Jardim Botânico do Rio de Janeiro elabora lista com espécies da flora brasileira

Autor: Anita Cid - Data: 05/06/2010

O Instituto de pesquisa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro divulgou no final do mês de maio uma lista com todas as espécies de plantas brasileiras. O trabalho envolveu cerca de 400 pesquisadores brasileiros e estrangeiros que ficaram responsáveis por identificar e caracterizar plantas nativas de todo o território nacional.

Esta lista faz parte de um projeto maior com o qual o Brasil se comprometeu perante a comunidade internacional. Este projeto visa implementar uma Estratégia Global para a Conservação de Plantas (GSPC), com o objetivo de facilitar o consenso e a sinergia nos níveis global, nacional, regional e local no sentido de impulsionar o conhecimento e a conservação de plantas. A elaboração de uma lista "funcional amplamente acessível" das espécies conhecidas de cada país é a primeira das 16 metas estabelecidas pela GSPC. E o Brasil, como país signatário deve cumprir todas estas metas.

A Lista de Espécies da Flora do Brasil significa o cumprimento dessa primeira meta da GSPC. Mas é também a realização de um sonho da comunidade botânica. Apesar da imensa diversidade florística do país, a única compilação desse porte, procurando abranger todas as espécies de plantas brasileiras conhecidas, datava do período entre 1846 e 1906, quando Von Martius e Eichler & Urban editaram a Flora brasiliensis, com 22.767 espécies.

A nova lista apresenta 41.123 espécies da flora brasileira, sendo 3.633 de Fungos, 3.521 de Algas, 1.522 de Briófitas, 1.176 de Pteridófitas, 23 de Gimnospermas e 31.248 de Angiospermas. Sobre cada espécie são fornecidos os dados de distribuição geográfica por Região, Unidade da Federação e Domínios Fitogeográficos. Também é possível saber os sinônimos para o nome aceito de cada espécie e consultar quais delas são endêmicas, ou seja, exclusivas do território brasileiro.

A elaboração da Lista teve início em setembro de 2008, quando foi estabelecido o comitê organizador, os coordenadores de cada grupo taxonômico e as informações que deveriam ser disponibilizadas. Para a coordenadora-geral do projeto, a botânica Rafaela Campostrini Forzza, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, isso é apenas o início. "A intenção é de que a lista seja dinâmica e atualizada periodicamente para incluir novas espécies e mudanças taxonômicas ao longo do tempo. Esperamos que esse site também disponibilize, num futuro próximo, muitas outras informações sobre a flora brasileira".
Para conferir esta lista acesse http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010

Fonte: www.jbrj.gov.br


Compartilhar:


Anterior Próximo

O guia traz diversas dicas para profissionais que desejam se destacar no mercado de paisagismo

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: sandra Braconnot - Data: 29/06/2010 11:51:52

parabéns!!! Vou correndo visitar




Entrevista
AuE Network
Dicas Técnicas
Ecologia
Novidades
Notícias
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 6 No 72 / Maio de 2010

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Projeto Firenze

Angela Cristina Herberts Haag

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55 (32) 9 9138-8279

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*