Jardins Noturnos: Dicas para deixar o seu jardim mais agradável a noite

Autor: Jéssica de Souza - Data: 05/11/2021

Fonte: PDPhotos por Pixabay.



Já sabemos que ter um jardim em casa pode trazer diversos benefícios. Muito além de decoração, as plantas trazem de volta o contato com a natureza, melhoram o microclima do local, tornam o ambiente mais aconchegante dando a sensação de bem estar, entre outros benefícios.

Esses benefícios que a natureza nos traz durante as horas claras do dia se complementam com o chegar da noite. Após o pôr do sol ela nos presenteia, por exemplo, com o frescor do ar, a presença das estrelas, aparição de animais noturnos e aromas exclusivos de algumas espécies de plantas.

Para criar esse ambiente temos que pensar em um Jardim Noturno com plantas adequadas e uma iluminação que valorize trazendo um jogo de luz e sombra.

A seguir vamos dar algumas dicas de como compor seu jardim indicando algumas espécies noturnas e que tipo de luz usar para tornar seu jardim agradável e que não prejudique as plantas.


Plantas

Claro que todas embelezam o jardim a noite, mas algumas em específico possuem uma característica nesse horário que vai tornar seu momento às estrelas mais agradável: o perfume.


    Trombeta de Anjo: planta arbustiva que chega a atingir de 2 a 3 metros de altura. Preferem o sol pleno e solos arenosos ricos em matéria orgânica. Até ficam em locais com meia sombra, mas suas flores ficam espaçadas. Preferem o calor e não suportam geadas. Suas flores possuem coloração branca ou amarela e exalam perfume ao chegar da noite. Mas atenção, pois são plantas consideradas tóxicas e narcóticas. Utilize com cuidado e longe do alcance de crianças e animais.

    Fonte: Mabel Amber no Pixabay.



    Dama da noite:arbustiva que cresce rápido e pode chegar, em média, a 2m. Suas folhas são pequenas e possuem um formato lanceolado na cor verde. Já as flores surgem no final da primavera agrupadas em tons de creme e esverdeadas. Durante o dia elas se fecham ficando em pequenos botões e é a noite que mostram sua beleza e exalam um perfume bem marcante. Devem ser cultivadas a pleno sol ou meia-sombra (a quantidade de luz que recebem reflete em seu aroma), solo fértil e drenável e receber irrigação regularmente. Mas atenção para alguns detalhes: é considerada tóxica, então fique atento à presença de crianças e animais domésticos, e algumas pessoas podem ser sensíveis ao cheiro da planta sentindo dores de cabeça.

    Fonte: Maurício Mercadante no Flickr.



    Madressilva: trepadeira de fácil plantio, não é exigente em relação ao solo, necessita de regas periódicas e meia-sombra. Seus ramos atingem, em média, 5 metros de altura e as flores surgem no inverno e outono. Após o pôr do sol exalam seu perfume.

    Fonte: Kara Skye no Pixabay.



    Gardênia: a planta arbustiva possui um crescimento mais lento e pode chegar a 2 metros de altura. Precisam de um solo fértil e bem drenado, sol pleno, boa umidade no ar e regas regulares. Sua flores brancas desabrocham entre a primavera e o verão trazendo perfume ao jardim.

    Fonte: Endro Lewa no Pixabay.



    Flor-de-mel: quando florescem no verão,como o próprio nome diz, possuem um perfume muito parecido com o mel. É uma semi-arbustiva de pequeno porte com ramos cheios de florzinhas em tons de rosa, lilás e branco. Gosta do solo úmido e drenável, sol pleno e regas regulares.

    Fonte: Sérgio Cerrato - Itália por Pixabay.





Iluminação

Iluminar um jardim não é apenas colocar qualquer fonte de luz. Existem observações específicas ao escolher qual tipo de iluminação irá inserir no ambiente para que ela traga uma claridade confortável a você e também as plantas.

Primeiro é necessário conhecer o seu jardim, a disposição das plantas, para ajudar na escolha do tipo certo de luminárias a serem usadas e onde irão ficar alocadas. É interessante observar o local durante a noite para ter uma idéia dos pontos que irá querer iluminar, dar um ar mais intimista, etc.

Conhecer algumas técnicas de jogo de luz auxilia a criar cenários diferentes. Por exemplo, inserir uma luz de baixo para cima cria um clima mais dramático, luz vinda do fundo valoriza a silhueta das árvores, iluminação lateral traz um sombreamento, luminária escondida no meio da vegetação cria um jogo interessante de pontos iluminados e outros com sombra, a luz frontal realça bem as cores e a iluminação de cima para baixo que cria uma luz natural.

Em relação à temperatura de cor, dê preferência aos tons amarelados pois trazem uma sensação de aconchego e também realçam melhor as cores. As lâmpadas frias, mais brancas, podem ser colocadas em locais onde realmente for preciso ter bastante claridade, como um local onde a pessoa vá usar para uma leitura.

Agora, para escolher o tipo de iluminação, confira alguns tipos específicos para usar em cada ambiente do jardim.



    Balizadores: normalmente são usados para contornar caminhos e tudo que está próximo ao chão no jardim. Possuem uma luz mais direcionada e podem ser instalados fincando na grama ou apoiados no revestimento.

    Luminárias em espeto e refletores: sua flexibilidade traz ao jardim uma luz mais direcionada. São instalados no chão e o foco de luz para cima em ângulo ajustável.

    Lâmpadas embutidas: assim como os balizadores elas servem para destacar os caminhos, com o diferencial que são instaladas embutidas ao chão.

    Postes: indicado para iluminação geral, o mais usado na iluminação de jardins. A altura indicada é de 1,80m para não ofuscar a visão.

    Cordões de luz: uma opção mais delicada para iluminar e bem versátil visto que, por sua maleabilidade, tem a opção de criar formas personalizadas. Podem ser usados em pergolados, árvores, etc.

    Arandelas: são usadas em paredes e oferecem uma luz indireta realçando os contornos das plantas.

    Lanternas: dispensam energia elétrica e fazem uso de velas. São usadas para uma iluminação rápida, pontual, em decorações.

    Luminárias subaquáticas: instaladas dentro de piscinas, espelhos d’ água e fontes.

    **Vale lembrar que luz muito próxima das plantas, dependendo do tipo, pode queimar as folhas e flores. Também podem interferir no crescimento das mesmas.



Após essas dicas, confira algumas inspirações de jardins noturnos iluminados:

Fonte: Sylvio Bazote no Flickr.



Fonte: Peter H no Pixabay.



Fonte: Wonderlane no Flickr.



Fonte: Flickr.




Veja também:
Mobiliários para jardim externo: o que considerar antes de comprar
Inspirações Paisagísticas: Gardens by the Bay - Paisagismo aliado à Tecnologia
Entrevista com Roberto Reis, Pool Designer de SP


Compartilhar:


Anterior Próximo

AuE LandMANAGER

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
4 + 8 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



1 - Autor: Renata - Data: 20/11/2021 13:03:16

Adorei a matéria. Gostaria de saber, qual a cor da lâmpada que espanta inseto. Que posso usar na iluminação.



2 - Autor: Renata - Data: 20/11/2021 13:03:08

Adorei a matéria. Gostaria de saber, qual a cor da lâmpada que espanta inseto. Que posso usar na iluminação.



3 - Autor: Renata - Data: 20/11/2021 13:02:48

Adorei a matéria. Gostaria de saber, qual a cor da lâmpada que espanta inseto. Que posso usar na iluminação.



4 - Autor: Renata - Data: 20/11/2021 13:02:47

Adorei a matéria. Gostaria de saber, qual a cor da lâmpada que espanta inseto. Que posso usar na iluminação.



5 - Autor: Renata - Data: 20/11/2021 13:02:45

Adorei a matéria. Gostaria de saber, qual a cor da lâmpada que espanta inseto. Que posso usar na iluminação.


AuE Responde: Olá Renata.
Normalmente as lâmpadas vão atrair insetos pois eles se orientam através da luz e são atraídos pela intensa luminosidade delas. O que você pode fazer é substituir por LEDS em cores mais quentes, amarelas por exemplo, que existem estudos que falam que as azuis atraem muito mais insetos. Outra opção que existe no mercado são as chamadas Lâmpads Anti-Insetos que utilizam de um revestimento de bulbo que faz passar somente a radiação amarela.




Entrevista
Entrevista com Roberto Reis, Pool Designer de SP
Entrevista com Roberto Reis, Pool Designer de SP

O empresário da Nado Livre Piscinas conversa sobre como é o mercado de piscinas, dicas de projetos e as principais tendências.

Lançamentos
AuE Software no Telegram
AuE Software no Telegram

Participe dos grupos e receba conteúdos de paisagismo e irrigação

Resultado do 3º Concurso Internacional Paisagismo com VisualPLAN
Resultado do 3º Concurso Internacional Paisagismo com VisualPLAN

Conheça os ganhadores do concurso promovido pela AuE Software.

SAVE THE DATE: Curso Presencial de Softwares de Paisagismo e Irrigação
SAVE THE DATE: Curso Presencial de Softwares de Paisagismo e Irrigação

As vendas serão abertas em dezembro, com primeiro lote com desconto. Peça sua reserva!

Botânica
Morfologia de Arecaceae: os aspectos da família das Palmeiras
Morfologia de Arecaceae: os aspectos da família das Palmeiras

A matéria disponibiliza representações de palmeiras indicando características da família e permitindo a identificação das Arecaceae.

Ensino de paisagismo
Apresentação dos softwares da AuE para alunos da UNOESC
Apresentação dos softwares da AuE para alunos da UNOESC

Os alunos de arquitetura conheceram as funcionalidades que os softwares trazem para quem projeta paisagismo e irrigação.

Live AuE Software com Eliana Azevedo
Live AuE Software com Eliana Azevedo

A presidente da ANP conversou com o diretor da AuE Software sobre assuntos voltados para a área de Paisagismo.

Live sobre o Curso de Botânica para Paisagistas
Live sobre o Curso de Botânica para Paisagistas

A bióloga e botânica Marinês Eiterer falou sobre o trabalho da botânica no paisagismo, o banco de dados da AuE Software, entre outros temas.

AuE Network
Coleção de postes para download - Parte 2
Coleção de postes para download - Parte 2

Veja a segunda parte de itens da coleção de postes da marca Eterna Iluminação que estamos publicando para uso nos programas AuE LandOFFICE

Mapas - Árvores simétricas - 6
Mapas - Árvores simétricas - 6

Veja a coleção de mapas de árvores para melhorar a apresentação do PhotoLANDSCAPE e do VisualPLAN

Dicas Técnicas
AutoLANDSCAPE: Inserindo Símbolos no projeto de paisagismo
AutoLANDSCAPE: Inserindo Símbolos no projeto de paisagismo

Na dica técnica de AutoLANDSCAPE deste mês vamos mostrar como inserir símbolos de pessoas, veículos, quadras e norte

CalcLANDSCAPE: Trocando fornecedores de um item no orçamento
CalcLANDSCAPE: Trocando fornecedores de um item no orçamento

Na dica de CalcLANDSCAPE deste mês saiba como trocar o fornecedor de um item no orçamento.

LandMANAGER: Criando instruções para realização de tarefas
LandMANAGER: Criando instruções para realização de tarefas

Na dica técnica de LandManager deste mês vamos ensinar a criar instruções para a realização de tarefas presentes no cronograma de obras.

PhotoLANDCAPE: Inserindo itens e editando Mapas
PhotoLANDCAPE: Inserindo itens e editando Mapas

Vamos ensinar as etapas para inserir um novo item no banco de dados e como editar o mapa que será usado no software.

VisualPLAN: Modelando a arquitetura no projeto
VisualPLAN: Modelando a arquitetura no projeto

vamos ensinar você a modelar a arquitetura com vãos para portas, janelas, coberturas.

Novidades
Jardim Botânico do Rio de Janeiro sob a luz da lua
Jardim Botânico do Rio de Janeiro sob a luz da lua

Os visitantes terão a oportunidade de vivenciar a experiência de um jardim noturno em um trajeto cheio de beleza e informação.

Ciclo Internacional de palestras sobre Paisagismo Ecológico da PUC-RIO
Ciclo Internacional de palestras sobre Paisagismo Ecológico da PUC-RIO

A PUC-Rio está realizando a Quarta-Verde, um ciclo de palestras com a participação de profissionais do Brasil e de outros países.

Exposição “O Tempo completa: Burle Marx”
Exposição “O Tempo completa: Burle Marx”

Conheça a trajetória do famoso paisagista brasileiro, agora exposta na Casa Roberto Marinho.

Notícias
Inspirações Paisagísticas: Gardens by the Bay - Paisagismo aliado à Tecnologia
Inspirações Paisagísticas: Gardens by the Bay - Paisagismo aliado à Tecnologia

Conheça as tecnologias usadas na construção do paisagismo de um jardim na cidade de Singapura.

Mobiliários para jardim externo: o que considerar antes de comprar
Mobiliários para jardim externo: o que considerar antes de comprar

Confira algumas dicas para que seus móveis tragam qualidade e conforto ao espaço externo.

Jardins Noturnos: Dicas para deixar o seu jardim mais agradável a noite
Jardins Noturnos: Dicas para deixar o seu jardim mais agradável a noite

Dicas de plantas e iluminação que valorizem o ambiente após o pôr do sol.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 18 No 209 / Outubro de 2021

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Projeto Lagoinha
Projeto Lagoinha

Cláudia Cândido Moscardini

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*