84 mil mudas nativas e exóticas serão plantadas na zona da Mata
Autor: Isabela Silva - Data: 02/02/2021
Com o objetivo de plantar 84 mil mudas até o mês de março, a cidade de Juiz de Fora inicia nos próximos 15 dias, o plantio de mudas nativas e exóticas. A iniciativa faz parte do projeto Conexão Mata Atlântica, coordenada por servidores do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que já realizou o plantio de 60 mil mudas entre outubro de 2020 e janeiro de 2021; em 18 das 175 propriedades rurais cadastradas na Zona da Mata contemplando 1.621,74 hectares.
O projeto engloba áreas de integração de lavoura, pecuária e floresta; áreas degradadas; de reserva legal ou preservação permanente. Segundo o IEF, a cerca de 70 quilômetros de Juiz de Fora, na cidade de São João Nepomuceno já existe uma propriedade que iniciou o plantio de nativas e exóticas, e conta ainda com uma propriedade “modelo” com etapas adiantadas em São Francisco do Glória (MG).
Propriedade ‘modelo’, localizada em São Francisco do Glória. Fonte: Tribuna de Minas
No estado de Minas Gerais o projeto é executado pelas Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), e Desenvolvimento Econômico (Sede); além do IEF e Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg). As ações iniciaram em 2017 com a restauração de áreas degradadas e a capacitação de produtores rurais em técnicas de manejo sustentável da água e do solo. Devido à importância na contribuição de água na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, utilizada para o abastecimento urbano, foi priorizado inicialmente as sub-bacias hidrográficas do Rio Pomba e Muriaé, dos Rios Preto e Paraibuna.
Infográfico sobre o projeto. Fonte: https://conexaomataatlantica.mctic.gov.br/
Sobre o projeto Conexão Mata Atlântica:
O projeto Conexão Mata Atlântica (Projeto de Recuperação e Proteção dos Serviços do Clima e da Biodiversidade do Corredor Sudeste da Mata Atlântica Brasileira) contempla os profissionais que cumprem papel importante na preservação da floresta e dos recursos naturais, os produtores rurais. Por meio do mecanismo financeiro de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), disponibilizado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environmental Facility – GEF); o projeto beneficia os proprietários rurais que recuperam áreas degradadas, adotam ações de conservação de floresta nativa e implementam práticas produtivas sustentáveis.
Através de uma iniciativa dos Governos Federal e dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, 448 produtores rurais já foram reconhecidos e recompensados pela prestação de serviços ambientais, por desenvolverem ações que garantiram a conservação de 5,5 mil hectares de Mata Atlântica.
Referência: Tribuna de Minas e Conexão Mata Atlântica
Veja também:
Relançamento do E-Book: 8 dicas para ter sucesso em seu projeto de paisagismo
Frida BOT: A atendente virtual da AuE
VisualPLAN - Dica Rápida - Criação de Desnível utilizando a ferramenta TALUDE
Curso AuE Software em parceria com Centro Paisagistico Gustaaf Winters
Anterior Próximo