VisualPLAN 2018: Trabalhando com platôs, taludes, montes e depressões
Autor: Guilherme Motta - Data: 03/06/2020
O VisualPLAN 2018, possui na aba Terreno, ferramentas para criarmos o terreno do projeto diretamente no programa.
Este vídeo mostra como criar platôs e taludes, ajustar as alturas e ângulo de inclinação do talude. Também mostra como criar montinhos e depressões, movê-los no terreno e testar o resultado.
As entidades do VisualPLAN, ao serem criadas no projeto são posicionadas no terreno, podendo ser alteradas depois. Os volumes que normalmente seguem a inclinação do terreno podem ser ajustados para se tornar planos.
Primeiro passo seria criar o tamanho do terreno desejado, no nosso caso criamos um com 15x40 de extensão, colocando o muro para demarcar os limites do terreno.
Próximo passo é criar o nosso talude. Para isso, é necessário criar um novo Polígono do tamanho desejado. Após a criação do polígono, pode-se alterar a altura do talude e a angulação de acordo com sua preferência. Depois de tudo ajustado basta clicar em Converte na aba de edição.
Após a criação, ficara exatamente desse forma que veremos a seguir. Na janela de criação em 2D demonstra a base e o topo do talude, e a distância que foi gerada de acordo com a angulação aplicada.
É possível também, a alteração da textura para poder facilitar a confecção do projeto. Clicando na aba Terreno se encontra na opção Texturas, podendo assim, alterar para forma que desejar.
Como foi dito acima, é possível a alteração da angulação do terreno. Se não foi alterada no processo inicial de inserção, é somente clicar no polígono desejado na janela de criação em 2D, e alterar para angulação desejada.
É possível adicionar mais um talude, sendo feito da mesma maneira. Criando um Polígono com as especificações desejadas e clicando em Converte para aplicação no projeto.
Com a criação dos taludes, o muro que colocamos inicialmente foi sendo "soterrado", e para corrigirmos isso é bem simples. Basta clicar no muro desejado, ir na aba Formatação, logo em seguida clicar na opção Editar Nós, e apenas clicar em qualquer uma das extremidades, e logo em seguida o muro estará seguindo os níveis de curva do terreno.
Também é possível a criação de monte ou deformações no terreno. Funciona praticamente da mesma maneira, basta apenas criar um Polígono do tamanho desejado, escolher a altura e clicar em Converte na aba Criação de Montes.
Para fazer deformações é somente clicar no polígono na janela de criação em 2D, e lá em cima na opção Criação de Montes, modificar a Altura para um valor negativo, utilizando ( - ), que será gerado automaticamente a deformação no seu terreno.
Assim como os muros, as plantas que forem colocadas, também seguirão o formato do morro por onde passarem.
Os volumes também funcionam da mesma forma, se aplicados, inicialmente seguirão o formato do morro. Mas e se você precisar de uma estrutura contínua?
Para ajustar isso, é necessário clicar no polígono do volume da janela de criação em 2D. Clicar na aba Formatação, e na opção Altura terá um ícone (Alinhar Terreno) que estará marcado. Basta apenas desmarcar que o volume não seguirá mais o terreno. Como vocês podem ver, após desmarcar o ícone, o volume ficará no nível mais baixo do terreno, para poder ajustar é somente ir na opção Posição 3D e alterar para o tamanho desejado. No nosso caso, colocamos 4 metros, o tamanho do nosso talude mais alto.
Vídeo tutorial
Veja também
PhotoLANDSCAPE: Como criar sombras manualmente na fotomontagem!
PhotoLANDSCAPE: Como alterar a cor de paredes no PhotoLANDSCAPE!
PhotoLANDSCAPE 2018: Relevo, plano 3D e caixa de areia
Anterior Próximo