Frederico Maia Haun, Rain Bird Brasil Ltda., Irrigação em Paisagismo

Autor: Regina Motta - Data: 12/05/2015

O poder da irrigação em áreas verdes se torna cada vez mais visível nos dias em que a água se tornou um bem escasso e, por isto, muito mais valioso. No Brasil, esta prática veio se aprimorando com os anos e hoje o profissional de irrigação qualificado tem o seu préstimo no mercado.
Conversamos com o profissional Frederico Maia Haun, Gerente de Serviços Brasil, CLIA - Auditor Certificado para Irrigação Paisagística, Rain Bird Brasil Ltda.

AuE Paisagismo: Gostaríamos de saber um pouco mais sobre você. Como foi a sua escolha por esta profissão?

Frederico: Me formei em Engenharia Agronômica na UFV e, já na faculdade, me apaixonei pela área de irrigação. Comecei no segmento de paisagismo trabalhando no Rio de Janeiro e posteriormente em Minas Gerais, até ser convidado a assumir o departamento de serviços da Rain Bird.



AuE Paisagismo: Qual a importância de se ter um projeto de irrigação?

Frederico: Um sistema de irrigação requer conhecimentos e domínio de disciplinas diversas como hidráulica, elétrica, plantas, solo, paisagismo, etc ... Um projeto mal elaborado pode comprometer a instalação e a manutenção futura. Pode ainda levar a consumo exagerado de água e energia. Daí a importância de um bom planejamento e estudo por um profissional que detenha conhecimento das técnicas de irrigação.

AuE Paisagismo: Qual a importância de um sistema de irrigação para um jardim?

Frederico: Belos jardins influenciam e impressionam pessoas, de todas as idades e classes, em qualquer lugar. Um sistema automatizado é bem mais eficiente e econômico que a irrigação manual. Aplicando somente a quantidade de água necessária, em dias e horários pré-determinados, conseguimos melhores resultados com menores recursos.

AuE Paisagismo: Quais são os fatores a se considerar quando trabalhamos com projeto de irrigação?

Frederico: Projetar conforme a necessidade do cliente. Buscar a melhor solução técnica baseada em princípios de economia de água e energia e projetos que incorporem o conceito de Uso Inteligente da Água.



AuE Paisagismo: Como um bom projeto de irrigação pode contribuir para a economia de água?

Frederico: A contribuição pode vir do uso de equipamentos adequados às diversas situações do paisagismo, mais eficientes na aplicação de água, com menor consumo de energia. Técnicas permitem a irrigação em função do clima, da ocorrência de chuvas e da umidade presente no solo.

AuE Paisagismo: Qual o papel da irrigação neste momento de escassez de água no Sudeste?

Sistemas de irrigação paisagística adequadamente projetados, instalados, mantidos e administrados reduzem grandemente o desperdício de água.

A irrigação por água de reuso (águas cinzas), ou o aproveitamento das águas de chuvas, são técnicas que contribuem para a reposição dos mananciais de água, utilizando o solo como filtro natural para a reciclagem da água contaminada nos grandes centros.

AuE Paisagismo: Existe algum incentivo do Governo para os sistemas de irrigação?

Frederico: No Brasil já observamos, em algumas áreas com escassez, esforços para a conservação da água. Com o tempo, estes esforços poderão se tornar a base para uma política coordenada de uso racional da água, incluindo incentivos e subsídios. Por outro lado, os municípios já poderiam, por exemplo, exigir a apresentação do projeto de irrigação para aprovação antes da construção dos jardins.

AuE Paisagismo: Para quem quer ingressar neste mercado como profissional, quais seriam os primeiros passos, no seu ponto de vista?

Frederico: Sem dúvidas a capacitação através de treinamentos especializados. Nas faculdades brasileiras ainda não aprendemos técnicas específicas da irrigação paisagística. O profissional deve buscar esta complementação.

AuE Paisagismo: Quais são as entidades de classe do setor de irrigação e as boas publicações para este público?

Frederico: A ABID - Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem é a principal entidade do setor. Além da sua própria publicação, são várias as outras existentes: Irrigazine, Jornal da Itograss, Revista Natureza, são alguns exemplos de publicações que veiculam reportagens direcionadas para a irrigação paisagística e de gramados esportivos.

AuE Paisagismo: Sabemos que, hoje, em qualquer área de trabalho, o conhecimento e a formação técnica é a chave do sucesso. Para quem se está na área de irrigação ou pretende ingressar na mesma, onde procurar este conhecimento?

Frederico: A Academia Rain Bird é uma iniciativa da nossa companhia, como parte da nossa missão de formar profissionais de irrigação para os mercados mundiais. Nos EUA e Europa, este formato já é reconhecido por alguns órgãos de Educação e Certificação. No Brasil, já aplicamos com absoluto sucesso este mesmo formato há 15 anos. Importante frisar que a Academia é concebida para formar profissionais de irrigação. Os treinamentos são desvinculados da nossa marca.

AuE Paisagismo: A sua Empresa Rain Bird promove cursos e treinamentos para Irrigação, contribuindo para que mais e mais profissionais atuem neste mercado. Quais os cursos previstos para os próximos meses?

Frederico: O próximo evento da Academia Rain Bird será em Junho, dias 22 a 26, em Belo Horizonte. Depois teremos outro evento em Outubro, entre os dias 26 e 30, em Fortaleza.

AuE Paisagismo: Gostaríamos de saber mais sobre o Curso de Irrigação previsto para junho, em Belo Horizonte, onde a AuE Software dará uma aula sobre o nosso Software HydroLANDSCAPE.

Frederico: Será a 26ª Edição da Academia. Vamos oferecer um total de 9 módulos (cursos) sobre os mais diversos assuntos relativos à irrigação paisagística e de gramados esportivos, perfazendo um total de 76 horas de treinamento. Os treinamentos ocorrem de forma simultânea em duas salas, separadas por nível de capacitação. Os treinamentos envolvem várias práticas onde o aluno poderá aplicar o conhecimento adquirido.



AuE Paisagismo: Qual a sua mensagem para aqueles que estão iniciando na profissão?

Frederico: Como Agrônomo, sei que o segmento de irrigação paisagística e para gramados esportivos é pouco abordado nas universidades. De outro lado, assistimos a um mercado ascendente e carente de profissionais. E para quem ainda não decidiu investir na capacitação de seus colaboradores:

"É melhor treinar pessoas e administrar o risco delas deixarem a companhia, do que não treiná-las em nada e correr o risco delas ficarem".



Compartilhar:



eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



1 - Autor: Fernanda - Data: 27/01/2017 10:51:01

Bom dia, por gentileza me informar quando começa o curso, tenho interesse em faze-lo. obrigada


AuE Responde: Fernanda, ainda não temos cursos agendados, quando tivermos anunciaremos na revista. Mas você pode fazer o curso online, sem precisar sair de casa. Já tem o HydroLandscape? Pode marcar uma demonstração online gratuita
Agende aqui: http://www.auesoftware.com/AgendarTeste.aspx?vCodProd=95&ln=pt-BR




Entrevista
Entrevista: Paisagista Juny Carvalho: O Norte de Minas Gerais e suas riquezas ambientais
Entrevista: Paisagista Juny Carvalho: O Norte de Minas Gerais e suas riquezas ambientais

O paisagismo é uma área ampla e rica, que nos possibilita aprender muito com o meio ambiente

Frederico Maia Haun,  Rain Bird Brasil Ltda., Irrigação em Paisagismo
Frederico Maia Haun, Rain Bird Brasil Ltda., Irrigação em Paisagismo

Um projeto mal elaborado pode comprometer a instalação e a manutenção futura. Pode ainda levar a consumo exagerado de água e energia.

Leonardo Pace, gerente da Hunter Brasil fala sobre irrigação
Leonardo Pace, gerente da Hunter Brasil fala sobre irrigação

A irrigação foi, é e sempre será uma ferramenta fantástica para assegurar o aumento da produção com um produto final de melhor qualidade,

Lançamentos
LandMANAGER 2016: Criando uma lista de tarefas
LandMANAGER 2016: Criando uma lista de tarefas

Veja como criar e gerenciar uma lista de tarefas de modo simples e rápido com o LandManager 2016.

AuE Software 2016 - Melhores produtos, melhores formas de aquisição.
AuE Software 2016 - Melhores produtos, melhores formas de aquisição.

Conheça a nova AuE Software - Melhores produtos, melhores formas de aquisição. Novas possibilidades.

Dicas Técnicas
HydroLANDSCAPE 2016: Interpolação por curva de nível e visualização 3D do terreno
HydroLANDSCAPE 2016: Interpolação por curva de nível e visualização 3D do terreno

Veja como fazer a interpolação por curva de nível e as novas visualizações em 3D do terreno com o HydroLANDSCAPE, o seu programa de irrigação

PhotoLANDSCAPE 2016: Mais naturalidade nos objetos 3D
PhotoLANDSCAPE 2016: Mais naturalidade nos objetos 3D

Veja como dar maior naturalidade aos objetos 3D com texturas no PhotoLANDSCAPE 2016.

AutoLANDSCAPE: Coletânea de matérias da versão 2016
AutoLANDSCAPE: Coletânea de matérias da versão 2016

Fique por dentro do que foi mostrado até agora sobre a versão 2016 dos programas de paisagismo e irrigação.

Ecologia
A árvore suporte do mundo no espaço urbano
A árvore suporte do mundo no espaço urbano

Em Portugal existem ainda verdadeiras raridades como o complexo vegetal da Serra da Arrabida e a Laurisilva na Ilha da Madeira

Notícias
Telhados verdes em Recife serão obrigatórios nos novos edifícios
Telhados verdes em Recife serão obrigatórios nos novos edifícios

Conheça o Projeto de Lei do Executivo que obriga a instalação de telhados verdes nos novos edifícios

Telhados verdes são sustentáveis?
Telhados verdes são sustentáveis?

O telhado verde é, talvez apenas abaixo das placas fotovoltaicas, o detalhe construtivo mais comentado no mundo da sustentabilidade.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 11 No 131 / Abril de 2015

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Projetos do Paisagista Felipe Abreu Muzel
Projetos do Paisagista Felipe Abreu Muzel

Paisagista Felipe Abreu Muzel

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*