Conheça os tipos de jardins usados pelos paisagistas
Autor: Tamiris Dolavale - Data: 17/05/2017
Quando falamos em paisagismo o que vem à sua cabeça? Uma área ou local onde é inserido plantas, não é isso? Também, mas o correto seria ao pensar sobre paisagismo, pensássemos também na existência de vidas, até porque o paisagismo não inclui apenas criar, planejar e executar, mas também trazer a natureza um pouco mais perto da vida e do cotidiano das pessoas, adaptando as plantas de diferentes tipos, cada qual com suas características e formas, em uma paisagem. Sendo ela natural ou não, em lugares externos e até internos, proporcionando leveza, beleza e ambiência.
No universo paisagístico não existe um projeto igual ao outro, e dessa forma é exigido do profissional que lida com a área explorar seu senso artístico, pois está diretamente ligado com o local no qual será inserido. Para definirmos o paisagismo que queremos, seja em nossa residência, local de trabalho, praças, e outros lugares afins, além de ser necessário fazer um estudo e uma escolha minuciosa pelo profissional, é preciso ter em mente a variedade de opções, técnicas de plantios e estilos, para podermos observar uma diversidade maior e optar pelo tipo que mais se enquadra nas características do que buscamos.
Existem diferentes tipos de jardins, abaixo listaremos de maneira breve cada um.
JARDIM RURAL
Fonte: Pixabay
Este tipo de jardim é adaptado a ambientes rurais como fazendas, sítios, granjas. É explorado neste tipo de jardim uma pavimentação mais natural, com cascalhos, seixos ou até mesmo brita. Os elementos de decoração são mais rústicos que remetem e evidenciam o ambiente, e as flores e plantas combinam entre si, com delicada textura e cor.
JARDIM CONTEMPORÂNEO
No modelo de jardim contemporâneo é necessário um ambiente mais espaçoso, os elementos de decoração muitas vezes possuem linhas retas e simples. Neste caso, ofurôs, quadras de esporte como de futebol, vôlei, e piscinas dão ênfase e se complementam com o paisagismo. Plantas grandes com cores, texturas e formas diversas onde realçam o fundo do ambiente trazendo sensação de conforto e tranquilidade. Utiliza-se pavimentações mais lisas, sem formas, já que esse estilo explora bastante de linhas retas. Os materiais que devem ser utilizados são sofisticados, digamos mais nobres e caros, e mobílias adaptadas remetendo ao modernismo.
JARDIM FORMAL
Fonte: Pixabay
Compõem-se de forma equilibrada, rígida, com um desenho geométrico, e há grande facilidade de reconhecimento, pois delineia-se um ambiente dramático e quase teatral, sendo este inspirado em modelos de decorações clássicas. Os elementos de decoração são vasos de cerâmica trabalhada e muito bem-acabados.
JARDIM COLONIAL
Fonte: Elza Tsai Fotografia
Mesmo sendo confundido com o paisagismo rural, uma vez que seus elementos decorativos vêm de uma fonte rural, como antigas fazendas do período colonial. O Jardim Colonial caracteriza-se pela inserção desses materiais coloniais, bem como fontes e lagos.
JARDIM MEDITERRÂNEO
Fonte: Pinterest Steve Martino
As plantas inseridas neste tipo de paisagismo são plantas que necessitam de muita luz, e pouca regagem, sendo que o Jardim Mediterrâneo é um tipo de jardim praieiro. Plantas como a videira, o limoeiro, alecrim, entre outros, compõem esse estilo de paisagismo. São explorados os elementos marinhos para decoração, tais como: conchas moídas e cerâmicas vitrificadas são aliadas a pavimentação, ou para acabamento de canteiros, fontes pequenas e pequenos pátios também entram em cena na composição do jardim mediterrâneo.
JARDIM ORIENTAL
Fonte: Arquidicas
Na maioria das vezes é em formato de pequeno jardim, desenhado com traços simples, porém rígidos, onde três elementos básicos são mais utilizados para decoração e composição desse jardim, são eles: Pedras em número ímpar, bambu e água. Projetados com bonsai, magnólias, bambus, azaleias, coníferas, arbustos e árvores perenes, avencas, cedro japonês, cerejeira-japonesa-rosa, entre outros. Sempre possuem lagos, como forma de recanto aquático, pois este simboliza a vida, a paz e a pureza. É sem dúvidas um jardim com objetivo de trazer calma e paz de espírito, onde no equilíbrio da natureza com o ambiente remete a meditação.
JARDIM TROPICAL
Fonte: Casacor
Inspirado no Paisagista Burle Marx, conhecido mundialmente pelos seus jardins que valorizam as nossas plantas e folhagens de regiões tropicais e subtropicais, plantas estruturais e gigantes, plantas de cores vivas e formas esculturais como bromélias, helicônias, bananeiras, gengibres, orquídeas, palmeiras, entre outros. Neste estilo, assim como o jardim oriental, não pode faltar pedras, lagos ou fontes, trazendo uma aparência sempre de forma mais natural possível, direcionando para as nuances e texturas.
Veja também:
* Parque do Forte recebe serviços de manutenção e paisagismo
* Irrigação estimula desenvolvimento socioeconômico em Goiás - Brasil
* Como é a vida nas cidades mais ecológicas do mundo