Entrevista com o Paisagista Erik Freitas: Estudar, Investir para melhor atender
Autor: Regina Motta - Data: 11/09/2015
Em 2013, conversamos com o Paisagista Erik Freitas, que nos contou sobre seu trabalho e a escolha da profissão de Paisagista.Paisagista Erik Freitas fala do amor pela natureza
Hoje vamos saber mais sobre ele, como está a sua empresa e quais as mudanças que ocorreram neste período.
AuE Paisagismo: Conte-nos sobre o seu trabalho nestes dois anos.
Erik Freitas: Olá, amigos! Primeiramente é um prazer estar novamente com vocês. Durante esses dois anos o foco sempre foi o mesmo! "Estudar, Investir para melhor atender" e, quando gostamos do que fazemos, isso se torna um prazer! Resumindo esses dois anos foram assim e acredito que seja sempre!
AuE Paisagismo: Você sente que a profissão de paisagista tem sido mais valorizada em decorrência de uma preocupação mais intensa sobre o meio ambiente?
Erik Freitas: Com certeza! Vejo as pessoas mais preocupadas com a saúde e quando falamos de natureza estamos falando de qualidade de vida! Hoje tem pessoas consumindo produtos de sua própria horta, isso é muito bom! Primeiro que os produtos são livres de agrotóxicos, segundo, as pessoas têm um contato com a terra, por mínimo que seja mas têm! Isso é muito importante, principalmente na cidade. Mas não é só isso, as plantas ornamentais também. Tenho feito muitos serviços em apartamentos. O que mostra que as pessoas querem mesmo a natureza mais próxima.
AuE Paisagismo: A questão da escassez de água tem prejudicado o trabalho do paisagista?
Erik Freitas: A falta de preocupação com a água não de é hoje! O desperdício vem de anos. Hoje estamos colhendo o que plantamos! A falta de preocupação com o meio ambiente é grande, por que a ganância é muito grande! As grandes empresas, o governo, nós! Todos têm que fazer a sua parte! Hoje, em alguns condomínios, não se pode mais usar bicos de irrigação, ou a água é cortada em determinado horário, isso prejudica bastante. Por isso temos que mudar nossas atitudes em relação a água que é nossa fonte de vida!
AuE Paisagismo: Por todo o país, hoje, a maior preocupação é com a crise econômica e política que estamos vivenciando. Na sua opinião, ela pode afetar a área de paisagismo?
Erik Freitas: Sim! Os clientes estão mais cautelosos em relação ao investimento no jardim. Por isso temos a obrigação de investir em aprendizagem e acessórios, para que possamos elaborar um orçamento justo para cada projeto. Infelizmente, vejo pessoas optando pelo mais barato que, muitas vezes, no final sai mais caro. Por isso um conselho: "procure sempre um profissional" busque seus trabalhos, suas qualificações. Com isso terá um investimento justo para um trabalho de ótima qualidade!
AuE Paisagismo: Atualmente, devido ao crescimento exacerbado das cidades e pela constante busca por segurança e comodidade, percebemos que as pessoas estão preferindo morar em apartamentos ao invés de casas. Como inserir o paisagismo nos projetos de grandes edifícios, fazendo com que as pessoas não percam o contato com o verde?
Erik Freitas: Bom... Acredito que o entendimento entre o cliente e o paisagista é o primeiro passo. Depois, feito o projeto e acertado tudo, podemos levar de forma profissional a natureza mais próxima das pessoas que moram nesses locais. Graças a Deus e às buscas por aprendizagem e investimento, tenho executado projetos em apartamentos com resultados ótimos. Pois é isso que temos que oferecer aos nossos clientes!
AuE Paisagismo: Você já viu os recursos das novas versões de nossos softwares, qual a sua avaliação? Gostaria de sugerir novas funcionalidades?
Erik Freitas: Tenho dois softwares de vocês, o PhotoLANDSCAPE e CalcLANDSCAPE. Quando digo em investimento, são essas as ferramentas que vão fazendo com que seu trabalho fique cada vez mais profissional.
| Uso sempre os meus softwares, foi um investimento que me trouxe muito retorno em termos profissional e financeiro também. | | |
Falando em recursos, os programas que tenho até agora têm me satisfeito muito! Não fiz a minha atualização ainda, pois fiz um investimento em algumas ferramentas e maquinários, mas logo, com certeza, farei as atualizações. Sempre entro no site de vocês para ver os tutoriais e vejo os novos recursos dos softwares, estão fantásticos! Não vejo a hora de estar usando todos eles.
AuE Paisagismo: Qual seria a sua recomendação para aqueles que estão iniciando ou pretendem escolher esta profissão?
Erik Freitas: Sempre digo que a busca por conhecimento não pode parar! O investimento em ferramentas, maquinários e softwares, como o de vocês, são fundamentais para que se comece de uma forma mais profissional e oferecendo um melhor serviço para o cliente. Mas pra tudo isso acontecer a pessoa tem que gostar e valorizar o que faz!
Vejo muita gente fazendo maus serviços por aí, cobrando 1/3 do que seria justo para uma obra de qualidade. Isso atrapalha muito as pessoas que, como eu, visam sempre oferecer o melhor para os clientes. Por isso se quer mesmo entrar nessa área, fico muito feliz, pois sei que mais alguém está a semear a vida! Mas busque informações, converse com pessoas mais experientes, não seja arrogante, escute, aprenda e confie no seu trabalho.
AuE Paisagismo: Gostaríamos de conhecer algum projeto que tenha feito e que lhe tenha dado maior satisfação.
Erik Freitas: A satisfação é a felicidade no rosto do cliente, porque o esforço e a dedicação no trabalho que faço são grandes! Seguem alguns projetos que gostei muito de fazer.
Um abraço a todos!
Erik Freitas
Contatos.
Site: erikfreitaspaisagismo.com.br
Email: contato@erikfreitaspaisagismo.com.br
Cel: 11-96381-1698
Anterior Próximo