Patrícia Paiva fala sobre seu livro Paisagismo -Conceitos e Aplicações

Autor: Anita Cid - Data: 01/10/2008

Patrícia Duarte de Oliveira Paiva é engenheira agrônoma pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). É mestre e doutora pela UFLA, na área de propagação de plantas com ênfase em Plantas Ornamentais. Atualmente atua como professora associada no Departamento de Agricultura da UFLA, lecionando disciplinas nas áreas de Floricultura e Paisagismo para alunos de graduação e pós-graduação. No curso de pós-graduação orienta alunos de mestrado e doutorado na área de Floricultura e Paisagismo e ainda coordena o curso de especialização Lato Sensu Plantas Ornamentais e Paisagismo, além de lecionar também no curso de especialização Lato Sensu Botânica das Plantas Ornamentais. É Bolsista de Produtividade do CNPq, possui em torno de 60 artigos científicos publicados e diversos trabalhos apresentados em congressos. Lançou os livros Paisagismo -Conceitos e Aplicações e Floricultura: produção e comercialização no estado de Minas Gerais, este em co-autoria com Paulo Roberto Landgraf

AuE Soluções: Conte-nos um pouco sobre o livro? Quais são os principais temas abordados?

Patrícia: O livro aborda temas de interesse na área de paisagismo, conceituando e exemplificando. Dentre esses temas, praças, parques, plantas ornamentais, história dos jardins, projeto paisagístico, representação gráfica. Além de todo o conteúdo técnico, também procuramos imprimir no livro uma característica artística. Assim, incluímos pinturas de artistas da nossa região, muitas fotos para ilustrar os diferentes temas, além de todo um trabalho gráfico no designer do livro, desenvolvendo assim uma obra com apresentação bem diferenciada.

AuE Soluções: Qual é o público alvo do livro?

Patrícia: Engenheiros agrônomos, arquitetos, profissionais atuantes na área de paisagismo e outros interessados

AuE Soluções: Como sua experiência como professora contribuiu para você escrever e organizar o livro?

Patrícia: Para elaboração do livro reunimos nossas experiências de estudos e preparos das aulas, além da experiência e conhecimentos acumulados pelas atividades de pesquisa, participações em eventos e viagens.

AuE Soluções: Quais foram os autores convidados? O que cada um deles acrescentou ao resultado final?



Patrícia: Aproveitamos da experiência de vários outros profissionais, que foram convidados para redigir capítulos específicos. Participaram dessa obra: Ana Paula Oliveira Post, Schirley Cavalcanti Alves, Tatiana Rodrigues, Fernanda Néri, Guilherme Motta, Petterson Luz, Paulo Landgraf, Renato Paiva, Luiz Lima, Tadayuki Yanagi, Rosângela Borém, Manuel Gavilanes, Suzan Bertolucci.

AuE Soluções: Como surgiu a idéia de convidar o diretor da AuE Soluções, Guilherme Motta para escrever um capítulo sobre os softwares AutoLANDSCAPE e PhotoLANDSCAPE?

Patrícia: Um dos capítulos que planejamos para o livro foi justamente o de representação gráfica de projetos. Neste, outros programas são apresentados, mas a maioria são estrangeiros. Desse forma, dedicamos uma boa parte desse capítulo à explanação sobre um software nacional, que proporciona ao paisagista apresentar o seu trabalho de maneira bastante diferenciada e com qualidade.

AuE Soluções: Na sua opinião, qual a importância dos softwares AutoLANDSCAPE e PhotoLANDSCAPE no âmbito do paisagismo brasileiro?

Patrícia: Esses programas são nacionais, o que, somente por isso, já lhes imprime um valor muito especial. E, também, como já mencionei, o uso desses softwares permite que os paisagistas trabalhem com agilidade e apresentem um projeto final com muita qualidade.


Compartilhar:



eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
1 + 2 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



1 - Autor: ivaneide - Data: 10/12/2012 13:54:56

Cada vez me emociono mais ao ler sobre esta matéria.



2 - Autor: Kathleen Melo - Data: 08/05/2009

Foi ótima a matéria, até porque matei a saudade da Patrícia. Fiz esta pós há muitos anos atrás, fui da primeira turma. E tenho certeza que de lá pra cá as coisas melhoraram muito. O Brasil precisa de profissionais qualificados, para acabar com tantos falsos paisagistas.
Parabéns.



3 - Autor: Ivan - Data: 01/10/2008

Muito bom trabalho este




Entrevista
Dicas Técnicas
Notícias
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 5 No 52 / Setembro de 2008

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*