AutoLANDSCAPE 2016: Criação de pranchas e inserção de chaves - parte 4 de 7
Autor: Camila Innocêncio - Data: 23/10/2015
Nesta edição veremos a quarta parte de uma série de matérias que mostram o passo a passo da elaboração de um projeto paisagístico no AutoLANDSCAPE 2016. Nos três meses anteriores aprendemos a configurar a escala do projeto, escolher e inserir itens, criar e preencher áreas com formas orgânicas e por fim, inserir mobiliários e outros materiais. Agora mostraremos como criar pranchas para impressão e também a inserção de chaves de identificação no desenho.
5º Passo: Criação de pranchas e inserção de chaves
Esta é uma etapa muito importante do processo, uma vez que é através da prancha que será possível mostrar ao cliente, de forma clara e organizada, como de fato será o projeto.
Para identificar cada um dos elementos utilizados no projeto é importante utilizar um instrumento que chamamos de "chaves". Antes de inseri-las é preciso entender que o CAD possui duas formas de se visualizar o desenho; a primeira seria o "Model" e a segunda o "Paper". De forma simplificada, o "Model" é a área onde se faz o desenho e o "Paper" é a área de visualização e diagramação da prancha, da forma como ela deverá ser impressa.
Figura 1:Modos de visualização do projeto no AutoCAD e no AutoLANDSCAPE 2016
É necessário saber esses conceitos para entender o que acontece com as chaves, legendas e detalhamentos quando os inserimos em cada um dos modelos. Ao inserirmos as chaves no "Model" a escala dela será alterada de acordo com a do desenho, dessa forma, se temos um desenho com uma escala pequena corre-se o risco de as letras ficarem ilegíveis ou desnecessáriamente grandes se ocorrer a situação inversa.
Então, para evitar esse tipo de problema, o melhor é inserir esses itens no "Paper" pois a escala do desenho não irá interferir no tamanho das letras e símbolos, além de aproveitarmos um recurso que o programa oferece que é justamente o de adequar automaticamente a escala das letras para que fiquem legíveis de acordo com o formato de papel escolhido. Isso possibilita ainda, a criação de várias pranchas dentro do mesmo documento, alterando somente a escala do desenho e não o restante das informações.
O primeiro passo para inserir as chaves é mudar a forma de visualização para o "Paper", para isso clique em "Layout1", lembrando que esse é um nome automático que o AutoCAD dá mas que pode ser modificado clicando em cima dessa mesma aba com o botão direito e selecionando a opção "Rename". Cada prancha diferente que quisermos criar sem alterar a configuração das outras deverá ser feita em um "Layout" separado, automaticamente aparecem dois, mas é possível criar novos (de acordo com a necessidade de pranchas a serem feitas) clicando com o botão direito do mouse em cima dessa aba e selecionando a opção "New layout".
Figura 2: Mudando a forma de visualização do "Model" para o "Paper" no AutoCAD
Feito isso, veremos que o nosso desenho aparece nessa "folha de papel" envolto por um contorno vermelho, isso é o que chamamos de viewport. Dando APENAS UM CLIQUE em em cima do desenho, pode-se perceber que a linha de contorno fica tracejada e aparecem pequenos quadrados azuis (chamados "Grips") que possibilitam a movimentação e o ajuste da janela de visualização do projeto.
Figura 3: Entendendo o conceito de viewport
Feitos os ajustes, é hora de inserirmos as chaves. Para isso, é preciso "abrir" a viewport" CLICANDO DUAS VEZES sobre o desenho (mas sem rolar o botão "scroll" do mouse pois isto altera sua escala) e veremos que a linha vermelha que contorna o projeto fica mais grossa. Nesse momento, tudo que for feito de alteração em seu projeto também será modificado no "Model"ou seja, no desenho propriamente dito.
Figura 4: Abrindo a viewport
Feito isso, clica-se no ícone "Chave", e percebemos então que o cursor do CAD muda, virando um quadrado para que você selecione (dando um clique sobre) o material ou objeto que deve ser descrito.
Figura 5: Clicando no ícone "Chave"
Após a seleção do material, o cursor muda novamente e deve-se então clicar em 3 pontos dando o formato e o local onde a chave será inserida. Deve se abrir a viewport para cada nova chave inserida.
Figura 5:Inserindo as chaves no projeto
Na edição seguinte da "REVISTA AuE Paisagismo" daremos continuidade ao tutorial e serão mostrados como inserir legendas, fotos, detalhamentos e também como mudar a escala do do desenho.
Veja também:
* AutoLANDSCAPE 2016: Configuração das penas para impressão e criação de arquivo ".ctb" - parte 6 de 7
* AutoLANDSCAPE 2016: Inserção de legendas e modificação na escala do desenho - parte 5 de 7
* AutoLANDSCAPE 2016: Criação de pranchas e inserção de chaves - parte 4 de 7
* AutoLANDSCAPE 2016: Criação de áreas com formas orgânicas e inserção de mobiliários - parte 3 de 7
* AutoLANDSCAPE 2016: Escolha de itens e modos de inserção no projeto - parte 2 de 7
* AutoLANDSCAPE 2016: Definindo a escala, o formato da folha e o tipo de carimbo - Parte 1 de 7
Anterior Próximo