Argila Expandida no Paisagismo Urbano: Sustentabilidade e Beleza Unidas
Autor: Giulia Wogel - Data: 25/04/2024
A argila é um material conhecido por seus diversos usos, entre eles estão tratamentos de beleza, cerâmica, brincadeiras para crianças e, especialmente, no paisagismo e jardinagem. Nesse caso, ela funciona como substrato para o cultivo das plantas, chamada de argila expandida devido a sua queima em temperaturas superiores a 1.100° C. Tal processo cria uma casca resistente de interior poroso, atribuindo alta durabilidade e resistência para o produto. Com formato arredondado e tamanhos variados, a argila expandida é leve e tem um ótimo custo-benefício.
Confira algumas de suas vantagens:
Garante espaço para que as raízes das plantas se desenvolvam;Retém nutrientes e umidade;Drena o excesso de água;Possui isolamento térmico e acústico;Sua aplicação é simples e rápida;É resistente contra incêndios;Não é deformada ao entrar em contato com substâncias químicas;É sustentável;Tem facilidade de manutenção;
Ainda, a argila expandida é também muito versátil, podendo ser utilizada para outros fins que não o paisagismo, como por exemplo: solta para a cobertura final de laje, nivelamento de pisos com cimento, troca de solo que apresenta baixa resistência mecânica, posicionas acima da terra para a ornamentação em jardins e filtro na criação de peixes.
O seu preparo para agir como substrato nas plantas é básico. De início, deve-se enxaguar a argila a fim de remover o excesso de sal e ajustar o ph. Em seguida, adicione no vaso duas porções de argila expandida misturadas com uma porção de terra. Coloque a muda da planta e complete o vaso, intercalando entre argila expandida e terra. Caso ela seja usada em jardins ou hortas verticais, posicione-as sobre a terra para manter a umidade adequada.
Em sistemas hidropônicos, com solução aquosa rica em nutrientes, basta colocá-la no recipiente de plantio e sua leveza e porosidade serão um meio de suporte ideal para as raízes das plantas, permitindo a passagem de nutrientes e mantendo uma boa oxigenação.
Veja Também:
Adubo Vivo: Cultivando um Jardim Sustentável com o Bokashi
Mobiliário e Natureza: Como deixar sua área externa mais convidativa
Piscina dos Sonhos: Estratégias de Paisagismo para Melhorar sua Área
Anterior Próximo