Update traz novidades no PhotoLANDSCAPE 2006

Autor: Davi Gomes - Data: 08/06/2006

De tempos em tempos a equipe de desenvolvimento da AUE Soluções busca novas formas de melhorar seus programas, disponibilizando updates para download gratuito, que podem ser baixados acessando o Sistema AUE Paisagismo e clicando no botão Atualizar Programas pela Internet(atualização do sistema).

Na maior parte das vezes, esses updates eliminam possíveis erros nos programas, mas também podem trazer novas opções e botões, como a versão 2.0.8.

As novidades incluídas nessa versão são:

· Inclusão de função para transformar uma FOTO em um MAPA, assim é possível, por exemplo, inserir a foto de um chafariz e recortá-lo, para usar em sua montagem. Selecione a foto e escolha a opção Modificar > Converter FOTO em MAPA e Editar Raster.

· Inclusão de efeito INTENSIDADE para os MAPAS, selecione uma planta, mobiliário, piso ou simbolo e clique com o botão direito e escolha a intensidade.

· Correção de pequeno erro para salvar e ler as opções selecionadas pelo usuário.

Essas novidades podem ajudar bastante na agilidade do desenvolvimento das fotomontagens.

Mas para que serve a opção Intensidade?

A opção intensidade pode dar uma semitransparência nos mapas. Uma boa forma de usar a intensidade é fazendo com que os mapas inseridos na foto projetem sombras no solo, porém, de uma forma bem mais fácil que a última matéria sobre sombreamento.

Para fazer sombreamento usando a opção intensidade você deve inserir uma planta ou outro objeto e redimensioná-lo para o tamanho desejado. Depois mudar seu brilho e contraste clicando sobre ele com o botão direito do mouse e escolhendo a opção Ajusta Brilho e contraste.




Lembre-se: Para fazer o sombreamento de um item, você obrigatoriamente terá que ajustar seu brilho, mesmo que o altere para a porcentagem mínima.
O próximo passo é inserir mais um mapa igual, do mesmo item, clicando sobre a miniatura e arrastando-a para dentro da fotomontagem. Depois, posicionar o segundo mapa sob o primeiro, deixando-o selecionado, e acessar o menu Modificar. Escolha a opção espelhar verticalmente e o mapa ficará de cabeça para baixo. Clique nele e ajuste o brilho e contraste retirando o brilho completamente.
O mapa ficará preto. No caso de plantas, arraste o mapa de forma a deixar seu tronco encostado com o do mapa superior como na figura abaixo:



Clique com o botão direito do mouse em cima do mapa preto e escolha a opção Efeito de perspectiva. Mude sua posição como desejado.



Coloque um retangulo atrás de tudo e insira um mosaico de grama. Ele ficará assim:



Assim, você terá a impressão de que a planta está projetando uma sombra, mas essa sombra não dará um efeito realista, por estar totalmente na cor preto sólido.

Como suavizar essa sombra, que, por não ser um polígono, não aceita a aplicação do efeito realce? Precisaríamos aplicar uma semitransparência na sombra, mas como faríamos isso? Controlando a intensidade da sombra nós conseguimos obter o efeito desejado.

Lembre-se: A opção Intensidade não está disponível nas primeiras versões do PhotoLANDSCAPE 2006, por isso é necessário que você faça o update para a última versão para usá-la, assim como a opção transforma foto em mapa.

Para acessar a opção Intensidade clique com o botão direito do mouse em cima do mapa, neste caso a sombra, e essa caixa será aberta:



Escolha a 8ª opção de cima para baixo (Intensidade), e clique nela. Será aberta uma caixa para controle percentual de intensidade como na figura abaixo:



A caixa percentual de Intensidade sempre abrirá com o valor de 50%, valor ideal para a maioria das sombras usadas nas fotomontagens do PhotoLANDSCAPE. Apenas clique em OK se desejar esse valor ou digite o valor percentual desejado.

Ao clicar em OK, você verá a sombra dessa forma:



A sombra ficou melhor e tornará as fotomontagens mais realistas, tirando a impressão da planta estar flutuando.

Faça o update e treine o sombreamento, pois ele enriquecerá o visual das fotos, mas lembre-se de que a posição das sombras depende da posição da luz, ou seja, uma sombra mal colocada comprometerá toda a sua fotomontagem.

Bom Trabalho!


Compartilhar:


Anterior Próximo

Softwares para paisagismo e irrigação.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



---
Entrevista
Botânica
Dicas Técnicas
Novidades
Notícias
Carta dos leitores
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 2 No 24 / Maio de 2006

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Projeto em um sítio

ALESSANDRA VILLELA PAISAGISMO LTDA - ME

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Agenda

Agenda de Eventos de Paisagismo

Conversar no Whatsapp +55 (27) 99298-2445

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*