AutoLANDSCAPE: Considerações sobre a escala do desenho

Autor: Arq. Paulo Bracher Jr. - Data: 30/11/2006

Como sabemos, os programas de CAD permitem que se desenhe usando qualquer sistema de medidas, pois o CAD usa Unidades de Desenho (Drawing Units) para desenhar e essas Unidades de Desenho podem representar, na realidade, metros, centímetros, polegadas, etc. e podem ser impressas em qualquer escala. Por isto, para imprimir o desenho, é preciso definir o tamanho em que as unidades de desenho (drawing units) serão impressas e qual será a unidade real que servirá de base para o desenho. Recomendamos que se use, como unidade real, Metros (m). O AutoLANDSCAPE permite o trabalho em metros, centímetros ou milímetros.

O desenho no CAD deve ser feito em tamanho natural, já que a escala vai existir somente no papel. Não faz sentido desenharmos em 1/100 por exemplo. Desenhamos em tamanho natural (1m = 1m) e, no momento da impressão, configuramos a escala. A atenção à escala de impressão será necessária quando formos usar textos e hachuras no desenho. Os textos e hachuras devem ter seus tamanhos definidos em função da escala em que o desenho será impresso, para não se correr o risco delas ficarem muito grandes ou muito pequenas.

O AutoLANDSCAPE trabalha com o conceito de escala de plotagem, ou seja, ele já calcula o tamanho dos textos, hachuras e símbolos (no projeto executivo) em função da escala em que você irá imprimir o desenho. Assim, você define no AutoLANDSCAPE a escala de plotagem e o AutoLANDSCAPE desenha os textos e hachuras com o tamanho correto.

Para definir o padrão da escala de plotagem, você pode usar a caixa "escala de plotagem" na tela de configuração do AutoLANDSCAPE ou, para mudar a escala de um desenho, use a caixa "1 / escala" da barra de ferramentas do programa, conforme podemos ver na figura abaixo:



A escala de impressão pode ser mudada enquanto o desenho está sendo elaborado, mas deve-se ficar atento a ela quando formos colocar textos e hachuras para evitar que estes elementos não saiam da maneira desejada.

Como exemplo, colocamos duas imagens abaixo com o mesmo desenho, mas, no primeiro, com a escala configurada para 1/100 e, no segundo, 1/500; perceba a diferença:


Desenho na escala 1/100


Desenho na escala 1/500

Apesar dos textos e das hachuras terem ficado com tamanhos diferentes nas imagens acima, caso a primeira seja impressa em 1/100 e a segunda em 1/500 eles terão o mesmo tamanho no papel.

Abaixo, colocamos uma imagem com duas viewports. Essa imagem é gerada no Paper Space do CAD, que é o local onde configuramos o papel de impressão. Na primeira, usamos a escala 1/100 e, na segunda, 1/500. É fácil perceber que os desenhos estão em escalas diferentes mas as HACHURAS e TEXTOS estão do mesmo tamanho; ou seja, no papel, esses elementos terão os mesmos tamanhos.



Se medirmos, no Model Space (o local onde desenhamos no CAD) a distância entre as linhas das hachuras, por exemplo, veremos que são diferentes. Na escala 1/500, as distâncias entre as linhas e o tamanho dos textos, são 5 vezes maiores que na escala 1/100, mas no Paper Space podemos ver que essas dimensões não variam.

Ou seja, para ajustar o tamanho dos textos e das hachuras o AutoLANDSCAPE utiliza a seguinte fórmula:

Escala no model = tamanho impresso X sistema de medidas X escala para impressão

Isto quer dizer que na tela de configuração do programa ao se indicar o tamanho 2 para os textos das chaves este tamanho significa 2mm impressos no papel, o tamanho que será desenhado no CAD dependerá da escala.

Portanto, como o AutoLANDSCAPE irá ajustar o tamanho da hachura à escala de impressão, o valor ESCALA que é definido na tela de configuração de hachura não faz referência ao valor escala utilizado na tela de hachuras do AutoCAD.



Enfim, com o AutoLANDSCAPE você não precisará se preocupar com o tamanho dos textos e hachuras, somente precisará definir a escala correta, que dependerá do tamanho do papel a ser usado na impressão e do bom-senso.

Bom trabalho !


Compartilhar:



Cursos online ao vivo da AuE Software!

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



1 - Autor: beatriz - Data: 09/11/2009

nada para falar



2 - Autor: Jose Firmino - Data: 25/01/2009

Muito bem explicado, bem didático. As apostilas de autocad deveram ser assim.
De mais uma prolongada sobre o assunto.




Entrevista
Botânica
Dicas Técnicas
Novidades
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 3 No 30 / Novembro de 2006

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Projetos do Paisagista Felipe Abreu Muzel
Projetos do Paisagista Felipe Abreu Muzel

Paisagista Felipe Abreu Muzel

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*