PhotoLANDSCAPE- Dica 1 de 5: Escolha uma boa imagem para trabalhar
Autor: Isabela Silva - Data: 01/02/2021
Para iniciarmos bem o ano, a revista AuE Paisagismo Digital reuniu 5 dicas de uso do software PhotoLANDSCAPE que serão publicadas mensalmente para ajudar nossos usuários a entregar um projeto de qualidade de modo otimizado.
Nossa primeira dica para facilitar o processo de fotomontagem é se atentar quanto a qualidade da fotografia escolhida. Para isso devemos observar o ângulo em que foi tirada, perspectiva, a resolução da imagem, etc. Veja a seguir 3 exemplos de fotografias, de má qualidade, mediana e boa, respectivamente.
Nesta imagem nota-se que o polígono desenhado não favorece a inserção de mapas, como, por exemplo, a grama. Isso ocorre devido ao angulo em que a foto foi tirada, contendo informações que são dispensáveis para fotomontagem.
Imagem original com ângulo desfavorável à esquerda e resultado do mapa inserido à direita
A seguir temos uma fotografia tirada em um ângulo melhor que a imagem anterior, porém com baixa qualidade. Isso influenciará na entrega da fotomontagem devido ao tratamento de imagem dado aos itens do nosso banco de dados. O software disponibiliza imagens, itens em ótima qualidade. Sendo assim, a inserção de itens pode ser limitada, podendo não ser suficiente o ajuste de brilho e contraste, tornando a fotomontagem menos realista. Veja abaixo a diferença:
Imagem original com ângulo bom, mas de baixa qualidade
Resultado da inserção de mapa pouco realista à esquerda e mapa mais compatível com a qualidade da fotografia à direita
E por fim temos o exemplo de uma boa fotografia e com boa resolução, para realização de uma fotomontagem realista. Considerando que a intenção é fazer um canteiro onde há lona, esta fotografia está com bom ângulo, enquadramento, etc.
Imagem com boa resolução e centralizada
Resultado da fotomontagem
Importante lembrar que ajustes de escala, a escolha de itens adequados, assim como ajustes de brilho, contraste, se faz necessário para entrega de uma fotomontagem que cause uma boa impressão na hora da apresentação ao cliente.
Continue acompanhando nossa revista mensalmente para aprender as próximas dicas!
Vídeo tutorial:
Veja também:
VisualPLAN - Dica Rápida - Criação de Desnível utilizando a ferramenta TALUDE
Curso AuE Software em parceria com Centro Paisagistico Gustaaf Winters
Terceira coleção de Mapas de plantas pelo Paisagista Maurício Escobar
PhotoLANDSCAPE: Como utilizar a ferramenta lixeira
Anterior Próximo