VisualPLAN 2018: Modelando formas em 3D, rampas, telhados, prismas
Autor: Guilherme Motta - Data: 03/06/2020
Para apresentar um projeto ao seu cliente, as vezes é preciso de algum volume da arquitetura para complementar a visão e levar ele enxergar com mais clareza o trabalho realizado.
Sabendo dessa importância, na edição da Revista AuE Paisagismo deste mês, preparamos um tutorial no qual vamos aprender sobre VisualPLAN 2018: Modelando formas em 3D, rampas, telhados, prismas.
Na parte superior do programa, na aba Inserir temos diversos tipos de possibilidades de criação de polígonos. Por lá é possível escolher o desejado e montar de acordo na janela de criação.
Próximo passo é darmos volume aos polígonos criados. Para isso, é preciso clicar no polígono desejado e na aba Formatação, no canto direito, terá a opção Volume. Deve-se somente clicar na opção e o volume desejado estará criado instantanemante.
Também é possível colorir o volume criado na cor que preferir. Selecionando o volume desejado, na aba Formatação, terá uma opção chamada Preenchimento, clicando nela, será possível alterar a coloração da forma que lhe agradar.
Outro formato que se pode criar, são as rampas. Na aba Inserir, ao lado direito, temos mais 4 formatos distintos para se utilizar, e o Prisma 1 utilizamos para rampas. Clicando nele, abrirá uma janela onde você pode colocar as informações necessárias para criar a rampa desejada. Após clicar no Ok, sua rampa será gerada automaticamente.
O Prisma 2 utilizamos para poder criar o telhado. Funciona da mesma maneira. Selecionando o prisma desejado, colocando as informações de medidas e aplicando no projeto.
Também existe outra forma de alterar o tamanho do polígono. Na aba de ferramentas que se localiza no canto esquerdo tem uma opção onde é possível alterar os pontos. Clique no polígono desejado e logo após clique nela. Em seguida, aparecerá pontos em seu polígono, onde é possível arrastar até o tamanho desejado.
Fique atento , pois sempre quando se cria um polígono, ele fica na altura do chão. Para selecionar o tamanho desejado é somente clicar no polígono, ir na aba Formatação, e na ultima opção Posição 3D você poderá alterar a altura do objeto.
Se você já possuir o projeto arquitetônico confeccionados em outros programas, é possível importar para o visual. Onde na aba Inserir terá a opção Modelo 3D, que abrirá a janela para poder procurar o arquivo e inserir no projeto a ser feito.
Vídeo tutorial
Veja também
Aue Network: Coleção de herbáceas floridas - Maio / 2020
PhotoLANDSCAPE 2018: Inserir legenda, etiquetas e montar prancha
VisualPLAN 2018: Escolhendo a representação gráfica dos itens
Anterior Próximo