A arte do Paisagista David Macías de Sustenta ECO jardinagem, México
Autor: Regina Motta - Data: 02/06/2020
Nesta edição da Revista Auepaisagismo, que comemora 17 anos de publicação, sempre apresentando os paisagistas e demais profissionais da área de paisagismo,
plantas, meio ambiente, tem o prazer de conversar com o Paisagista David Macías de Sustenta ECO jardinagem, de Queretaro, México, que vai nos atualizar sobre seu trabalho.
Auepaisagismo - Como começou o seu interesse pela área de paisagismo? O que o levou à decisão de escolher este caminho tão necessário à qualidade de vida das pessoas e ao bem do Planeta em que vivemos?
Começou há mais de 7 anos quando, estudando a carreira de Criação e Desenvolvimento de Empresas, fizemos parte de um desafio da Universidade ITESM, onde teríamos que comercializar um produto para alcançar um valor de venda, procurando uma opção que pudesse transcender, encontramos um produto agrícola chamado Chuva sólida.
Começamos a vendê-lo e o mesmo mercado estava nos levando a aumentar nosso portfólio de produtos, onde, finalmente, adicionamos o Paisagismo. Percebemos que no México era um setor que possuía muitas áreas de oportunidades e onde poderíamos ter um impacto positivo e de longo alcance, então decidimos nos aprofundar no assunto, incorporando horticultores e arquitetos à equipe, o que nos permitiu começar a criar projetos que, além de estéticos, eram sustentáveis, utilizando plantas da região, minimizando o uso da água e preservando a fauna e flora do nosso país.
Auepaisagismo - Houve dificuldades no início? Como as venceu?
Sim, sendo uma atividade com pouco desenvolvimento em nosso país, é complexo mudar a abordagem, muitos clientes relutaram em incorporar a vegetação da região ou não possuíam a cultura de cuidar de plantas, às vezes fazíamos o projeto e a vegetação não era estabelecida.
Como solução, expandimos nossa paleta de vegetais e apresentamos de maneira mais atraente os benefícios econômicos, sociais e ambientais da incorporação da vegetação nativa.
Auepaisagismo – Conte-nos um pouco sobre seu trabalho em Queretaro, México. Quais as características marcantes do paisagismo nesta região?
É um clima seco, no entanto, temos uma variedade muito boa de gramíneas, herbáceas e árvores. Há cada vez mais produtores dessas espécies, já que, há alguns anos, você não encontrava essa vegetação em viveiros, como ninguém as exigia, ninguém as produzia. Agora elas estão começando a ser produzidas.
Ainda neste ano, começamos com o plantio de 10.000 pequenos exemplares de árvores nativas, para que, em 3 a 4 anos, possamos oferecê-las ao cliente com um bom tamanho.
Auepaisagismo: Você é usuário AuE LandscapeOFFICE FULL que contém todos os nossos softwares: HydroLANDSCAPE + AutoLANDSCAPE + PhotoLANDSCAPE + VisualPLAN + CalcLANDSCAPE + LandMANAGER 20, O que mudou em seu fazer paisagístico com o uso destas ferramentas?
Estamos muito satisfeitos com os softwares, simplificaram nossa capacidade de resposta. A principal vantagem que vejo é que você pode entregar um projeto muito profissional em pouco tempo. Aqui no México, você raramente é pago para fazer um projeto executivo de Paisagem, por isso investimos muito tempo nos projetos e, se não fossem vendidos, perderíamos dinheiro. Estes softwares nos dão a oportunidade de entregar propostas com mais eficiência e arriscar muito menos dinheiro ao apresentar um projeto executivo.
Auepaisagismo: Imaginamos que todos os projetos são caros ao seu criador, mas há algum que lhe deu maior sentimento de realização?
No início deste ano, tivemos a oportunidade de intervir em uma instituição pública de ensino dedicada à formação de profissionais técnicos em aeronáutica. O projeto conseguiu dar à escola uma identidade com um orçamento limitado, criar espaços de convivência e relaxamento para alunos e professores.
Uma cobertura vegetal resistente ao clima seco e extremo, através de um design fácil de manter e barato a longo prazo. Foi muito gratificante influenciar a vida dos usuários por meio do paisagismo, proporcionar bem-estar e contribuir com o nosso país com novas idéias. Essa experiência foi muito gratificante.
Auepaisagismo - Qual seria a sua recomendação para os iniciantes que se decidem pela bela profissão de embelezar o planeta e, em consequência, valorizar o ambiente das cidades.
Esta profissão envolve um amplo espectro de conhecimentos: Horticultura, Arquitetura, Ecologia etc. Portanto, manter uma atitude de aprendizado é muito importante, também perseverar é vital, pois é uma atividade não tão reconhecida pela em razão da informalidade com que é feita mas, ao encontrar o nicho certo, é possível gradualmente fazer com que nosso trabalho seja reconhecido e faça uma importante contribuição para o meio ambiente.
Como menção especial, gostaríamos de agradecer o trabalho de nossa equipe de design formada por Claudia Enríquez, Roberto Enríquez e Daniela Morales, que realizam toda a parte criativa da proposta de nossos clientes, trabalho que é sem dúvida um dos nossos pilares como empresa de paisagismo. Por outro lado, um elemento fundamental de uma excelente execução de um projeto paisagístico também está na equipe de jardineiros e na Sustenta existe uma equipe com grande experiência e boa atitude, dentre as quais se destacam:
Ricardo Gómez
Óscar Gomez
Josué Cabrera
Sergio Castillo
Gilberto Osuna
Andrés Sanchez
Jorge Olvera.
Por parte de David Macías e Jorge López, responsáveis pela parte comercial e operacional da empresa, expressamos nossa infinita gratidão a cada um dos que fazem parte de nossa equipe de trabalho e que possibilitam nossa trajetória marcada pela excelência e profissionalismo, ficamos gratos.
Veja detalhes do Projeto de David Macias
Clique aqui e veja o projeto realizado com Office Full da AuE Software
Você gostará também:
Conheça o Paisagista Jaime Patrício Vargas Morales, da Andes Paisajismo, Chile
Conheça a Paisagista Elisiany Canuto Coimbra que desenvolve sua profissão na Guiana Francesa.
Conheça a Paisagista Vilma Consuelo Mendoza da Tierra Pampa Paisajismo, Argentina
Conheça July Figueroa e o departamento internacional da AuE Software
Paisagistas Neuza e Noeli desenvolvem sua arte em Naranjal, Paraguai
Anterior Próximo