Entrevista Verde Uva: Cuidar, manter e preservar
Autor: Regina Motta - Data: 04/10/2014
Ao visitar a verdeuva.com.br somos recebidos com um poema de Olavo Bilac que resume bem o espírito da empresa que possui um vasto portfolio de serviços, desde a irrigação, passando pela análise e combate de pragas, adubação, estudo de solo, viveiristas e descarte correto e sustentável de materiais. Mas vamos deixar que os responsáveis por ela nos contem mais sobre seu trabalho.
Aue Paisagismo: Como surgiu a Verde Uva? Conte-nos um pouco da história da empresa.
R: Surge após um curso extensivo de paisagismo e horas de estágio com agrônoma/paisagista. A paisagista Cintia Simões tem o desejo de criar e por em prática o que o pai já fazia na fazenda em sua infância: cuidar, manter e preservar.
Aue Paisagismo: Vocês são especialistas em manutenção de vários tipos de jardins e também de Hortas. Como é este trabalho? Quais as dificuldades encontradas?
R: Posso classificar o trabalho como artesanal, ou seja, cada espécie necessita de determinados cuidados em épocas diferentes do ano. A dificuldade é conciliar esse trabalho artesanal, com as necessidades do cliente e nossa cultura de manutenção. Um bom exemplo: entender que nas épocas frias algumas espécies entram em período de dormência. Nessa época devemos olhar o jardim de uma forma diferente: um ar mais bucólico, folhas caindo, arvore sem folhas, menos flores, menos cor. Esperar o ciclo que tudo resurgirá na primavera, e que folhas no chão nada mais são que adubos para alimentar as próprias espécies.
Aue Paisagismo: A irrigação é um ponto forte de seu portfólio. De que forma o HydroLANDSCAPE vem ajudando neste trabalho?
R: Quando um cliente implementa um sistema de irrigação em seu jardim, ele esta comprando um jardim verde, pois a irrigação proporciona no período certo e na medida certa a água, o que consequentemente resultará o jardim desejado. Um bom sistema de irrigação, sempre deve iniciar com um planejamento e um bom projeto, desta forma o HydroLANDSCAPE possibilita que o projeto seja desenvolvido de uma maneira amigável e que uma taxa de acerto muito grande do que foi planejado e projetado.
Aue Paisagismo: Com a escassez hídrica que estamos enfrentando, o que pode ser feito para manter os jardins sem desperdício de água?
R:Treinamento, interação dos funcionários de residências e estabelecimentos envolvidos diretamente com o jardim. Observação constante das reais necessidades hibrida em cada época do ano. O que é chamado de manejo sustentável, pois proporciona o melhor uso da água em todas as fazes do ano, e de acordo com as necessidades hídricas dos grupos de espécies vegetais.
Aue Paisagismo: Fazem também projetos e implantação de jardins?
R: Sim fazemos. Hoje somos uma empresa completa em nossa área. Projeto (neste já estudamos as condições do solo, drenagem, necessidade hibrida estética e funcional). Na implantação seguimos todos os procedimentos para cada espécie, ou seja, cada área recebe as espécies corretas para seu desenvolvimento eficaz e projetamos qual o porte ou volume que ele alcança durante o decorrer dos anos.
Aue Paisagismo: Existe hoje um cuidado maior das empresas e condomínios para com as áreas verdes? E as hortas, estão sendo mais difundidas?
R:Sim, mas ainda estamos no inicio desse cuidado, hoje as residências estão mais receptivas quanto à importância da irrigação automática e quanto ao uso da horta sem agrotóxico. Costumo dizer que em um jardim 70% é água no que tange ao controle, ou seja, nem mais e nem menos. A água está diretamente ligada à drenagem do solo, isso ainda é um desafio para empresas e condomínios que estão começando a entender que sem essa premissa o jardim está fadado a morrer ou a descaracterizar-se por completo o que resulta na perda tanto financeira como ambiental.
Aue Paisagismo: O descarte correto e sustentável de materiais é um ponto de grande interesse em nossos dias. Como é feito este trabalho?
Nas áreas urbanas quando o descarte de obra gera grande volume, descartamos em caçambas próprias devidamente cadastradas pela prefeitura. Nas manutenções diárias separamos o lixo de jardim onde o volume é menor e separamos dos demais lixos do estabelecimento.
Outro ponto forte é que reciclamos os vasinhos de plásticos que vem com as plantas. Armazenamos em nossa empresa e utilizamos parte deles para replantar espécies que estão em recuperação em nosso mini-viveiro, o restante devolvemos ao fornecedor para que o mesmo possa utilizá-lo novamente para plantio.
Aue Paisagismo: Existe dificuldade em conseguir as plantas para a implantação ou reposição de espécies? Temos, no sistema AuE Soluções, o site paisagismodigital que tem por objetivo unir produtores e clientes em um mesmo espaço, facilitando a busca por serviços e produtos de jardim.
R:Sim temos dificuldade que esbarram em alguns fatores:
Porte das espécies, transporte adequado, qualidade da planta, época do ano, etc.
Aue Paisagismo: Deixe uma mensagem para aqueles que pretendem iniciar a vida profissional nesta área.
Ler, estudar, vivenciar in loco, duvidar: ouvir o conhecimento empírico e o cientifico e, através deles, ousar.
| "Não nasce a planta perfeita, Não nasce o fruto maduro; E, para ter a colheita, É preciso semear..." | | |
Anterior Próximo