Único seringal urbano do mundo reabre após 4 anos de incêndio criminoso
Autor: Isabela Silva - Data: 11/01/2021
Reinaugurado em 18 de dezembro de 2020, o Parque Capitão Ciríaco, em Rio branco, Acre; passou por revitalização e reflorestamento após incêndio criminoso destruir parte da estrutura física e todo acervo histórico com mais de 100 peças.

Parque Capitão Ciríaco. Fonte: https://amazoniapalacehotel.com.br/parques-urbanos
Desde o episódio ocorrido em agosto de 2016, o parque havia passado apenas por pequenos reparos e seguiu com algumas atividades culturais até o início da reforma nas edificações atingidas, em junho de 2020. A passarela de acesso ao parque, que tinha sua estrutura toda em madeira, precisou ser substituída por uma de concreto. Seu acervo não pode ser recuperado mesmo com projeto de reconstruí-lo com doações, por falta de local adequado para armazená-las.
“A área ambiental do parque estava muito degradada, com árvores mortas. A Embrapa entrou com a parte técnica, de consultoria. É uma grande parceria, a gente já conseguiu muitas mudas com o Viveiro da Floresta e da Ufac e a Semeia junto com a equipe da FGB está fazendo toda parte de plantio”, afirmou Carvalho.
Ao todo, foram plantadas cerca de 800 mudas de árvores nativas como castanheira, seringueira e espécies frutíferas. As árvores da área de preservação permanente (APP), que possui um igarapé cortando o parque, foram substituídas devido a destruição causada pelo fogo.

Igarapé do Parque Capitão Ciríaco. Fonte: https://twitter.com/SocorroNeriRB/status/1335265167056179200/photo/3
“A Embrapa Acre foi demandada para fazer a recomendação técnica do manejo de solo no que se refere às práticas de adubação e calagem a serem utilizadas no plantio de mudas. Desta forma, fizemos a estratificação de ambientes e a recomendação do manejo para cada ambiente a ser recuperado”, propõe Eufran Amaral.
Devido às condições de drenagem e características do solo, o parque foi dividido em unidades de manejo. Sendo 480 mudas destinadas às áreas mais baixas, priorizou-se o plantio de palmeiras como açaí solteiro, buriti e bacaba. Nas áreas de drenagem moderada, foram plantadas árvores frutíferas e seringueiras, totalizando 320 mudas.
O Seringal

Arte na seringueira. Fonte: https://media-cdn.tripadvisor.com/media/photo-s/05/77/00/96/seringal-capitao-ciriaco.jpg
Localizado no centro de Rio Branco, o parque que pertenceu ao capitão Ciríaco Joaquim de Almeida – integrante do movimento político da Revolução Acriana (1899 – 1903)- foi comprado pela Prefeitura Municipal de Rio Branco em agosto de 1994 e transformado em Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Paisagístico e Ambiental na área urbana de Rio Branco.
Além da vegetação nativa amazônica, árvores frutíferas regionais, e cerca de 400 seringueiras; os 4,6 hectares de área dispõe de equipamentos de esporte e lazer, sala de inclusão digital, sala de leitura e construções que retratam a arquitetura tradicional acriana.
O parque está aberto para visitação todos os dias da semana, das 09 h às 17 h.
Veja também:
Relançamos o ebook Guia: Como se destacar no mercado de paisagismo, para você!
Conheça Felipe Abreu Muzel, Campeão do concurso de Fotomontagem
Imensa horta urbana sobre telhado é inaugurada em Paris
Projeto Janelas CASACOR: reflexões sobre a casa pós-pandemia

Anterior Próximo