6 iniciativas para uma cidade sustentável

Autor: Paula Alvarado e Daniel Karp - Data: 08/01/2018

Há um movimento bem-vindo para o cuidado da natureza e o desejo de aproximá-lo cada vez mais na cidade. Apresentamos alguns dos projetos que o levam para que você possa conhecer, se inspirar e se juntar.

ALÉM DOS LIMITES

Os terraços verdes têm crescido em quantidade e qualidade. Em Buenos Aires, uma das mais impressionantes e célebres - como é uma instituição educacional - corresponde à Universidad Torcuato Di Tella, inaugurada este ano como parte da expansão do Campus Alcorta, em Belgrano.

Vista aérea do impressionante telhado verde. Foto: Living/Rodriguez Mansilla


Vista aérea do impressionante telhado verde. Foto: Living/Rodriguez Mansilla

A estrutura metálica com caixas de cerâmica projetadas pela RDR Arquitectos, no estudo do suíço Jacques Richter e do argentino Ignacio Dahl Rocha, tem um sistema de irrigação que utiliza água de equipamentos de ar condicionado. Seus 1970m² incluem anfiteatro, setores para atividades estudantis e vistas espetaculares.

Grama, várias espécies de plantas e até árvores foram incluídas neste terraço.  Foto: Living / Rodriguez Mansilla


Grama, várias espécies de plantas e até árvores foram incluídas neste terraço. Foto: Living / Rodriguez Mansilla

LINDAMENTE POSITIVO

Em um local comercial localizado no Libertador, um mural inteiro de plantas. Foto: Living / Daniel Karp


Em um local comercial localizado no Libertador, um mural inteiro de plantas. Foto: Living / Daniel Karp

Eles economizam água, absorvem poeira e gases nocivos, oxigenam, isolam... e são lindos. Pioneiro local, o gerente de Arredo Agustín Sasson foi inspirado pelos escritos do arquiteto austríaco Friedensreich Hundertwasser (que desenvolveu seu trabalho contra os espaços "desumanos" que nos afastam do meio ambiente) para fazer fachadas verdes em todas as suas lojas.

Opções ideais para ter plantas aromáticas, hortícolas e ornamentais em casa. Foto: Living / Arredo


Opções ideais para ter plantas aromáticas, hortícolas e ornamentais em casa. Foto: Living / Arredo

Agora, a marca amplia seu compromisso vendendo três modelos de jardins verticais para exterior e interior. Escolhemos mostrar-lhe hoje o "Corner Garden" e o "Vertical Garden". O primeiro é um módulo triplo que permite criar conexões de 90°, enquanto o segundo é um sistema modular autoportante e auto drenante que pode ser usado para interiores ou exteriores (dependendo das plantas escolhidas).

ARTE PARA A BIODIVERSIDADE

A nova sede está localizada na antiga confeitaria El Águila, dentro do antigo zoológico de Buenos Aires. Foto: Living / Daniel Karp


A nova sede está localizada na antiga confeitaria El Águila, dentro do antigo zoológico de Buenos Aires. Foto: Living / Daniel Karp

O Museu da Universidade Nacional de Tres de Febrero (MUNTREF) adicionou desde setembro o Centro de Arte Contemporânea para a Biodiversidade.
Como uma atividade inaugural, as exposições da Bienal Internacional de Arte Contemporânea da América do Sul (Bienalsur) explorarão paisagens de Buenos Aires, Patagônia, Andes e Amazônia e formas de interação entre homem e natureza.

O PARQUE NO ESCRITÓRIO

Criada por uma parceria entre a firma inglesa Foster + Partners, BBRCH-Minond e a empresa de construção CRIBA, a sede do governo da cidade de Buenos Aires mostra um projeto em sintonia com o meio ambiente e estratégias avançadas de eficiência energética que foram combinadas para criar novas possibilidades de trabalho em contato com o exterior.

Com 38 mil metros quadrados, o prédio tem 400 garagens, sala de jantar para todos os funcionários, ginásio e SUM. Foto:Living / Daniel Karp


Com 38 mil metros quadrados, o prédio tem 400 garagens, sala de jantar para todos os funcionários, ginásio e SUM. Foto:Living / Daniel Karp

Levando em conta que a premissa era realizar um projeto sustentável e eficiente em termos energéticos, o primeiro desafio era definir como aliviar o Sol Solitário de Buenos Aires, perdendo a menor luz natural possível. A resposta tornou-se o principal gesto do design: um telhado que é projetado como um beiral, convidando o parque para o interior (ou para os trabalhadores no exterior).

Paralelamente, foi projetado um inovador sistema de ventilação que combina deslocamento de ar e vigas frias. Por um lado, os ventiladores de extração em pontos estratégicos (pátios internos, por exemplo) enviam ar exterior, mais frio do que o interior, a um equipamento no porão que mistura, filtra-o e retorna para circulá-lo através de grelhas circulares localizadas no piso. Quando o ar toma a temperatura e aumenta, ele entra em contato com as vigas frias: tubos através dos quais a água fria circula por trás dos tetos, que novamente o refrescam para descer. Levando mais tempo do que outros materiais para tomar calor, o concreto também ajuda a controlar a temperatura, e tudo permite que o prédio não precise de ar condicionado entre seis e oito meses por ano, o que faz consumir 30 a 40% menos energia do que um tradicional

NA VANGUARDA

Esta sede é uma das primeiras obras que começaram no Distrito Tecnológico. Foto:Living/Daniel Karp


Esta sede é uma das primeiras obras que começaram no Distrito Tecnológico. Foto:Living/Daniel Karp

O edifício tem as seguintes características notáveis:

  • O rascunho dos painéis de madeira das caixas de elevação, as pequenas perfurações nos painéis de alumínio dos porta-lâmpadas e os sulcos no telhado de concreto exposto são intervenções que melhoram a acústica reduzindo o eco.
  • Tanto a água da chuva como a água cinzenta dos lavatórios são coletados em tanques. No primeiro caso, eles são usados para irrigação; no segundo, eles são usados para as descargas de banheiros e como uma reserva contra incêndios.
  • A iluminação foi trabalhada em colaboração com Eli Sirlin. As grandes luminárias circulares foram desenhadas pela equipe da Foster + Partners em conjunto com ela e materializadas pela Philips. Para uma questão de custo no momento da sua implementação, trabalhe com fluorescentes compactos.
  • A cor das elevações das mesas (que mudam em cada andar) é o único toque vibrante de design de interiores. "A paleta do edifício é muito equilibrada, neutra, porque queríamos destacar a cor do parque e não a arquitetura, mas o mobiliário levanta isso para que não seja monótono, para dar vida", explica Juan Frigerio, arquiteto associado da Foster + Partners.

    PAISAGEM MÓVEL

    Uma maneira de dar vida e ar mais rico aos ambientes. Foto: Living / Greentec


    Uma maneira de dar vida e ar mais rico aos ambientes. Foto: Living / Greentec

    Em tempos de espaços de trabalho flexíveis, a tela de vegetais "Live Divider" chega como uma alternativa relaxante, amigável e fresca para substituir divisores sem graça. Esta estrutura autoportante de 1,80x1,2x0,3m está armada com o sistema de módulo de jardim vertical da empresa holandesa Mobilane. Cada um é um mini-jardim vertical para nove plantas, com um ajuste perfeito e um plástico expandido que é tão leve que facilita a instalação ou renovação das espécies.
    Menção especial para seu sistema de irrigação fechado: você só precisa preencher seu reservatório uma vez por mês, sem a necessidade de fornecimento de energia elétrica ou entrada de água em seus pés. Com garantia internacional, é alcançado em aço e branco.

    ENERGIA RENOVADA

    A medida que la tecnología se vuelve accesible y el costo de los servicios aumenta, la energía renovable se convierte en una alternativa a considerar. Diego Musolino, cofundador de Fundación Energizar, nos comenta en las líneas que siguen los recursos que ofrecen para ayudar a dueños de casa y profesionales a dar los primeros pasos.

    Painéis solares, uma opção para gerar energia limpa. Foto: Living/Daniel Karp


    Painéis solares, uma opção para gerar energia limpa. Foto: Living/Daniel Karp

    Onde você começa?
    Primeiro, devemos analisar a redução do consumo. Você pode aproveitar a luz natural, mudar a iluminação para o led, substituir o ar condicionado por uma classificação de energia "A" ou trabalhar com isolamento térmico?
    Então, devemos considerar a disponibilidade de recursos: horas de sol que atingem o telhado e as árvores ou edifícios que o bloqueiam, os ventos da área. Tecnologias como o painel solar, uma turbina eólica ou a turbina hidrelétrica não são escolhidas aleatoriamente. Finalmente, um profissional calcula o dimensionamento do equipamento necessário. À medida que a tecnologia é escalável, os projetos podem começar cobrindo parte do consumo e ampliando o escopo.

    Quais tópicos são abordados em seus cursos?
    Nós ensinamos a saber quais projetos são viáveis e quais não são, e nós fornecemos uma ferramenta para calcular o equipamento necessário. Temos cursos de geração com painéis fotovoltaicos, de água quente com tanques de água quente solar, eletricidade de turbinas eólicas e estratégias de arquitetura sustentável para uso eficiente de energia.

    Que outras atividades eles fazem?
    Juntamente com as empresas, trazemos energia solar para escolas rurais. Isso permite que eles pareçam dependendo do gerador de nafta e alocem seus recursos para outras prioridades.
    Também temos um programa de voluntariado para se juntar e contribuir com a energia renovável em massa no país.

    Fonte: http://www.espacioliving.com/2073378-6-iniciativas-para-una-ciudad-sustentable

    Veja também

  • Conheça o Kenroku-en Garden, um jardim que possui muita história para contar
  • Antiga rodovia se torna em parque público com 24 mil plantas em Seul
  • Conheça 8 parques lineares que transformaram cidades
  • 7 maneiras pelas quais os telhados urbanos estão sendo transformados
  • CityTree, uma instalação móvel que filtra poluição como 275 árvores


    Compartilhar:


    Anterior Próximo

  •  eBook: 20 plantas comestíveis para o seu jardim

    Comente esta matéria:
    Nome:
    E-mail:
    5 + 9 = ?
    Digite o seu comentário sobre a matéria:
    Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



    ---
    Entrevista
    Luso Jardim: Como tudo começou
    Luso Jardim: Como tudo começou

    Confira a entrevista concedida pelo proprietário da Luso Jardim Paisagismo

    AuE Network
    AuE Software lança terceira coleção de Vasos Vogue, com mais 27 vasos
    AuE Software lança terceira coleção de Vasos Vogue, com mais 27 vasos

    Veja mais 27 vasos da marca Vogue disponíveis no Paisagismo Digital e para download no AuE Network

    Coleção de plantas Janeiro de 2018
    Coleção de plantas Janeiro de 2018

    Novas coleção de plantas de paisagismo disponível para download no AuE Network.

    Dicas Técnicas
    Aprenda a configurar margens no seu PhotoLANDSCAPE 2018
    Aprenda a configurar margens no seu PhotoLANDSCAPE 2018

    O PhotoLANDSCAPE oferece opções de configuração de margem no seu projeto de paisagismo.Neste tutorial será exemplificado como utilizar esta ferramenta

    CalcLANDSCAPE 2018 - Alterando a unidade monetária
    CalcLANDSCAPE 2018 - Alterando a unidade monetária

    Saiba como alterar a moeda utilizada nos orçamentos realizados com o CalcLANDSCAPE 2018.

    Veja como fazer um jardim vertical utilizando o PhotoLANDSCAPE 2018
    Veja como fazer um jardim vertical utilizando o PhotoLANDSCAPE 2018

    Neste tutorial, você verá o passo a passo de como criar um jardim vertical utilizando o software de fotomontagem PhotoLANDSCAPE 2018.

    VisualManager 2018: Aprendendo a utilizar o recurso de inserção de mapas - Parte I
    VisualManager 2018: Aprendendo a utilizar o recurso de inserção de mapas - Parte I

    Confira mais um tutorial da série VisualManager, o aplicativo que acompanha seus programas de paisagismo para cadastro de mapas

    LandMANAGER: Inclusão de Tarefas sem Data de Início
    LandMANAGER: Inclusão de Tarefas sem Data de Início

    Veja como funciona o novo recurso de inclusão de tarefas sem as datas de início, e como gerenciá-las de maneira eficiente no LandMANAGER

    Ecologia
    6 iniciativas para uma cidade sustentável
    6 iniciativas para uma cidade sustentável

    Há um movimento bem-vindo para o cuidado da natureza e o desejo de aproximá-lo cada vez mais na cidade.

    As torres Jean Nouvel em Sydney têm jardins verticais e um grande refletor de luz solar
    As torres Jean Nouvel em Sydney têm jardins verticais e um grande refletor de luz solar

    O projeto argumenta que a vida vegetal e a luz solar redirecionada podem ser usadas em formas de melhorar a qualidade de vida em altitudes elevadas

    O belíssimo paisagismo do centro comunitário de Toronto
    O belíssimo paisagismo do centro comunitário de Toronto

    O projeto mais novo é um centro comunitário que faz parte do Canoe Landing Campus no CityPlace.

    Notícias
    Conheça o Chelsea Flower Show
    Conheça o Chelsea Flower Show

    Saiba mais sobre o maior show de flores da atualidade!

    Saiba mais sobre o Manual de Orçamento de Projetos e Consultoria
    Saiba mais sobre o Manual de Orçamento de Projetos e Consultoria

    Joaquim Alvarenga Neto apresenta o Manual de Orçamento de Projetos e Consultoria nas áreas de Arquitetura, Paisagismo, Engenharia e Design.

    Arquivo
    Edição Anterior

    Revista AuE Paisagismo Ano 14 No 163 / Dezembro de 2017

    Conteúdo completo

    Lista com todas as Edições da Revista AuE Paisagismo Digit@l

    Top 10

    Matérias mais comentadas da revista

    Projetos
    Agenda
    Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

    X

    AuE Paisagismo


    Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




    Revista no seu E-mail

    *
    *
    *