Cineasta produz documentário sobre Paisagismo no Brasil: 8 visões da paisagem
Autor: Elisângela Sudré - Data: 14/08/2012
De 1998 a 2012 foram 12 filmes entre curtas, ficção e documetários. Elizabeth Salgado estudou na conceituada Escola de Cinema e Televisão de Amsterdã, Holanda; e recentemente defendeu sua dissertação no mestrado em Cinema e Audiovisual Contemporâneo da Universidade Pompeu Fabra, Barcelona, Espanha.
Recém chegada ao Brasil e se estabelecendo no Rio de Janeiro desde janeiro deste ano, Elizabeth Salgado volta mergulhada em vários projetos. Um desses trata-se do seu documentário sobre o Paisagismo no Brasil "8 visões da paisagem". Aqui nesta entrevista ela nos falará mais sobre como tudo aconteceu, por que as pessoas entrevistadas se tornaram peças fundamentais na história atual do paisagismo e quais foram os registros minêmicos que este trabalho lhe causou, no depois. Além de nos mostrar um teaser do seu documentário, em que você poderá conferir uma prévia do que vem por aí.
Como surgiu a idéia de realizar este documentário ?
A idéia surgiu de um bate papo com um amigo apaixonado pelo paisagismo, e patrocinador deste projeto (risos), sobre como as cidades do Brasil seriam muito mais agradáveis se a paisagem natural fosse mais cuidada. Conversamos sobre paisagismo e sinceramente eu não sabia que a profissão estava crescendo no Brasil e que temos grandes profissionais na área. Na minha ignorância eu só conhecia o Burle Marx. De repente surgiu a idéia de fazer um curta documentário sobre o assunto.
Como será abordado o tema Paisagismo no Brasil no documentario?
O meu interesse é mais na visão e processo criativo de cada paisagista, um filme bem pessoal mesmo. Acho que eles refletem o paisagismo no Brasil hoje.
Quem foram os entrevistados?
Luciano Fiaschi, Benedito Abbud, Rosa Kliass, Gilberto Elkis, Marcelo Novaes, Neusa Nakata, Maria Cecília Gorski e Cláudia Souza Ramos.
Porque foram selecionados estes profissionais?
O Guilherme Motta (patrocinador) me deu uma lista de paisagistas e escolhemos cinco que achamos representar o paisagismo no país hoje. Através destes conseguimos o contato com três outros, incluindo a Rosa Kliass que é um ícone do paisagismo em nível mundial. Claro que tem outros nomes importantes que eu gostaria de entrevistar mas o filme ficaria muito longo.
Quais suas descobertas a partir deste trabalho ?
Nossa foram muitas. Agora tenho mais olhos para os projetos de paisagismo dentro de uma cidade. Uma grande descoberta é que o que não falta são projetos para que as cidades respirem e fiquem mais agradáveis, humanas mesmo. Uma pena o governo e as grandes empresas investirem tão pouco no meio onde vivemos. Parques, áreas de lazer, a natureza são elementos muito importantes para o estímulo do ser humano. Viver na sujeira, no cinza e sem espaço para respirar e relacionar um com o outro é muito triste, tenso e desumano.
Quando você pretende concluir o documentário ?
Em setembro.
Este documentário pode ser útil em sala de aula em cursos de Paisagismo. Como as pessoas poderão acessar o documentário ? Como você pretende divulgar este filme?
Vamos enviar para universidades, escolas (ou cursos) de paisagismo, mostras e outros meios de acesso. Espero fazer uma pré-estréia no SENAC de São Paulo. No mais, minha experiência é que cada filme toma seu próprio rumo depois da divulgação básica.
Veja o Teaser do documentário aqui:
O site da cineasta http://www.elizabethsalgado.com
Anterior Próximo