Jardim Botânico do Rio de Janeiro elabora lista com espécies da flora brasileira

Autor: Anita Cid - Data: 05/06/2010

O Instituto de pesquisa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro divulgou no final do mês de maio uma lista com todas as espécies de plantas brasileiras. O trabalho envolveu cerca de 400 pesquisadores brasileiros e estrangeiros que ficaram responsáveis por identificar e caracterizar plantas nativas de todo o território nacional.

Esta lista faz parte de um projeto maior com o qual o Brasil se comprometeu perante a comunidade internacional. Este projeto visa implementar uma Estratégia Global para a Conservação de Plantas (GSPC), com o objetivo de facilitar o consenso e a sinergia nos níveis global, nacional, regional e local no sentido de impulsionar o conhecimento e a conservação de plantas. A elaboração de uma lista "funcional amplamente acessível" das espécies conhecidas de cada país é a primeira das 16 metas estabelecidas pela GSPC. E o Brasil, como país signatário deve cumprir todas estas metas.

A Lista de Espécies da Flora do Brasil significa o cumprimento dessa primeira meta da GSPC. Mas é também a realização de um sonho da comunidade botânica. Apesar da imensa diversidade florística do país, a única compilação desse porte, procurando abranger todas as espécies de plantas brasileiras conhecidas, datava do período entre 1846 e 1906, quando Von Martius e Eichler & Urban editaram a Flora brasiliensis, com 22.767 espécies.

A nova lista apresenta 41.123 espécies da flora brasileira, sendo 3.633 de Fungos, 3.521 de Algas, 1.522 de Briófitas, 1.176 de Pteridófitas, 23 de Gimnospermas e 31.248 de Angiospermas. Sobre cada espécie são fornecidos os dados de distribuição geográfica por Região, Unidade da Federação e Domínios Fitogeográficos. Também é possível saber os sinônimos para o nome aceito de cada espécie e consultar quais delas são endêmicas, ou seja, exclusivas do território brasileiro.

A elaboração da Lista teve início em setembro de 2008, quando foi estabelecido o comitê organizador, os coordenadores de cada grupo taxonômico e as informações que deveriam ser disponibilizadas. Para a coordenadora-geral do projeto, a botânica Rafaela Campostrini Forzza, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, isso é apenas o início. "A intenção é de que a lista seja dinâmica e atualizada periodicamente para incluir novas espécies e mudanças taxonômicas ao longo do tempo. Esperamos que esse site também disponibilize, num futuro próximo, muitas outras informações sobre a flora brasileira".
Para conferir esta lista acesse http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010

Fonte: www.jbrj.gov.br


Compartilhar:


Anterior Próximo

AuE LandMANAGER

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: sandra Braconnot - Data: 29/06/2010 11:51:52

parabéns!!! Vou correndo visitar




Entrevista
AuE Network
Dicas Técnicas
Ecologia
Novidades
Notícias
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 6 No 72 / Maio de 2010

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Parque Urbano Ibitinga SP

Ulisses Uliana Bething

Praça das Colunas Serra ES

Ulisses Uliana Bething

Parque Capivari

Ulisses Uliana Bething

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*