Rooftop e o paisagismo nas alturas: lajes de casas e prédios se tornando mais vivas
Autor: Marcos Faustino - Data: 04/07/2023
O conceito Rooftop
Não é novidade que hoje, a busca por lugares mais aconchegantes e naturais está cada vez mais em alta, e isso vem trazendo crescimento para uma nova tendência: os jardins na laje. O conceito Rooftop (que significa telhado, traduzindo para o português) consiste em criar um ambiente no topo de prédios e casas que tragam uma experiência de bem estar, leveza e qualidade de vida.
Esse conceito está a cada dia se popularizando mais e está presente de empreendimentos comerciais a prédios residenciais e casas comuns. Apesar de sempre seguir um mesmo conceito, há uma gama do que pode ser feito no espaço de acordo com as expectativas e pretensões em relação ao espaço. Jardins, varandas, restaurantes, cafés, espaços livres e por aí vai.
Jardim nas alturas
Voltando aos jardins, esses têm ganhado cada vez mais espaço dentro deste conceito estando presente no dia a dia de prédios em grandes centros urbanos agitados e corridos, proporcionando um espaço de paz, meditação, beleza e relaxamento. - Na edição de junho, trouxemos uma matéria sobre como o paisagismo pode ajudar no bem estar e na melhora do aspecto de alguns ambientes, você pode clicar aqui para acessá-la.
Hoje em dia, ter um jardim se tornou mais acessível, e não se limita mais a um quintal convencional, estando presente em paredes, espaços suspensos, parte interna de imóveis e afins. Recentemente em entrevista, o engenheiro agrônomo Allan Ourives, nos contou inclusive sobre um Rooftop, onde projetou um jardim para o prédio da prefeitura de Itú usando os softwares da AuE Soluções.
"Green Roofs"
Esse tipo de projeto pode beneficiar positivamente aspectos que talvez num primeiro olhar você nem imagine, mas, que fazem com que esse conceito mereça ainda mais a nossa atenção e seja mais considerado de fato para ser adotado em espaços urbanos com pouca ou nenhuma opção de “verde”. Ainda, de acordo com Steven Peck, do "Green Roofs" para cidades saudáveis com sede em Toronto, "as paisagens de nossas cidades fazem parte da nossa fronteira urbana - de 15% a 35% da área total da terra" e podem oferecer muito mais do que apenas uma bonita vista. Por exemplo, os telhados podem fornecer espaço para cultivar alimentos, construir habitação acessível e o verde de nossas cidades.
Ou seja, de fato estamos diante de uma ferramenta que pode auxiliar em muito a uma vida mais saudável, sustentável e harmônica, com ambientes que proporcionem uma experiência de bem estar no dia a dia.
Para saber um pouco mais, acesse a matéria “7 maneiras pelas quais os telhados urbanos estão sendo transformados”, também da nossa revista.
Veja também:
O melhoramento Genético na Produção de Cultivares Vegetais
Inhotim: o macro paisagismo como forma de preservação ambiental
A importância do planejamento da arborização urbana
Anterior Próximo