Entrevista: Arquiteta Paisagista Patrícia Palloni
Autor: Regina Motta - Data: 10/10/2015
Temos o prazer de publicar a entrevista da Paisagista Patrícia Palloni que nos fala sobre seu trabalho como Arquiteta e Paisagista na região de Marília, São Paulo.
AuE Paisagismo:Faça uma apresentação pessoal e de sua empresa. Gostaríamos de conhecê-la melhor.
Meu nome é Patricia Palloni, sou formada em Arquitetura e Urbanismo e possuo uma empresa que une Arquitetura, Paisagismo e Agronomia, projetando e implantando jardins e reflorestamento em Marília e região.
Acredito ser muito importante a união de Arquitetos Paisagistas e Engenheiros Agrônomos, pois os conhecimentos das duas áreas se completam, e o cliente se beneficia com esta união, obtendo um resultado satisfatório no trabalho contratado.
AuE Paisagismo: Como foi a sua escolha desta profissão de paisagista? Quais as dificuldades que encontra e quais a maiores alegrias?
O curso de Arquitetura e Urbanismo abrange muitas áreas, gosto de todas elas, mas o paisagismo é o meu foco principal talvez devido as minhas referências emocionais, pois vivi no interior do Mato Grosso do Sul, na cidade de Nova Andradina e tive muito contato com a terra e com o verde.
Gostaria que o paisagismo fosse mais valorizado e mais difundido. Tem muitas pessoas implantando jardins sem o menor conhecimento. Todos perdem com isto: nós profissionais e, claro, o cliente que, por falta de informação, percebe o resultado no final, ficando insatisfeito, desvalorizando seu imóvel e fazendo um mau investimento. Uma outra dificuldade é a conscientização da importância da irrigação e manutenções. A maior alegria é ver o projeto implantado e o cliente satisfeito.
AuE Paisagismo:Como fazer para integrar o gosto do cliente, com a obra arquitetônica e a seleção adequada de espécies botânicas em um projeto paisagístico?
O paisagismo é a "alma" da casa. A primeira preocupação, em minha opinião é tentar traduzir o que o cliente gosta, para que o trabalho final seja satisfatório; desta forma conseguimos extrair o estilo do projeto. O passo seguinte seria saber o que ele espera deste espaço, quais as suas necessidades, a intimidade que ele tem com o verde, quem vai cuidar destes espaços.
A partir destas informações, vem o estudo técnico como adequar o gosto do cliente à obra arquitetônica, se as plantas serão de baixa manutenção ou não, insolação, ventilação, cores, contrastes, texturas, volumetria, iluminação, circulações de pessoas e veículos, se possuem animais, estudar os projetos de hidráulica e elétrica. Com todos estes parâmetros, acredito que podemos atender às expectativas do cliente.
AuE Paisagismo: Como você faz a seleção das espécies botânicas? Você leva em consideração a frequência de manutenção no processo de escolha?
Sim, claro. Como citei acima, é muito importante saber qual a relação do cliente com o jardim. Devemos alertá-lo que estamos trabalhando com seres vivos e que precisam de cuidados, pois o que deveria ser uma alegria poderá vir a se tornar uma "dor-de-cabeça".
AuE Paisagismo:Tem facilidade em conseguir as espécies desejadas para os projetos? Sabe que a Aue Soluções mantém um site o https://paisagismodigital.com que tem o objetivo de facilitar a vida do profissional e do cliente, disponibilizando fornecedores de produtos e serviços de paisagismo sem qualquer custo adicional para ambos, bastando um clique para encontrar o que precisa?
Consigo a maioria das plantas que indico em meus projetos e utilizo muito o site da Aue Soluções que facilita e muito a minha busca por fornecedores e produtos.
AuE Paisagismo:Você faz a implantação e manutenção de seus projetos?
Sim, implantamos e fazemos algumas manutenções, com mão-de-obra eficiente. Fazemos questão do acompanhamento no momento da implantação que é imprescindível, para que tenhamos qualidade no plantio e para que o projeto saia exatamente como proposto. O cliente não precisa se preocupar com nada. Apresentamos o projeto, executamos e fornecemos todos os produtos necessários.
AuE Paisagismo:Como o paisagismo pode contribuir na qualidade de vida da população?
É necessária a conscientização da importância da vegetação em todos os espaços. Nos espaços urbanos notamos a concentração de poluentes no ar e na água, a degradação do solo. A criação de espaços verdes gera muitos benefícios como conforto térmico, diminuição da poluição sonora e visual. Estes benefícios estão ligados à recreação e ao convívio social.
No ambiente hospitalar já foi comprovada a eficácia na recuperação mais rápida de pacientes cujo quarto possui janela com vista para o jardim. Os espaços verdes proporcionam tranquilidade e conforto em todos os ambientes, tornando-os mais agradáveis, produtivos e acolhedores.
AuE Paisagismo: Qual o papel do paisagismo em um empreendimento imobiliário?
O paisagismo tornou-se um aliado importante para valorizar qualquer imóvel, e este pode ser um dos pontos principais no momento da escolha de onde morar ou trabalhar do cliente. As pessoas buscam espaços bonitos para aproveitar com a família e amigos, ou ter como ambientes de trabalho.
AuE Paisagismo:Como você utiliza o PhotoLANDSCAPE.em seu dia-a-dia profissional? Quais as vantagens de usar os programas?
Sempre trabalhei com imagens, pois é difícil passar o imaginário para o cliente. O paisagismo é um investimento que o cliente faz e ele precisar saber o que está adquirindo.
Existem alguns programas que podemos utilizar para estes fins, mas exigem uma demanda de tempo muito grande e se tornam inviáveis.
| A vantagem do PhotoLANDSCAPE é por ser um programa voltado para o paisagismo, com um banco de imagens excelente, é rápido e simples de ser trabalhado, com um resultado muito bom para apresentação dos projetos, facilitando a visualização para o cliente. | | |
AuE Paisagismo: Qual seria a sua recomendação para os jovens que se decidem pela profissão de Paisagista?
Que estudem muito como em qualquer outra profissão, que mantenham o nível de apresentação do projeto para todos os clientes, que sejam éticos e sinceros, procurando sempre o aprimoramento.
AuE Paisagismo: Dentre os projetos que você realizou, qual deles vocês destacaria? Conte-nos um pouco sobre este projeto.
São todos muito especiais feitos com muita dedicação e carinho. Um deles é o projeto para empresa Brudden, na cidade de Pompéia-SP. E os outros são projetos residenciais, que foram implantados na cidade de Marília - SP.
Este projeto na cidade de Pompéia marcou o início do nosso atendimento a empresas. Foi desafiador e muito especial. Era um jardim de estilo japonês e os clientes tinham o desejo de mudar. Foi proposto transformar uma escada já existente em um grande deck de madeira, contornando seu lago com carpas, criando caminhos coloridos e demarcados com palmeiras ornamentais como a Bismarckia nobilis e Washingtonia filifera. Uma pérgula em madeira com bancos e painel vertical com Cyperus compressus. Fiquei muito feliz em corresponder às expectativas.
Anterior Próximo