Entrevista com o arquiteto Luciano Fiaschi

Autor: Adriana Corrêa - Data: 08/09/2004

Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) em 1968, iniciou sua carreira profissional em uma firma de arquitetura e paisagismo, onde participou de vários projetos até 1971. A partir dessa data, estabeleceu escritório próprio*, dedicando-se exclusivamente à Arquitetura Paisagística. Em seus 35 anos de atividade profissional participou de trabalhos das mais diversas escalas, desde jardins residenciais até Planos Diretores Regionais. Em entrevista para a Revista Digital AuE Soluções, Fiaschi falou um pouco das suas experiências em diversos estados do país, sobretudo em São Paulo.

AuE: Como começou na profissão de paisagista?
Fiaschi: Comecei em 1967, como estagiário no escritório do arquiteto paisagista Roberto Coelho Cardozo, em São Paulo. O estágio me deu a oportunidade de ter uma experiência prática da profissão. Sob a influência desse trabalho, me tornei um arquiteto urbanista.

AuE: Os seus trabalhos seguem algum estilo?
Fiaschi: Não. Sou um profissional contemporâneo, ou seja, o que caracteriza os meus projetos é a arquitetura da nossa época. Acho complicado classificar um trabalho sob determinado estilo. Por exemplo, se o cliente quer um jardim japonês, vou buscar na arquitetura e no paisagismo dessa região somente a inspiração para construir um jardim contemporâneo. Pois temos climas diferentes e a vegetação não se adapta da mesma forma. Nesse caso, a solução é substituir as plantas temperadas pelas tropicais. Além disso, as diferentes épocas interferem nesse processo. Hoje, utilizarmos tecnologias para produzir o efeito desejado em menos tempo, sem ter que cuidar de um bonsai por quase uma centena de anos, o que torna inviável criar um legítimo jardim japonês.

AuE: Dentro do ramo da arquitetura e paisagismo, qual a sua especialidade?
Fiaschi: Minha especialidade é o projeto completo, que compreende três etapas: os estudos preliminares, o ante-projeto e o projeto executivo. Na primeira etapa, são avaliadas as soluções que mais se aproximam das expectativas do cliente. Na segunda, é apresentado ao cliente a idealização do projeto, que é submetido a sua aprovação. Na terceira etapa, é feito o projeto básico (estruturação), o projeto dos elementos construídos e, por último, o projeto de plantio ou jardinagem.

AuE: Na sua opinião, o que caracteriza um bom projeto?
Fiaschi: Um bom projeto é aquele que se ajusta às condições físicas do terreno, às edificações e ao entorno, respeitando a paisagem regional. Nos meus trabalhos, procuro criar soluções tanto estéticas como funcionais para o plantio, estruturação e construção. Além disso, a obra deve ter um bom desenho, respondendo às aspirações do cliente, e estar sintonizada com os espaços internos da arquitetura e os espaços externos do jardim.

AuE: Como a tecnologia auxilia o seu trabalho?
Fiaschi: Arquitetos e paisagistas têm hoje a sua disposição uma série de avanços tecnológicos para a pronta solução e resolução da obra. O mercado está ciente da importância do tratamento paisagístico de uma área e, em consequência disso, novas tecnologias estão surgindo. Procuro me beneficiar desses recursos, combinando criatividade e tecnologia para uma maior conservação e valor estético dos meus trabalhos.

AuE: É utilizado algum recurso na criação dos projetos? Qual?
Fiaschi: Sim. Utilizo o software AutoLANDSCAPE que me auxilia bastante na criação dos projetos. Fui um dos primeiros a testar a tecnologia, tendo ajudado na sua concepção. Acho que a ferramenta é uma grande facilitadora, sobretudo para projetos que requerem pouco tempo de planejamento e qualidade na apresentação.

AuE: Qual o seu último trabalho?
Fiaschi: Um projeto residencial na Praia de Iporanga, no Guarujá, Litoral Paulista, executado em agosto de 2004. O terreno de frente para o mar tem o privilégio de limitar-se com a área de mata preservada do condomínio. O pátio interno, junto ao bloco de escada, propiciou um tratamento mais elaborado, com dois níveis de canteiros e espelho de água com bica. Os palmiteiros empregados, plantados com seis à oito metros de caule, dominam o espaço. No jardim da piscina foram empregadas várias espécies de palmeiras, bem como nas demais áreas do jardim.

Luciano Fiaschi Escritório Paisagismo
*Rua Ipeirog 910, Perdizes - São Paulo/SP.

Confira um dos mais recentes projetos do Paisagista Luciano Fiaschi




Compartilhar:


Anterior Próximo

Ideias, técnicas e inspiração — tudo grátis, tudo pra você.

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
8 + 8 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



1 - Autor: Johnd415 - Data: 11/05/2014 08:27:25

Really appreciate you sharing this post.Thanks Again. Really Great. ecdeddbfdeaf



2 - Autor: Johnk850 - Data: 11/05/2014 08:27:19

This really is actually fascinating, That you are a quite specialist blogger. Ive joined your rss feed and sit up for looking for more of your excellent post. Also, I have shared your web site in my social networks! efdeedagbbde



3 - Autor: Biancka Barbozza - Data: 16/11/2011 08:17:04

Gostaria de agradeçer a vocês que fizeram esta entrevista pois me ajudou muito em meu trabalho de portugues !
Obrigado e parabèns pelo otimo trabalho



4 - Autor: Guilherme - Data: 21/09/2009

parceria
visite endereço útil
www.lazertec.com.br



5 - Autor: natasha - Data: 03/04/2009

adorei essa matéria,me ajudou muito em um trabalho escolar =)




Entrevista
Entrevista com o arquiteto Luciano Fiaschi
Entrevista com o arquiteto Luciano Fiaschi

Luciano Fiaschi cria projetos paisagísticos contemporâneos, integrando arquitetura, vegetação tropical e tecnologia para beleza e funcionalidade.

Lançamentos
Curso à distância de PhotoLANDSCAPE começa em setembro
Curso à distância de PhotoLANDSCAPE começa em setembro

As aulas online de PhotoLANDSCAPE começam em 15/09. Aprenda a criar fotomontagens e projetos paisagísticos com certificado de conclusão.

Dicas Técnicas
Informações sobre o curso à distância de PhotoLANDSCAPE
Informações sobre o curso à distância de PhotoLANDSCAPE

Aprenda PhotoLANDSCAPE 2002 à distância com acesso via internet e CD-ROM. Conteúdo liberado por módulos para facilitar estudo.

Novidades
Pesquisa aponta grande satisfação dos usuários dos produtos da AuE Soluções
Pesquisa aponta grande satisfação dos usuários dos produtos da AuE Soluções

Pesquisa com usuários do AutoLANDSCAPE e PhotoLANDSCAPE mostra alto índice de satisfação e reforça o pioneirismo da AuE Soluções.

AutoLANDSCAPE será utilizado na recuperação de áreas verdes
AutoLANDSCAPE será utilizado na recuperação de áreas verdes

Estudantes de arquitetura da Anhembi Morumbi aplicam AutoLANDSCAPE e PhotoLANDSCAPE na recuperação de áreas verdes em parceria com a Prefeitura de SP.

AutoLANDSCAPE e PhotoLANDSCAPE fazem sucesso na VII Fiaflora
AutoLANDSCAPE e PhotoLANDSCAPE fazem sucesso na VII Fiaflora

A AuE Soluções participou da VII Fiaflora com AutoLANDSCAPE e PhotoLANDSCAPE, atraindo 38 mil visitantes e garantindo retorno no próximo ano.

Curiosidades
Abap ganha sede em Minas Gerais
Abap ganha sede em Minas Gerais

A Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas inaugura sede em Belo Horizonte para fortalecer a classe e promover cursos e eventos.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 1 No 3 / agosto de 2004

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
O Paisagismo Robusto do Memorial José Carvalho
O Paisagismo Robusto do Memorial José Carvalho

Paisagismo de engenharia na Bahia: Paulo Luedy Reis e Viva a Vida criam lagos, piscinas e urbanismo sustentável com foco em espécies nativas.

Paisagismo em Chacará de São Paulo
Paisagismo em Chacará de São Paulo

Projeto paisagístico de chácara de 1500 m² ganha vida com fotomontagens no PhotoLANDSCAPE, unindo criatividade e tecnologia.

Projeto em Destaque: Casa Rosada recebe o toque da paisagista Cláudia Rocha
Projeto em Destaque: Casa Rosada recebe o toque da paisagista Cláudia Rocha

Paisagismo da Casa Rosada une sofisticação, sustentabilidade e beleza em projeto assinado por Cláudia Rocha, referência em Nova Lima.

Revitalização da Praça Jucutuquara: um novo espaço para a comunidade de Vitória
Revitalização da Praça Jucutuquara: um novo espaço para a comunidade de Vitória

O projeto de revitalização da Praça Jucutuquara, idealizado por Douglas Negrini, transformou um espaço urbano degradado em Vitória (ES) em uma área multifuncional, segura e acolhedora.

Projeto de Paisagismo de Iedes Campezzi em Área de Preservação
Projeto de Paisagismo de Iedes Campezzi em Área de Preservação

O projeto de Iedes Campezzi em Mairiporã mostra como o paisagismo pode guiar construções sustentáveis, equilibrando arquitetura e natureza em área de preservação.

Paisagismo na Imobiliária Marista
Paisagismo na Imobiliária Marista

Paisagismo com alma goiana: Maria Carolina transforma espaços com técnica, arte e sustentabilidade no coração do Cerrado brasileiro.

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!





Revista no seu E-mail

*
*
*
3 + 2 = ? *