Educando com a Natureza: Michelle Gerônimo e o Diálogo com os Clientes

Autor: Giulia Wogel - Data: 23/04/2024

 Paisagista Michelle Gerônimo

Michelle Gerônimo é formada em Administração e Paisagismo, realizando o seu sonho de acompanhar seu pai no dia a dia da profissão. Nascida em Santa Catarina, ela foi criada em meio a jardinagem, aprendendo muito com seu pai que atua há mais de 40 anos na área. Atualmente, ela comanda a empresa Paisagismo Catarinense, com 25 anos no mercado, situada no município de Tabuão da Serra, São Paulo. Michelle conta que, de início, seu pai desejava que ela se formasse em outra área, por isso a graduação em administração. Contudo, após ela receber seu diploma e continuar mostrando desinteresse sobre o assunto, ele finalmente cedeu ao pedido da filha. Mesmo depois de concluir sua pós-graduação em paisagismo, Michelle não parou de estudar. Além dos seus estudos de solos pela Universidade Federal de Uberlândia, todo dia ela aprende mais com seu pai e seu mentor Walter Vasconcelos.

"Eu acredito que a gente tem que aproveitar essa experiência de quem veio antes, para mim é muito importante essa troca de conhecimentos das gerações. Ter outros profissionais junto ajuda no seu crescimento e a ter mais segurança. Não existe uma graduação em paisagismo no Brasil, então a gente tem que construir esse aprendizado coletivo."


 Projeto Paisagístico Residencial por Michelle Gerônimo no PhotoLANDSCAPE


Seu estudo atual de solos na Universidade Federal de Uberlândia permitiu que ela expandisse os conhecimentos do curso de paisagismo para algo que considera essencial no jardim: a nutrição de plantas. Já em questão da irrigação, fatores como o alto custo e a necessidade de uma infraestrutura adequada para a implantação acabam por limitar o seu uso em diversos jardins. Em todo caso, é essencial para uma rega eficiente fazer um micro zoneamento, a fim de estudar as condições de vento, insolação e os agrupamentos de plantas que podem ser feitos no local, separando os setores de acordo com as que precisam de mais ou menos água e mantendo a saúde do vegetal. O contato com o cliente é também um dos pilares de um bom projeto: conversar e entender as condições, rotina e gostos da pessoa com quem você está prestando o serviço é uma etapa indispensável para Michelle.

"Principalmente em residencial, saber se tem cachorro, se tem criança, o que que aquela família pretende a curto e a longo prazo... Por exemplo: às vezes frutíferas é uma coisa que a gente tenta colocar nos nossos projetos, e quem tem criança vai poder colocar ela para pegar essa fruta no pé. Então, são coisas que a gente tenta trazer pro projeto para ter essa proximidade."


Assim, conseguir que o cliente se sinta conectado com seu jardim, tendo prazer em cuidar, colher os alimentos e aproveitar esse espaço externo para relaxar com a família é a verdadeira meta da Paisagismo Catarinense. Tornar os sonhos dos clientes em realidade motiva Michelle diariamente e justifica sua paixão por o que exerce.

 Projeto Paisagístico por Michelle Gerônimo no PhotoLANDSCAPE


Um ótimo exemplo disso é sua intervenção em um apartamento em São Paulo, onde ela planejou a tão desejada horta de sua cliente, que agora pode colher os ingredientes para usar na sua cozinha. Além da atuação em projetos para apartamentos e pequenos espaços, principalmente devido a tendência do Urban Jungle, sua empresa também oferece manutenção, implantação e consultoria de jardinagem, tanto em estabelecimentos comerciais quanto residenciais.

"Tem jardins que o meu pai faz a manutenção há 33 anos. Hoje as pessoas estão entendendo as plantas como um pet, é uma coisa sentimental, então a gente trabalha também com isso de cuidar da planta e tentar recuperar: eu vou na casa do cliente, faço a manutenção e vou ensinando a cuidar da planta como se fosse um médico."


 Projeto Paisagístico Comercial por Michelle Gerônimo no PhotoLANDSCAPE


Ainda, a confiança que os clientes depositam em Michelle ao abrirem suas portas para ela iniciou-se com seu pai e vem sendo reforçada até então. Seu processo criativo em um projeto novo consiste inicialmente em visitar o local e compreender as expectativas do cliente para o espaço, assim como analisar o vento, a incidência solar e as espécies presentes no entorno. Em seguida, ela fotografa a área e faz as medições necessárias, para então selecionar as plantas e fazer a fotomontagem. O uso do PhotoLANDSCAPE permite testar diferentes composições e chegar o mais próximo possível da visão do cliente e das intenções da paisagista, de modo que ela consiga entregar uma apresentação completa do projeto, já com o orçamento e especificação das espécies.

"O PhotoLANDSCAPE melhorou muito a minha vida por vários aspectos: eu comecei a ganhar agilidade conforme eu fui aprendendo o programa com os cursos que vocês disponibilizam, a trazer uma coisa mais confortável visualmente para o cliente e eu acredito que isso está funcionando porque eu tenho o retorno positivo dos clientes. Melhorando a apresentação, consequentemente a gente conseguiu vender mais, eu consegui convencer mais os clientes de que ia ficar legal e ao olhar a foto falar: Nossa! Tá bem parecido."


 Projeto Paisagístico Residencial por Michelle Gerônimo no PhotoLANDSCAPE


Entretanto, as mudanças nos últimos anos desafiam os profissionais a se manterem atualizados e adaptarem-se a situações imprevisíveis, por exemplo a pandemia de 2020. Neste e em diversos momentos, vira papel do paisagista educar os clientes e transmitir a importância e o bem-estar do paisagismo. Sendo assim, explicar a necessidade de um solo saudável e uma rega constante é mais convincente que dizer os investimentos que ele precisará fazer para que isso seja possível. De modo geral, o paisagismo vem ganhando popularidade, muito também por conta da internet, já que essa mídia transmite informações mundialmente, e o valor que as plantas agregam ao ambiente está sendo reconhecido aos poucos. Uma das estratégias que Michelle utiliza para engajar seus clientes a cuidarem do jardim é ensinar às crianças a importância de respeitar e cuidar da natureza. De acordo com ela, as crianças têm mais efetividade nesse processo, pois ela vai guardar aquela informação e fiscalizar os pais.

Dica para os Iniciantes

Por fim, com todos seus anos de experiência, Michelle indica o estudo como principal ferramenta para se dar bem na profissão, juntamente com a proximidade de pessoas que já trabalham na área, transmitindo confiança e inspiração. Mesmo que esse ramo seja restrito pela falta de uma graduação, existem vários espaços bonitos de referência e cursos livres disponíveis que te auxiliam a cumprir o propósito do paisagista: "contribuir com o mundo e trazer coisas bonitas, fazendo essa interação do da pessoa com o ambiente".

Assista a entrevista completa



Veja Também:

Transição de Carreira e o ato de "Espacejar" com o Paisagista André Luis Cenak
A Perspectiva do Professor Doutor Affonso Zuin sobre a Vida Acadêmica e Saúde Mental no Paisagismo
Experiência, Tecnologia e Identidade no Universo Paisagístico com Alexandre Galhego


Compartilhar:


Anterior Próximo

eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
0 + 6 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Educando com a Natureza: Michelle Gerônimo e o Diálogo com os Clientes
Educando com a Natureza: Michelle Gerônimo e o Diálogo com os Clientes

Dona da empresa Paisagismo Catarinense, Michelle foi criada em meio a jardinagem, aprendendo muito com seu pai que atua há mais de 40 anos na área.

Botânica
A Disseminação Global das Plantas Invasoras: Causas e Consequências
A Disseminação Global das Plantas Invasoras: Causas e Consequências

A matéria aborda os desafios das plantas invasoras, destacando seu impacto negativo na biodiversidade e nos ecossistemas.

Ensino de paisagismo
Demonstrações gratuitas de softwares para Paisagismo e Irrigação em Junho
Demonstrações gratuitas de softwares para Paisagismo e Irrigação em Junho

Veja as datas das apresentações de programas para realizar projetos de paisagismo e irrigação em junho de 2024.

Webinários AuE Software: VisualPLAN - Parte 3
Webinários AuE Software: VisualPLAN - Parte 3

Aprenda como apresentar um projeto de paisagismo residencial completo, utilizando vários recursos do Visual Plan em uma videoaula gratuita.

AuE Network
Botânica Realista: Coleção de Plantas 3D - Diversas 2
Botânica Realista: Coleção de Plantas 3D - Diversas 2

Esta coleção contém 50 modelos 3D de 9 plantas diferentes. São muitas opções para cada espécie, confira!

Botânica Realista: Coleção de Plantas 3D - Diversas 3
Botânica Realista: Coleção de Plantas 3D - Diversas 3

Esta coleção contém 27 modelos 3D de 6 plantas diferentes. São muitas opções para cada espécie, confira!

Botânica Realista: Coleção de Plantas 3D - Diversas 4
Botânica Realista: Coleção de Plantas 3D - Diversas 4

Esta coleção contém 25 modelos 3D de 3 plantas diferentes. São muitas opções para cada espécie, confira!

Botânica Realista: Coleção de Plantas 3D para montagem de hortas
Botânica Realista: Coleção de Plantas 3D para montagem de hortas

Esta coleção contém 31 modelos 3D de 8 plantas diferentes. São muitas opções para cada espécie, confira!

Parques pet: a nova coleção da Freso para projetos ainda mais funcionais
Parques pet: a nova coleção da Freso para projetos ainda mais funcionais

Transforme o parque do seu pet com a nova coleção da Freso: conforto e estilo agora disponíveis nos softwares da AuE Soluções.

Vasos Japi: design e funcionalidade agora disponíveis nos softwares da AuE Soluções
Vasos Japi: design e funcionalidade agora disponíveis nos softwares da AuE Soluções

A elegância dos vasos Japi agora disponível nos softwares da AuE Soluções: sofisticação para seus projetos de paisagismo.

Dicas Técnicas
CalcLANDSCAPE 2022: Salvar e ler preços de um fornecedor
CalcLANDSCAPE 2022: Salvar e ler preços de um fornecedor

Aprenda a salvar e manipular preços do fornecedor, no seu orçamento

AutoLANDSCAPE 2022: converter PLINE em curva de nível
AutoLANDSCAPE 2022: converter PLINE em curva de nível

Aprenda a representar a topografia do terreno com o software

PhotoLANDSCAPE 2022: Como aplicar o efeito "reflexo" em superfícies
PhotoLANDSCAPE 2022: Como aplicar o efeito "reflexo" em superfícies

Veja como aplicar efeito reflexo na fotomontagem.

Novidades
Enflor/Garden Fair 2024: Saiba tudo sobre um dos maiores eventos de paisagismo da América Latina!
Enflor/Garden Fair 2024: Saiba tudo sobre um dos maiores eventos de paisagismo da América Latina!

O evento conjunto de floristas e paisagistas está de volta! Fique por dentro de tudo que vai acontecer na mais nova edição do Enflor/Garden Fair 2024.

Congresso Garden Fair 2024: Inovação e Networking no Paisagismo.
Congresso Garden Fair 2024: Inovação e Networking no Paisagismo.

O congresso Garden Fair é um encontro anual que oferece instrução e palestras para todos os que estão no ramo do paisagismo.

IX Concurso Internacional de PhotoLANDSCAPE: Votação Aberta!
IX Concurso Internacional de PhotoLANDSCAPE: Votação Aberta!

A segunda etapa do IX concurso de fotomontagem de paisagismo com Photolandscape começou: a votação popular! Saiba como participar.

Notícias
Argila Expandida no Paisagismo Urbano: Sustentabilidade e Beleza Unidas
Argila Expandida no Paisagismo Urbano: Sustentabilidade e Beleza Unidas

Com formato arredondado e tamanhos variados, a argila expandida é muito utilizada como substrato no paisagismo e jardinagem.

Jardinagem Biodinâmica: Princípios, Preparados e Calendário para um Solo Vivo
Jardinagem Biodinâmica: Princípios, Preparados e Calendário para um Solo Vivo

A jardinagem biodinâmica é um cultivo que busca balancear a saúde das plantas e frutos, do solo e dos animais presentes no ecossistema do jardim.

Afinal, descubra quais são os melhores programas para paisagismo agora!
Afinal, descubra quais são os melhores programas para paisagismo agora!

Saiba como melhorar seu rendimento no ramo do paisagismo com praticidade, dinamismo e eficiência com os melhores softwares do mercado.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 20 No 239 / Abril de 2024

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!





Revista no seu E-mail

*
*
*
6 + 3 = ? *