Incluindo novo mobiliário: VisualManager - MaterialEdit
Autor: Brenda de Melo Esteves - Data: 27/05/2022
A nossa série de dicas técnicas deste mês, será especial banco de dados, onde vamos te ensinar a inserir um novo mobiliário do zero na nossa nova base de dados! 
Nesta quarta etapa, vamos aprender um pouco sobre o nosso programa MaterialEdit, que é o programa que cadastra e edita a textura dos 3Ds que vão aparecer no VisualPLAN. Esse processo é usado para criar as coleções de textura que vão ser usadas nos mobiliários, mas também podem ser usadas para criar paginação de piso, parede e plantas.
Antes de começar a criar, vamos entender um pouco sobre este software. Para isso, vamos abrir o VisualManager, filtrar por mobiliário e encontrar no canto inferior direito da tela, nosso botão de acesso ao software. 
 
 Abrindo o software. 
 
Logo de início, já temos a tela de cadastro de novo material, e ela se subdivide em: 
Material: Visualização do material aplicado em um sólido e atualizado em tempo real conforme a edição dos mapas.
Categoria: Este botão te mostra todas as opções de tipos de material que podem ser inclusos. Atualmente estão listados: Opacos, transparentes, polidos, reflexivos e água.
Cada categoria tem um tipo de ficha a ser preenchida, que é alterada automaticamente a partir da seleção do tipo de material que você quer criar.
imagens: essa parte serve para que você inclua as camadas pertencentes ao material. 
Aqui você precisa inserir: 
Imagem difusa: Imagem base. Se trata literalmente da imagem que você quer que seja usada como a textura. Portanto, esse campo é de preenchimento obrigatório. Imagem especular: Imagem derivada da imagem base. Se trata de uma camada auxiliar que é extraída da imagem base para servir de brilho. Ela vai ser a responsável por deixar o seu material polido. Não se trata de um campo obrigatório, visto que um material opaco não tem brilho, então não é usada nesses casos.Imagem de Vetores Normais: Também conhecida como bump, se trata de uma imagem também derivada da imagem base, que é extraída para que seja responsável por dar profundidade ao nosso material, e também não é de preenchimento obrigatório.Depois de salvar, você consegue ver o thumbnail deste material no campo "Material".
 
 Subdivisão da tela inicial. 
 
Roxo: Aqui você consegue colocar todas as informações necessárias em relação ao material. Lembrando que essas informações alteram de acordo com o tipo de categoria que você está inserindo.
 
 Lista de informações que você pode incluir no material. 
 
Além disso, temos essas menus que auxiliam na edição e adição dessas texturas. 
Início: Nessa guia temos algumas configurações gerais, tais como o tipo de sólido que você quer testar sua textura, inserir mais 3ds para teste, escala de mapeamento, e o ambiente de trabalho.
Exibir: Com a ajuda dessa guia, podemos configurar opções de câmera, fundo de trabalho, acabamento e iluminação. 
Renderizar: Aqui podemos renderizar imagens, intensidade da luz e sombra.
 
 Menus superiores. 
 
1 O primeiro passo pra criação do material, começa a partir de programas auxiliares que criam a textura. Nós usamos o PixPlant, ou Photoshop.
Já temos uma foto base, para que possamos extrair a textura da própria peça usada como referência. 
Portanto, vamos abrir o PixPlant, clicar em criar uma nova textura a partir de uma imagem, deixar em "Both" e dar ok. 
Agora, você pode encontrar a sua imagem de referência e selecioná-la. 
O Pixplant, por padrão realiza algumas alterações na imagem, então costumamos desmarcar as opções "Equalize Brihgness" e "Snap and Scale to Seed Pattern" para usar a foto sem nenhuma alteração.
 
 Inserindo imagem base no PixPlant. 
 
Com esse programa, é possível recortar partes da imagem que você não quer que sejam refletidas na textura. Além de que você pode alterar a escala, forçar horizontalmente, verticalmente ou 360°. É necessário entender que esse software não vai resolver todas as nossas questões, mas dentre essas, em alguns casos, é possível que ele consiga chegar bem próximo de um resultado ótimo, em que no qual a textura poderia facilmente ser editada e otimizada com a ajuda do Photoshop. 
 
 Gerando textura a partir de imagem com o uso do PixPlant.
 
A partir da imagem final extraída no PixPlant, foi possível editá-la com o uso do Photoshop e chegar em um bom resultado final.
 
 Textura final editada com o uso do Photoshop. 
 
2 Agora, podemos realizar o cadastro do novo material no MatEdit. Para isso, devemos retornar ao programa e cadastrar essa textura feita em Imagem Difusa. A partir disso, precisamos ponderar as situações. A textura que estamos trabalhando, é na realidade uma pintura que foi feita no espaldar e assento de um banco. Com isso, conseguimos entender que a nossa textura não precisa de uma auxiliar especular e nem de uma auxiliar de vetores normais. Já que a pintura na imagem não brilha, e a escala do concreto nessa área é pequena o suficiente para não precisar de uma profundidade. 
 
 Incluindo nova textura no banco de dados. 
 
Lembrando que você pode usar e abusar das configurações de visualização do software para testar bem a sua textura antes de finalizar o seu trabalho, testar a sua escala, aplicação em outras formas, etc.
Depois de salvar, já podemos voltar no nosso item do 3DEdit para aplicar o mapeamento correto. A textura para a parte com tintura branca da peça foi encontrado no banco de dados, então vamos inserir apenas a textura do espaldar e assento.
 
 Inserindo textura no 3DEdit. 
 
Agora nós já temos o nosso item utilizável e com as texturas corretas no VisualPLAN!
É necessário entender que o software associou qualquer planta humanizada ao item, visto que a nossa ainda não tem! Não perca a próxima dica técnica desta série, Incluindo novo mobiliário: VisualManager - 3DEdit - Fotos + Humanizada , onde vamos te ensinar a criar a planta humanizada e a foto renderizada do item pelo 3D Edit!
 
 Item no VisualPLAN. 
 
Na foto a seguir, foi exportada apenas o móvel e o piso renderizados do VisualPLAN. O conjunto de cenário foi colocado com o auxílio do Photoshop.
 
 Resultado final depois da aplicação do mapeamento de textura correto. 
 
Não deixe de ver as próximas etapas desse processo nas outras dicas técnicas!
*  Incluindo novo mobiliário: DataManager 
*  Incluindo novo mobiliário: DWGsManager 
*  Incluindo novo mobiliário: VisualManager - 3D Edit 
*  Incluindo novo mobiliário: VisualManager - 3DEdit - Fotos + Humanizada 
*  Incluindo novo mobiliário: VisualManager - Raster Edit 
*  Passo a passo: Incluindo novo mobiliário no banco de dados. 

Anterior Próximo