O Eng. Agrícola Fernando Echeandia apresenta a Branica SAC e seus objetivos
Autor: Victor Charris - Data: 17/04/2017
AuE Paisagismo:
AuE Paisagismo: Conte-nos sobre a sua empresa. Como começou a sua carreira?
- O nome da nossa empresa é Branica SAC, o seu principal objetivo é o desenho, venda e instalação de sistemas de irrigação para a agricultura e jardinagem. Nós estamos dedicados a esta atividade há 10 anos, inicialmente como pessoas independentes, e depois, devido ao crescimento da demanda foi necessário transformar-nos em uma sociedade chamada Branica SAC ou Branica Riegos, que opera na região de Nor-Oriente do Peru, especificamente na região de San Martin, com sede na cidade de Tarapoto, na selva peruana.
AuE Paisagismo: Como você escolheu esta profissão? Quais são os seus maiores desafios e as suas maiores alegrias?
- Eu sou engenheiro agrícola e minha formação me dirigiu para me dedicar a esta atividade da engenharia de recursos hídricos, com o desenvolvimento de sistemas de irrigação. Nós concentramos nossos esforços no fornecimento de soluções de irrigação para pequenos agricultores, principalmente de cacau, que têm sido seriamente afetada pela falta de chuvas e redução da produtividade. Esta é um dos nossas maiores alegrias, poder fornecer soluções práticas e acessíveis de irrigação.
AuE Paisagismo: Como você estava trabalhando antes de usar o software? Qual foi sua maior dificuldade e o que ganhou com o uso de HydroLANDSCAPE em termos de tempo e de qualidade?
- Inicialmente, trabalhava com planilhas em Excel desenhadas por nós, mas não tínhamos um processo de desenho integrado, tínhamos a desvantagem de processar as informações por partes, ou seja, com AutoCAD separadamente da forma de planilha, o que não foi prático e exigiu mais tempo. Agora, com o uso de HydroLANDSCAPE o processo de desenho se concentra em uma única ferramenta que contém todas as informações, e todo o processo é muito mais rápido e com resultado confiável.
AuE Paisagismo: Por que você teve a idéia de usar o HydroLANDSCAPE? No processo de adaptação quão útil foi o curso?
- Chegou no momento em que precisávamos agilizar o processo de desenhar e começamos a procurar ferramentas (softwares) para nos ajudar. Nesse processo, identificamos várias ferramentas, incluindo HydroLANDSCAPE, que experimentamos e decidimos ficar com este software. Tivemos um processo de aprendizagem e adaptação através de um curso bem estruturado por 15 dias, durante o qual fomos acompanhados passo-a-passo pelos profissionais da AuE Software, e resolvendo nossas dúvidas. Agora, já estamos usando o software e quando temos um problema ou uma preocupação, recorremos para o Suporte On Line da AuE, que nos dá a solução rapidamente.
AuE Paisagismo: Entre os projetos realizados, qual você acha que foi o melhor? Conte-nos sobre estes projetos.
- Nós não poderíamos escolher um único projeto, porque todos eles têm algo que o fazem destacar, no entanto, os resultados de alguns nos marcou com satisfação.
Sistema de irrigação por micro aspersão para mudas de rapé
Foi instalado um novo viveiro para um grande produtor de rapé. O novo viveiro e o sistema de irrigação permite uma irrigação igual e eficiente, que gerou um gramado com melhor desenvolvimento e mais uniforme em tamanho.
Sistema de irrigação por gotejamento para um pequeno lote de maracujá
Instalação de um sistema de nebulização para um orquidário
Em seguida, a apresentação de um dos nossos projetos mais recentes, desenhados também com HydroLANSCAPE e pronto para execução.
Sistema de irrigação por gotejamento, numa plantação de cacau, num terreno de 2,18 hectares
AuE Paisagismo: Qual é o seu ponto de partida na concepção dos seus projetos?
- Antes do projeto hidráulico, achamos que o ponto de partida para o desenvolvimento de um bom projeto é uma boa e detalhada informação recolhida pelo setor que vamos irrigar. Este começa com uma visita para reconhecer o solo, o cultivo ou espécie de plantas, as características agronômicas, clima (evaporação diária, precipitação), o volume de água disponível, a qualidade da água e do solo. O segundo passo é fazer o levantamento topográfico, perimetral e altimétrico do terreno e todos os detalhes necessários: localização da fonte de água, distância da fonte de água, orientação da plantação. A precisão e riqueza da informação prévia é fundamental para o desenvolvimento do desenho e um sistema bem calculado.
AuE Paisagismo: Como vocês tem lutado com a atual situação econômica? Você faz alguma coisa diferente para ter mais visibilidade que sua concorrência?
- É uma pergunta muito importante. Atualmente as mudanças climáticas estão mostrando maior número de soluções concorrentes de irrigação (competição). Nós escolhemos uma estratégia personalizada com os nossos clientes e potenciais clientes:
- Ouvir ao cliente: ele sabe melhor o problema que tem e o que ele necessita. Isso ajudará a dar uma solução exata para sua necessidade real.
- Mostrar ao cliente todas as possíveis alternativas em qualidade e preço, vantagens e desvantagens de cada opção e sempre ser claro na definição da nossa posição sobre a opção mais conveniente.
- Rapidez na apresentação da oferta.
- Acompanhamento e suporte pós-venda.
- Estabelecer parcerias com os nossos fornecedores: Exclusividade ou volume de compras vs preço e suporte técnico.
AuE Paisagismo: Qual seria a sua recomendação para as pessoas que estão começando na sua área?
- A nossa primeira recomendação é começar com o tamanho que tenham, ou seja, passando de menos a mais, e gradualmente crescer de acordo com o desenvolvimento da sua atividade.
- Ter muita paciência e dedicação.
- Prepare-se bem, com formação contínua, e conhecer o mercado e os concorrentes.
- Utilizar um software apropriado, como o HydroLANDASCAPE.
AuE Paisagismo: Este ponto é livre. Nós criamos este espaço para que o Senhor escreva uma matéria ou texto numa frase escolhida por nós. O tema é "Como um sistema de irrigação projetado perfeitamente e desenhado, pode ajudar ao impacto ambiental e social?".
- A água é um recurso vital para a vida no planeta e para o desenvolvimento das atividades econômicas, mas ao mesmo tempo é um recurso escasso que cada ano que passa está se aproximando de uma disponibilidade de delicada condição, devido à mudança de clima em que todos países estão envolvidos. Nossa tarefa, de uma perspectiva profissional e ética, é dar soluções que sejam eficientes em primeiro lugar, para usar este recurso de forma racional, sem desperdício e que seja economicamente viável para fazer uso dele. A única forma de combinar essas condições é fornecer propostas de irrigação bem calculadas para que o dimensionamento das peças seja precisa no trabalho de distribuição de água e entrega das mesmas plantas, bem como precisas no seu valor econômico. A precisão no desenho permitem que o investimento seja em tamanho adequado e seu retorno no menor tempo possível, o que, juntamente com o aumento da produtividade, resultam em maiores rendimentos para os agricultores e suas famílias, cumprindo o objetivo social da nossa atividade.
Contato:
Branica Riegos
Facebook da Branica Riegos
Anterior Próximo