Xeropaisagismo: compondo jardins com plantas que necessitam de pouca água
Autor: Jéssica de Souza - Data: 10/02/2022
O xeropaisagismo é um tipo de jardim que faz uso de plantas que não necessitam de muita água para sobreviver, as chamadas xerófitas. Elas possuem uma estrutura que as tornam mais resistentes: caules e folhas mais carnudas que armazenam água, raízes longas que buscam água mais longe e poucas folhas cerosas, isto é, com uma membrana que reduz a evapotranspiração.
São espécies indicadas para ambientes mais desérticos e semi-áridos. O bioma do cerrado é um exemplo de região com condições que favorecem o plantio dessas plantas pois tem pouca chuva, índice pluviométrico baixo e solo arenoso. É possível também investir neste jardim de xerófitas desde que se faça uma alteração no solo, priorize locais bem ensolarados, facilite a drenagem do solo, etc.
Outra dica é: não precisam ser necessariamente plantas xerófitas para que o jardim seja considerado dentro do conceito de xeropaisagismo. O importante é que as plantas que forem compor o ambiente não necessitem de muita rega.
Em ambientes onde é possível a circulação de crianças e animais o ideal é investir em uma cerca para proteção, pois muitas dessas plantas xerófitas possuem espinhos.
Abaixo indicamos 10 espécies para compor o xeropaisagismo. são plantas que se adaptam ao clima árido e semi-árido, preferem sol pleno e são bem resistentes. Clique na foto para obter mais informações da espécie.
Palma
(Nopalea cochenillifera)
Pata-de-Elefante
(Beaucarnea recurvata)
Piteira
(Agave neglecta)
Cróton
(Codiaeum variegatum)
Lírio-Palma
(Cordyline stricta)
Ouriço-sem-espinho
(Dasylirion quadrangulatum)
Chiquita-bacana
(Euphorbia fulgens)
Heliconia
(Heliconia ´Baby Flame´)
Mandacaru-gordo
(Pachycereus pringlei)
Eucalipto
(Eucalyptus cinerea)