Entrevista Paisagista Carolina Silveira e a Companhia da Paisagem

Autor: Regina Motta - Data: 11/03/2019

A Equipe da Auepaisagismo se sente muito honrada em compartilhar com você, nosso leitor, uma bela história de sucesso de nossa cliente, desde 2009, Paisagista Carolina Silveira, que desenvolve seu trabalho altamente profissional em Goiânia, GO.



Aue Paisagismo: Como surgiu a Companhia da Paisagem? Por que dedicar-se ao Paisagismo?

A Companhia da Paisagem surgiu em 2012, em Goiânia, fundada pelo Eng. Ambiental Pedro Paulo Cavalcante. Além de uma demanda de mercado, dediquei-me ao Paisagismo por minhas grandes paixões, arte e botânica, que aparentemente distintas, se encontram de maneira sublime no Paisagismo. Então me formei em Artes Visuais (habilitação em Design de Interiores) e fiz pós graduação em Paisagismo e Plantas Ornamentais.

Aue Paisagismo: O sucesso não acontece por acaso, não é? Conte-nos como foi a criação e o crescimento da empresa.

No início, começamos com o apoio de nossa maior inspiração, a empresa JT Plantas e Paisagismo, em Trindade-GO, onde éramos funcionários e onde foi nossa grande "escola". Graças a este aprendizado pudemos nos tornar os profissionais que somos hoje. A empresa ampliou seus horizontes com vários projetos dentro e fora do estado de Goiás, mas sem deixar de nos dedicar à nossa maior clientela, em Goiânia.

Aue Paisagismo: Dentro do paisagismo, qual a área que você gosta mais?

Com certeza, a parte onde a arte transcende o jardim e valoriza as espécies vegetais e o ambiente à volta que as integra.

Aue Paisagismo: Como você vê o mercado de paisagismo em Goiás? Quais as tendências da região?

O mercado de Paisagismo em Goiás é bem eclético, tanto no estilo quanto no público. Somos agraciados porque os goianos valorizam muito o jardim enquanto elemento estético, logo recebemos propostas de jardins pequenos até os de grande escala.

Hoje, o maior desafio dos paisagistas goianos é a demanda hídrica. Levamos sempre o projeto para o conceito do uso racional de água. Priorizamos as plantas com baixa demanda de água, mas sem comprometer os valores estéticos e dos gostos pessoais dos clientes.

Aue Paisagismo: Você usa o AutoLANDSCAPE desde as suas primeiras versões. O que mudou em sua forma de projetar paisagismo depois que começou a usar o software?

Costumo brincar que existia um "mundo antes do AutoLANDSCAPE" e depois começou o ano 1, com o "advento" do programa! Realmente, uma ferramenta imprescindível para projetar Paisagismo, onde podemos ter um nível extremamente profissional de desenho e orçamento, em um tempo até 1/3 menor. Evoluí junto com o AutoLand e meus projetos também. Além dos projetos, eu desenho com o programa para vários paisagistas em Goiânia.



Aue Paisagismo: De todos os projetos que você elaborou, qual gostaria de destacar?

Minha participação do projeto de um condomínio horizontal em Alagoas, com área aproximada de 17.000m², onde foram feitos os ajardinamentos das áreas de lazer, praças, portaria, áreas de convivência e a arborização de ruas, com espécies adaptadas ao clima local e adequadas ao ambiente urbano.

Aue Paisagismo: Sabemos que em sua pós graduação em Paisagismo, na Universidade Federal de Lavras, o tema foi a comparação entre o AUTOCAD e o AutoLANDSCAPE.. Poderia nos contar como foi? Quais as conclusões a que chegou?


Conheci o programa através de um stand da AuE em uma feira de paisagismo que tinha anualmente em Goiânia, e a empresa o adquiriu. Rapidamente procurei aprender para utilizar, porque o volume de projetos era grande, os desenhos demoravam muito a ficarem prontos e precisávamos de uma solução para isso.

Reforço que o AutoLANDSCAPE é imprescindível no projeto paisagístico devido à possibilidade de termos um desenho de alto nível técnico e profissional em um período muito menor do que se fosse feito à moda antiga, copiando de um desenho com bloquinhos para o projeto, e tendo que traçar todas as linhas de chamada, todos os nomes e quantidades, e ainda desenhar a tabela e reunir individualmente as espécies vegetais, porte e outras características.

Poderia se argumentar que o projeto perderia a personalização pessoal do paisagista, mas o programa permite importar os blocos de nossos arquivos e configurar até a perfeição linhas, fontes, tamanhos, cores, blocos, detalhamentos. Dar um clique e ver uma tabela desenhada com todos os dados reunidos do projeto, não tem preço! Rs.

Aue Paisagismo: Com a sua grande experiência na área, o que recomendaria aos profissionais que estão iniciando nesta bela profissão?

Recomendaria persistência diante dos desafios que a profissão exige, pois somos profissionais de uma área que ainda luta por regulamentação, onde os maiores prejudicados por essa situação são todos os indivíduos da sociedade.

Poderíamos ter mais jardins, parques, espaços acolhedores proporcionados pelos elementos paisagísticos, mas que perdemos a cada dia em que interesses reservam o mercado apenas para alguns.

Um outro desafio é o estudo da Botânica, nomes científicos e populares, e principalmente, conhecer bastante sobre o comportamento, a necessidade de quantas espécies conseguir memorizar. Isso proporciona um "brainstorm" muito interessante na hora de projetar, onde o resultado é a alegria e o prazer de se ter pequenos paraísos na Terra, os jardins.

Leia também:
* Ciência cidadã
* Representação Gráfica em paisagismo
* Entrevista: Conheça a Paisagista Marcia Lenz
* Entrevista: Projetos de iluminação para Paisagismo com Paulo Spina da LUXSIM


Compartilhar:


Anterior Próximo

eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



---
Entrevista
Entrevista Paisagista Carolina Silveira e a Companhia da Paisagem
Entrevista Paisagista Carolina Silveira e a Companhia da Paisagem

Sua pós graduação em Paisagismo, na Universidade Federal de Lavras, o tema foi a comparação entre o AUTOCAD e o AUTOLANDSCAPE. Como foi?

Entrevista: Paisagista Sergio Santos, um belo exemplo de determinação!
Entrevista: Paisagista Sergio Santos, um belo exemplo de determinação!

Nosso entrevistado de hoje tem uma bela história de sucesso. Um exemplo de determinação e esforço! Merece nosso aplauso!

Promoções
Webinários de treinamento

Agende-se para assistir as palestras online com conteúdo avançado nos programas da AuE Software

Ensino de paisagismo
MEMÓRIA DO PAISAGISMO NO BRASIL: Vivenciado pelo Eng. Agr. Rodolfo Geiser atuando em paisagismo 2
MEMÓRIA DO PAISAGISMO NO BRASIL: Vivenciado pelo Eng. Agr. Rodolfo Geiser atuando em paisagismo 2

O macropaisagismo e o"entendimento de fruição da paisagem" tudo que se refere ao ser humano, conduz também à evolução da alma e ao aprimoramento

Ficou fácil aprender! Cursos, palestras, webinários...
Ficou fácil aprender! Cursos, palestras, webinários...

A Aue Software vem se desdobrando para facilitar o uso dos softwares para seus clientes!São várias oportunidades de aprender e tirar dúvidas.

Dicas Técnicas
DataManager 2018: Alterar medidas de itens cadastrados
DataManager 2018: Alterar medidas de itens cadastrados

Veja como alterar as medidas de itens cadastrados no DataManager.

PhotoLANDSCAPE 2018: Demarcar foto com efeito dessaturado
PhotoLANDSCAPE 2018: Demarcar foto com efeito dessaturado

Veja como demarcar foto com efeito dessaturado.

PhotoLANDSCAPE 2018: Novos filtros de busca
PhotoLANDSCAPE 2018: Novos filtros de busca

Veja as novidades do último update do PhotoLANDSCAPE e aprenda como manter seu software atualizado.

CalcLANDSCAPE2018:Recalcular, incluir e excluir insumos.
CalcLANDSCAPE2018:Recalcular, incluir e excluir insumos.

Veja como Recalcular, incluir e excluir insumos no CalcLANDSCAPE2018.

Notícias
Agenda de Eventos 2019
Agenda de Eventos 2019

Confira os eventos que a AuE Software estará presente este ano.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 15 No 177 / Fevereiro de 2019

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55 (32) 9 9138-8279

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*