Pesquisa aponta que 45% do lixo da Baixada Fluminense vai para os rios.

Autor: Anita Cid - Data: 03/11/2009

Uma pesquisa realizada pela Secretaria do Ambiente no âmbito do Projeto de Limpeza do rio Pavuna-Meriti, que corta a Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, constatou que 45,83% dos moradores da região, ouvidos pelos entrevistadores, admitiram que os rios e canais que cortam a área são o destino final do esgoto doméstico. Mais: que apenas 16,42% dos moradores jogam o lixo em locais apropriados. E olha que já foram gastos vários bilhões de dólares para despoluição da baia da Guanabara. Diz os especialistas que a regra básica para despoluir a baía é parar de poluir os rios.

O estudo também apontou que, em meio ao lixo, carcaças de veículos e pneus, até mesmo jacarés foram vistos pelos moradores no rio Pavuna-Meriti. O levantamento foi divulgado pela Secretaria do Ambiente, na presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

Durante a divulgação da pesquisa, a Secretaria do Ambiente do entregou, em São João de Meriti, certificados aos 38 agentes ambientais que participaram de pesquisa.
Iniciado em novembro do ano passado, o projeto abrangeu os municípios de Nilópolis, Duque de Caxias e São João de Meriti e retirou 4.387 toneladas de lixo entre novembro de 2008 e abril de 2009 das margens e do rio Pavuna-Meriti. O rio Pavuna-Meriti tem 20 km de extensão, estendendo-se desde o Campo de Gericinó, passando por Nilópolis, São João de Meriti e Duque de Caxias até desembocar na Baía de Guanabara.


Compartilhar:


Anterior Próximo

 eBook: 20 plantas comestíveis para o seu jardim

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
0 + 9 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Dicas Técnicas
Ecologia
Notícias
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 6 No 65 / Outubro de 2009

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Paisagismo na Imobiliária Marista
Paisagismo na Imobiliária Marista

Paisagismo com alma goiana: Maria Carolina transforma espaços com técnica, arte e sustentabilidade no coração do Cerrado brasileiro.

Paisagismo no Edifício Lumens
Paisagismo no Edifício Lumens

Alessandra Villela, da Arte no Verde, une arte e sustentabilidade em paisagismo, destacando espaços verdes no Edifício Lumens para bem-estar urbano.

Jardins Secos da Jardeco
Jardins Secos da Jardeco

Wilber Zamora, fundador da Jar Deco, revolucionou o paisagismo com inovação sustentável, jardins secos e contraste tropical respeitando o meio ambiente.

Residência Flor do Sol
Residência Flor do Sol

Casa de 320m² no ES projetada para casal, com foco total em suas necessidades e estilo de vida, em condomínio residencial.

Projeto Paisagístico: Transformado Espaço com Cássia Dias
Projeto Paisagístico: Transformado Espaço com Cássia Dias

Cássia Dias elogia o AutoLANDSCAPE por revolucionar projetos executivos, simplificando processos como tabelas e etapas de plantio no paisagismo.

Casa Horizonte por Manuel Andrés Olarte Quintero
Casa Horizonte por Manuel Andrés Olarte Quintero

Paisagismo tropical na Colômbia: taludes e jardineiras com mistura de texturas, plantas atrativas para polinizadores e foco no bem-estar emocional naturalista

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!





Revista no seu E-mail

*
*
*
3 + 9 = ? *