Pneus feitos de flores? Será possível?
Autor: Regina Motta - Data: 11/10/2014
Várias equipes de investigadores, na Europa, querem aproveitar o Taraxacum officinale, dente-de-leão para fabricar borracha para pneus. Ela é considerada planta daninha quando infesta gramados, pastagens, hortas e lavouras, sendo muito comum em terrenos baldios. Possui propriedades medicinais.
Os pneus tradicionais são feitos a partir de borracha natural e borracha sintética fabricada a partir de derivados do petróleo. São produzidas mais de vinte milhões de toneladas de borracha natural por ano. A Tailândia, a Indonésia e a Malásia são os maiores produtores.
Os cientistas esperam lançar as bases para conceber um produto complementar à borracha natural e à borracha sintética e evitar a dependência de matérias-primas importadas.
Por enquanto, a investigação encontra-se numa fase experimental. Ainda não há datas sobre uma eventual produção à escala industrial.
O Instituto de Biologia Molecular de Fraunhofer, em Muenster, na Alemanha, dedica-se ao estudo de uma espécie de dente-de-leão originária do Cazaquistão.
Procuram os genes envolvidos na biossíntese da borracha com o objetivo de criar
novas plantas que produzem maior quantidade de borracha e borracha mais estável, em condições reais.
Fonte :http://pt.euronews.com/2014/09/02/dente-de-leao-planta-indesejada-com-valor-economico
Anterior Próximo