Designer de Interiores Elaine Mattos Motta e o paisagismo em Cuiabá MT
Autor: Regina Motta - Data: 10/07/2020
O presente especial para nossos leitores,nesta edição da Revista Auepaisagismo, que está comemorando 17 anos de publicação, sempre apresentando os paisagistas e demais profissionais da área de paisagismo, plantas, meio ambiente, é a Designer de Interiores Elaine Mattos Motta , da www.elainemotta.arq.br de Cuiabá, MT.
Auepaisagismo - Como começou o seu interesse pela área de paisagismo? O que a levou à decisão de escolher este caminho tão necessário à qualidade de vida das pessoas e ao bem do Planeta em que vivemos?
Desde muito pequena , sempre gostei de plantas , de mexer no jardim de casa. Sempre observava o paisagismo de todos os lugares , era o me chamava a atenção.
O projeto paisagístico é um dos projetos complementares mais importantes que além de agregar beleza aos espaços construídos, agrega qualidades ambientais ao espaço, tornando-o mais agradável, mais cheio de vida e cores .
Auepaisagismo - Houve dificuldades no início? Como as venceu?
Sim algumas . Fazendo parcerias com os Viveiros , e mudando a forma de abordagem do cliente, através de postagens , e através de folders deixados em Condomínios , Construtoras , Lojas de Decoração ,Empresa de materiais de construções e etc.
Auepaisagismo – Conte-nos um pouco sobre seu trabalho em Cuiabá. Quais as características marcantes do paisagismo nesta região ?
No começo , tive algumas dificuldades , por isso busquei a parceria de alguns viveiros para trabalharmos juntos. Para agendarmos a visita , irmos até a casa do cliente , colhermos todas as informações , fotografarmos , e partindo daí eu faço a elaboração do projeto . Elaboro uma pequena apresentação , já com o orçamento , e chamamos o cliente para ver o projeto.
Aqui em Cuiabá , o clima é bem quente chega até 43ºpara vocês terem uma ideia, sol muito quente , diferente de São Paulo, Minas Gerais e tive que ter uma atenção maior nas escolhas das plantas na hora de elaborar o projeto. Aqui até as plantas que vêm de fora , têm que fazer climatização uma adequação por um período.
Auepaisagismo: Você é usuária de nosso software PhotoLANDSCAPE. O que mudou em seu fazer paisagístico com o uso do software? Qual a sua avaliação sobre ele?
Sim, agora eu sou usuária do software PhotoLANDSCAPE antes eu desenhava o projeto em papel vegetal , usava canetinhas e lápis de cor , agora ficou bem mais fácil de elaborar o projeto .
Minha avaliação é nota 10 com “ Louvor “.
Auepaisagismo: Imaginamos que todos os projetos são caros ao seu criador, mas há algum que lhe deu maior sentimento de realização?
Acho que não têm um específico, em geral cada projeto que elaboro, na verdade, é como se tivesse um pedacinho de mim nele, é elaborado com muito carinho, é um trabalho que faço com prazer. E o sentimento mais gostoso é sentir o olhar de satisfação e gratidão do cliente .
Auepaisagismo: Qual a sua avaliação de nossos Cursos online? Conte-nos sobre os Cursos que você fez.
Os cursos online são ótimos, nos ajudam muito, eu ainda peço ajuda de suporte quando preciso, também uso bastante os tutoriais que a Luciana me enviou quando surge alguma dúvida no uso das ferramentas .
Auepaisagismo - Qual seria a sua recomendação para os iniciantes que se decidem pela bela profissão de embelezar o planeta e, em consequência, valorizar o ambiente das cidades.
Para os iniciantes, que persistam , que pratiquem bastante, e se o paisagismo é o que você gosta, sem dúvida é uma bela profissão, vocês têm a capacidade de dar vida, cor, harmonia, alegria aos espaços e ambientes.
Projeto: Jardim da fachada .
Condomínio Horizontal residencial em Cuiabá com 420 mts.
O maior desafio foi a adequação das plantas dentro do orçamento do cliente.
O relacionamento com o cliente foi bem tranquilo: ouvi o casal e nessas informações do briefing consegui captar o que foi necessário para a concepção do projeto.
A maior exigência foi que o projeto não ficasse com o custo muito alto.
Eu resolvi fazer duas propostas de espécies de plantas e que as duas pudessem valorizar os desníveis do jardim.
Já foi executado?
Ainda não, estamos em Lockdown em Cuiabá, e ainda sem previsão para a abertura das empresas e serviços . Falei com os clientes mas pediram para aguardar mais um pouco para darmos sequência ao projeto .
Você gostará também:
Fabíola Breda: Invista em você, o investimento mais seguro é aquele revertido em conhecimento
Paisagista Heitor Suriano Nascimento Liporacci, uma história de sucesso!
Projetos de iluminação para Paisagismo com Paulo Spina da LUXSIM
Arq. Paisagista Louise Riedtmann da Harmonia Verde Paisagismo e Arq. de Exteriores
Anterior Próximo