O Prof. Doutor Cristopher Fagg e o Projeto Reflora em Londres
Autor: Regina Motta - Data: 10/03/2014
O Projeto Reflora tem trazido para Londres vários botânicos engajados no resgate de nossas plantas, muitas já extintas, trazidas para o Kew Garden desde os primórdios de nosso país.
Tivemos a oportunidade, estando em Londres, de conversar com um dos Doutores envolvidos nesta pesquisa. Aqui vai um pequeno relato de nossa conversa com ele, sua história de vida na Europa, África e América do Sul, em um trabalho voluntário admirável.
Christopher Fagg é graduado em Botânica pela University of London, mestre em Agronomia Tropical pela University of London e Doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília, Professor da UNB de Farmacobotânica . Está em Londres, desenvolvendo, com outros pesquisadores brasileiros, o trabalho de repatriar as espécies brasileiras que foram levadas para o exterior, desde a época do Descobrimento.
O Professor Christopher Fagg é inglês, foi criado na Nigéria até os 12 anos e vive no Brasil há 15. Ao concluir o mestrado, foi para Peru e viveu 3 anos em Cahamaca, nos Andes e, depois, perto de Lima. Trabalhando com plantas medicinais e cabras em uma escola de crianças carentes e especiais da Igreja Católica e financiada pela OXFAM (www.oxfam.org.uk).
Do Peru, foi para África, por volta de 1986, financiado pela mesma OXFAM, na época da maior crise de fome no Sudão, onde permaneceu por 6 meses até pegar malária cerebral, na província de Darfur, fazendo um trabalho técnico de avaliação da produção agrícola, e das possibilidades de sobrevivência pela agricultura.
Entrada do Kew Garden
Quando se curou da malária, foi pra Etiópia pela mesma OXFAM e outros organismos de apoio a crianças. Para entrar na Etiópia foi escondido do governo, junto a 20 guerrilheiros e muitos travesseiros cheios de dinheiro etíope. O objetivo era melhorar a distribuição de renda pois a Etiópia tinha produção agrícola suficiente mas o alimento não circulava por falta de dinheiro, pois as pessoas nas comunidades comiam as sementes que tinham que plantar. O dinheiro era pra comprar novas sementes para as comunidades voltarem a ter agricultura.
A equipe era apenas ele e uma enfermeira: Sua função era avaliar a produção e distribuir dinheiro para a produção e a enfermeira avaliando o estado nutricional das crianças - pesando, medindo etc. Eles caminharam mais de 1000km na Etiópia, durante 6 meses - a pé - dormiam ao relento, junto aos guerrilheiros. Terminada a empreitada, voltou pra Inglaterra e foi pra Oxford e entrou na Universidade como pesquisador estudando o gênero Acacia, Leguminosae, da África. Foi pesquisador de Oxford por 11 anos até conhecer uma brasileira que fazia doutorado em Oxford.
Mudou-se para o Brasil em 1997, quando entrou no Programa de Pós-Graduação em ecologia da UnB, trabalhando com Acacia do Centro-Oeste do Brasil. Ao concluir o doutorado em 2001, Chris foi trabalhar em projetos da UnB e hoje é professor da Universidade de Brasília, no curso de Farmácia, tendo orientado dissertações e teses nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, atualmente nos Programas de Botânica e Ciências da Saúde.
AuE Paisagismo: Por que a escolha de trabalhar como professor?
Christopher Fagg: Gosto da interação com os jovens, da empolgação das novas gerações que revigoram e valorizam o meu trabalho.
AuE Paisagismo: A tradição do uso de espécies vegetais para a cura de doenças é muito forte entre nós, vinda dos indígenas que aqui habitavam (e ainda habitam em um número muito reduzido). Tem encontrado espécies diversas das que são usadas hoje? Conte-nos um pouco desta experiência.
Christopher Fagg: Tenho encontrado muitas espécies diferentes das que são usadas até hoje, e o meu interesse é repatriar as amostras de herbário de plantas medicinais coletadas no século XIX pelos ingleses e franceses. Eles coletavam sempre com indígenas como guia que iam fornecendo informações sobre o uso das plantas.
Há muitas espécies, como por exemplo as relatadas para Minas, que estão desaparecendo por conta da ação antrópica.
Um pedacinho do Kew Garden
Anterior Próximo