AutoLANDSCAPE 2022: Trabalhando com formas orgânicas
Autor: Érica Alves da Silva - Data: 17/07/2024
Trabalhar com formas orgânicas no CAD não é complicado. Primeiramente, temos que saber se a forma que vamos desenhar será fechada, tipo uma ameba, por exemplo, que será preenchida com algum tipo de hachura, ou se será uma linha, em forma de S, que será utilizada como meio fio ou como uma bordadura de plantas.
PLINE
Para incluir itens do banco de dados da AuE é necessário que o projeto seja desenhado com a linha Pline. Não se deve utilizar a Line ou a Spline.
A ferramenta Pline, para quem já utiliza o CAD, inicialmente parece criar apenas segmentos de reta, o que não funcionaria para o nosso caso, onde queremos criar formas orgânicas, porém, a ferramenta polígono aceita um segundo comando que faz com que as linhas retas sejam modificadas para curvas. Este comando se chama Arco, e pode se acionado clicando na letra A e pressionando a tecla Enter após definir o primeiro ponto da Pline.
Vamos utilizar esta função passo a passo para aprender:
Clique na ferramenta que está na barra Draw ou digite o comando PL ou PLine na barra de comandos do CAD:
Ao acionar o comando, como na ferramenta linha o CAD pedirá para especificar o primeiro ponto: para defini-lo podemos clicar com o botão esquerdo do mouse na área gráfica, ou digitar a coordenada.
O CAD pedirá o próximo ponto, podemos criar segmentos de reta, porém, como nosso objetivo é criar formas orgânicas vamos utilizar o comando Arco, clicando na tecla de letra A e depois em Enter. Desta forma o comando arco é acionado. Perceba que ao movimentar o cursor do mouse uma curva é formada a partir do último ponto que foi definido.
Uma dificuldade ao utilizar a opção Arco dentro do polígono é conseguir fazer com que o arco saia na direção e com o tamanho desejado. Para ter mais precisão com a opção Arco, vamos pressionar a tecla D de Direção. Com a opção Direção selecionada, vamos definir qual será o ponto onde o meio da nossa curva ficará, e logo em seguida clicar no ponto onde a curva terminará. Para isto, basta clicar na tela definido onde você deseja que o meio do arco seja fixado. Para finalizar, clique no ponto final do arco. Além disso, caso o arco não tenha saído da forma desejada, pode ser alterado clicando na linha e posicionando os pontos da forma desejada.
Viu como é simples e prático utilizar a ferramenta polígono para desenhar curvas?
Agora que criamos a forma com a ferramenta Pline podemos preenchê-la utilizando o boundary. Para preencher a forma, vamos selecionar a planta TUUL.
Em seguida, vamos selecionar o tipo de preenchimento, que no caso será hachura.
Agora, basta clicar no tipo de inserção Boundary e clicar no interior da forma que criamos.
Outra opção seria aplicação de divisor na forma orgânica aberta.
Vamos selecionar a opção divisor na barra de ferramentas do AutoLANDSCAPE, e selecionar o divisor desejado.
Agora, basta clicar no tipo de inserção converter uma Pline e clicar na linha orgânica que criamos.
Pronto! Agora nós temos a forma orgânica criada com a ferramenta Pline, preenchida com hachura e uma linha orgânica preenchida como divisor.
Vídeo tutorial:
Veja também:
AutoLANDSCAPE 2022: Esquema de plantio
AutoLANDSCAPE- Dica 4 de 5: Configuração de CTB no AutoCAD
AutoLANDSCAPE 2022: converter PLINE em curva de nível
Anterior Próximo