AutoLANDSCAPE 2018: Como criar platôs e taludes com o auxílio do VisualPlan
Autor: Camila Innocêncio - Data: 17/05/2017
Como vimos nas edições anteriores da "Revista AuE Paisagismo digital" um dos novos recursos da versão 2018 do AutoLANDSCAPE é o VisualPLAN. Com ele, além do desenho técnico realizado através do programa, podemos obter de forma muito simples a planta baixa humanizada e a representação 3D de seu projeto paisagístico. Na edição deste mês, veremos como esta ferramenta pode nos ajudar a trazer uma representação mais realista da topografia de seu terreno através do 3D.
Com o projeto aberto no CAD, podemos criar o contorno do talude. Em seguida, devemos clicar no ícone VisualPLAN e aguardar que o projeto seja aberto na nova tela com sua visualização humanizada e em 3D.
Figura 1: Abrindo o projeto do CAD no VisualPLAN.
Nesta tela, para a criação de platôs, o primeiro passo é selecionar a ferramenta "Polígono" criar o contorno desejado seguindo as linhas feitas anteriormente no CAD e apertar "Enter" para concluir a forma. Lembrando que o desenho deve ser realizado na visualização em planta baixa.
Figura 2: Utilizando o polígono no VisualPLAN.
Em seguida, na aba "Terreno" e em "Criação de platôs" é preciso inserir a altura desejada no campo "Altitude" e preencher o campo "Inclinação" conforme desejado no projeto. Neste caso usamos o valor 3 (metros) para altitude e 45° para inclinação. Por último devemos clicar sobre o polígono criado e selecionar a opção "Converte".
Figura 3: Criando o platô no VisualPLAN.
Perceba que o talude desenhado na planta aparece na visualização 3D com as especificações definidas.
Figura 4: Representação do platô em 3D no VisualPLAN.
Para a criação de montes o procedimento é bem semelhante ao descrito anteriormente para os platôs. Neste caso, altera-se apenas os ícones a serem selecionados. Desta forma, deve-se desenhar o polígono, determinar suas alturas, selecioná-lo e clicar na opção "Converte" na aba "Criação de montes".
Veja também:
AuE 2018: Integração de projeto com HydroLANDSCAPE, AutoLANDSCAPE e VisualPLAN
AutoLANDSCAPE 2018: Criando a planta baixa humanizada de seu projeto com apenas um clique
AutoLANDSCAPE 2018: Utilizando o "DAP" no esquema de implantação das espécies no projeto
AutoLANDSCAPE 2016: Como alterar o padrão de layers dos itens
Anterior Próximo