Sérgio Chaves fala sobre o II ENAU e sobre a importância da arborização urbana

Autor: Anita Cid - Data: 03/06/2008

Sérgio Chaves é especialista em paisagismo, é pós-graduando pela Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro, com atuação no estado da Paraíba por mais de 20 anos. É Secretário da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Regional Nordeste/SBAU. Exerceu diversos cargos junto a Prefeitura Municipal de João Pessoa e Governo do Estado da Paraíba, entre eles, Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Assessor Especial e Sub-Chefe de Gabinete do Prefeito Constitucional de João Pessoa; Diretor do Departamento de Paisagismo; Diretor de Parques e Jardins; Diretor do Parque Zôo Arruda Câmara; Diretor de Urbanização da Secretaria de Administração do Governo do Estado da Paraíba, entre outros; Integrou a Comissão Técnica Tripartite Estadual da Paraíba; Coordenou os Encontros Nordestinos e Norte Nordeste de Secretários de Meio Ambiente; no ano passado foi o vice-presidente do I Encontro Nordestino de Arborização Urbana ocorrido na Cidade do Recife e presidirá o II Encontro Nordestino de Arborização Urbana, que ocorrerá de 18 a 20 de junho/2008, na cidade de João Pessoa.

AuE Soluções: O que será o II Encontro Nordestino de Arborização Urbana?

Chaves: O II Encontro Nordestino de Arborização Urbana - João Pessoa Verde para o Mundo, tem como objetivo principal discutir e trocar experiências sobre os principais temas relacionados com a arborização urbana, e contará com a presença de expressivos técnicos ligados à problemática ambiental. As cidades estão encontrando dificuldades para manter um equilíbrio harmônico, entre o meio ambiente e o crescimento demográfico. É inegável a importante função que a arborização e o paisagismo assumem na redução dos impactos gerados pela forma de ocupação e pelas atividades sócio-econômicas, o que representa um constante desafio para os profissionais que se dedicam a esta gratificante tarefa. Neste encontro serão debatidas importantes questões da Arborização Urbana: a pesquisa, a biodeteriorização e a dendrocirurgia de árvores urbanas, o planejamento com finalidade de maximizar as funções ecológicas, ambientais e estéticas da vegetação, espécies apropriadas, a produção de mudas, a manutenção, a legislação e a educação ambiental. Todos esses temas são da mais alta relevância para melhoria da qualidade de vida para os cidadãos.
Durante o encontro estaremos empenhados em fortalecer o processo de cooperação intermunicipal, discutindo a operacionalização de instrumentos básicos e ação articulada nas esferas federal, estadual e municipal.
Partindo então destas considerações, o II Encontro resultará numa proposta preliminar de concepção e configuração a ser observada na gestão ambiental, sobre estrutura de projetos, planos e programas, para o desenvolvimento e uso sustentável dos recursos naturais. Criando assim, uma oportunidade ímpar para que os municípios de toda a região discutam todos esses assuntos e troquem idéias, no sentido de encontrar as soluções para os diversos problemas relacionados à arborização urbana.

AuE Soluções: Qual é a expectativa de público?

Chaves: O Projeto tem expectativa de reunir em João Pessoa, um público de 200 especialistas em arborização e paisagismo urbano.

AuE Soluções: Quais são os principais atrativos do encontro?

Chaves: Bem, os principais atrativos do II ENAU serão, sem sombras de dúvidas, a presença de excelentes palestrantes que nos darão oportunidade de aprendizagem, bem como a participação de um público seleto que discutirá o avanço da arborização urbana no Nordeste e no Brasil.

AuE Soluções: A quem o evento se destina?

Chaves: Aos Empresários, Pesquisadores, Professores, Acadêmicos, Técnicos e demais interessados na área de arborização urbana.

AuE Soluções: Qual a importância do encontro Nordestino de Arborização Urbana para a região?

Chaves: Criar oportunidade ímpar para que os municípios de toda a região discutam os diversos temas em pauta e troquem idéias, no sentido de encontrar as soluções para os diversos problemas relacionados à arborização urbana.

As árvores e outros vegetais interceptam, refletem, absorvem e transmitem radiação solar, melhorando a temperatura do ar no ambiente urbano.


AuE Soluções: Quais as novidades do encontro para este ano?

Chaves: O Tema : "João Pessoa Verde Para o Mundo", é um programa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade de João Pessoa, que visa mostrar a recuperação e ampliação da vegetação nativa em áreas urbanas e de preservação no município de João Pessoa, bem como a conscientização e o engajamento de toda a sociedade no reflorestamento e no combate ao aquecimento global.

AuE Soluções: Como surgiu a idéia de convidar o diretor da AuE Soluções, Guilherme Motta, para proferir uma palestra no II ENAU?

Chaves: Já conhecia o Arquiteto Guilherme Motta, de outros eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de arborização Urbana, vim ter contatos mais estreitos, durante o X CBAU de Maringá-PR em 2006, quando tive oportunidade de participar de sua palestra, minha admiração também pelos trabalhos e os programas desenvolvidos pela Aue Soluções. Adquirimos dois programas junto à sua empresa, que nos deixaram extremamente satisfeitos, uma vez que nos tem ajudado bastante, nas elaborações dos nossos projetos de arquitetura e paisagismo.
Temos absoluta certeza que o Guilherme, apresentará no II ENAU, grandes novidades em sua palestra intitulada Representação Gráfica Digital em Arborização Urbana.

AuE Soluções: Como este evento contribuirá para aumentar a conscientização dos formadores de opinião e da população em geral?

Chaves: Adoção e aplicação de novas atitudes metodológicas na condução do processo da arborização urbana, adaptado à nossa realidade sócio-cultural, uma vez que a problemática ambiental em razão da sua complexidade, necessita de um planejamento mais flexível, capaz de adequar-se de modo permanente, sobretudo, implementar e aperfeiçoar o sistema de gestão da arborização urbana nos municípios nordestinos.

AuE Soluções: Qual a importância da arborização urbana no cotidiano das cidades?

Chaves: Arborizar uma cidade não significa apenas plantar árvores em ruas, praças e logradouros públicos, deve-se sobretudo atingir objetivos de ornamentação, melhoria microclimática e diminuição da poluição. As árvores e outros vegetais interceptam, refletem, absorvem e transmitem radiação solar, melhorando a temperatura do ar no ambiente urbano. O Meio Ambiente preservado é o legado que deixaremos para o futuro. Não é uma herança pessoal destinada a pessoas específicas, é um presente que oferecemos a todas as pessoas. Preservar é uma obrigação de todos, porém planejar e coordenar este processo são nossa atribuição, que a educação ambiental seja oportunizada a todas as faixas etárias, com o objetivo de co-responsabilizar a comunidade pelo cuidado com a arborização urbana.

AuE Soluções: Nós sabemos das dificuldades em organizar um evento da magnitude do II ENAU, a quem agradecer nesse momento?

Chaves: Agradecer a Deus, pela oportunidade de presidir este evento, a Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMAM, na pessoa do Secretário Antonio Augusto de Almeida e, em seu nome gostaria de agradecer a todas as pessoas que acreditaram na realização do II ENAU, ao Presidente da SBAU Dr. Pedro Mendes Castro, pelo apoio e confiança, ao Delegado Regional Nordeste José Ricardo Martins, parceiro fidedigno, aos ex-presidentes da SBAU Drs. Flávio Barcelos, Maria Alice Lourdes Bueno Sousa, Maria do Carmo Sanchotene e Jeanne Almeida da Trindade, pelos incentivos e prestezas, ao eterno Arborista Rudi Arno Seitz, pelos ensinamentos, dedicação e sua devoção a natureza, aos palestrantes e a todos os patrocinadores por acreditarem em nosso trabalho e à AuE Soluções pela oportunidade da entrevista.

Leia outra entrevista de Sérgio Chaves cedida à AuE Paisagismo Digital


Compartilhar:



eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



1 - Autor: Anderson Fontes - Data: 01/06/2008

parabéns gostaria de lembra o quanto venho lutando com Dr.º Sérgio Chaves para este encontro. Sou Diretor da Divisão de Botânica da SEMAM/ PMJP e sou associado da SBAU.



2 - Autor: jaqueline coelho - Data: 01/06/2008

excelente.




Entrevista
AuE Network
Dicas Técnicas
Novidades
Notícias
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 4 No 48 / Maio de 2008

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
 VILLE VERDI RESIDENCES – Belo Horizonte MG
VILLE VERDI RESIDENCES – Belo Horizonte MG

Paisagista Margareth Menezes Cortez

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*