HydroLANDSCAPE 2018: Trocando válvulas e bombas na tela de dimensionamento
Autor: Camila Innocêncio - Data: 09/01/2018
Ao realizarmos um projeto de irrigação, é muito comum deixarmos para definir a bomba após dimensionarmos todos os demais elementos. Desta forma garantimos que o item escolhido será suficiente para suportar as demandas daquele sistema de irrigação. Na "Revista AuE Paisagismo digital" deste mês veremos como definir a bomba ideal para seu projeto e realizar trocas de válvulas já inseridas no desenho, caso seja necessário.
O primeiro detalhe a ser observado é a forma com que definimos a origem do projeto. Portanto, na barra de ferramentas do HydroLANDSCAPE devemos clicar na opção "Origem".
Em seguida uma janela será aberta, e nela devemos escolher se a origem do projeto será um hidrômetro ou uma bomba, neste caso utilizaremos a segunda opção. Em seguida, na aba "Capacidade de desenho do sistema" devemos marcar a opção "Dimensionar depois" e clicar em "Incluir". Feito isso, posicione a origem em seu desenho no CAD.
Após inserir todos os demais itens de irrigação em seu projeto (aspersores, gotejadores, válvulas e tubos) devemos clicar em "Dimensionar" na barra de ferramentas do HydroLANDSCAPE.
Na nova tela que será aberta devemos clicar em "Circuito" para realizar a verificação das ligações no projeto; depois em "Dimensionar LL" (linha lateral) e por último em "Dimensionar LP" (linha principal).
Após dimensionarmos o nosso projeto, verifica-se que existe um erro na origem devido ao fato de não termos selecionado a bomba ainda.
Para definirmos a bomba devemos clicar no botão "Troca", na aba de propriedades no lado direito da tela.
Na janela que será aberta, temos alguns dados que podem ser preenchidos para detalhamento da casa de bombas, caso não queira deve-se clicar em "Avançar".
Em seguida, selecione a bomba desejada (observando os valores calculados para "Altura manométrica" e "Vazão máxima") clicando na faixa de pressão e vazão adequados , disponível no campo "Perfomance". Para finalizar clique em "Concluir".
Para realizar a substituição de válvulas já inseridas no projeto, o procedimento é muito semelhante, bastando selecionar a válvula no desenho e clicar no ícone "Troca".
Em seguida escolha a válvula desejada e clique em "Selecionar".
Para finalizar basta clicar novamente em "Circuito" para que o sistema refaça os cálculos utilizando a nova válvula e atualize as informações do item (no lado direito da tela).
Veja também:
Identifique melhor os aspersores e bocais personalizando as chaves no HydroLANDSCAPE
HydroLANDSCAPE para projetos agrícolas
Novos tubos inseridos no HydroLANDSCAPE 2018
Irrigação em 3D com HydroLANDSCAPE 2018
HydroLANDSCAPE 2018: Inserindo Fios
HydroLANDSCAPE 2018: Como obter o detalhamento das bombas em seu projeto de irrigação
Anterior Próximo