem o modelo. Pelo arquivo ter um terreno e um nível de detalhamento médio (como a inserção de uma trepadeira em 3D, da churrasqueira, fogões e torneiras, por exemplo) é notório uma quantidade de triângulos elevada, além da quantidade de grupos, que está em 11422.
3 O terceiro fator que identificamos no arquivo à ser estudado, foi as backfaces e os vetores normais. As backfaces, como o nome já diz, significa "face invertida". Se as faces estiverem invertidas, significa que a luz e a sombra vão estar também. Os vetores normais são os responsáveis por fazer com que a luz e a sombra funcionem corretamente, portanto, elas devem estar no lugar certo para que a não tenham atrasos, ou fiquem desordenadas.
Para ativar a função "Backface Culling", basta clicar na seta que fica ao lado das opções de visualização, no canto superior direito da tela.
Vídeo Tutorial:
Não deixe de ver as próximas etapas!
Veja também:
VisualPLAN: Importando modelo 2/6 - Limpeza do arquivo
VisualPLAN: Importando modelo 3/6 - Juntar e dividir grupos
VisualPLAN: Importando modelo 4/6 - Backfaces e normal luz e sombra
VisualPLAN: Importando modelo 5/6 - Teste e mapeamento de textura
VisualPLAN: Importando modelo 6/6 - Inserindo modelo no VisualPLAN
Anterior Próximo