Jardins Noturnos: Dicas para deixar o seu jardim mais agradável a noite
Autor: Jéssica de Souza - Data: 05/11/2021
Fonte: PDPhotos por Pixabay.
Já sabemos que ter um jardim em casa pode trazer diversos benefícios. Muito além de decoração, as plantas trazem de volta o contato com a natureza, melhoram o microclima do local, tornam o ambiente mais aconchegante dando a sensação de bem estar, entre outros benefícios.
Esses benefícios que a natureza nos traz durante as horas claras do dia se complementam com o chegar da noite. Após o pôr do sol ela nos presenteia, por exemplo, com o frescor do ar, a presença das estrelas, aparição de animais noturnos e aromas exclusivos de algumas espécies de plantas.
Para criar esse ambiente temos que pensar em um Jardim Noturno com plantas adequadas e uma iluminação que valorize trazendo um jogo de luz e sombra.
A seguir vamos dar algumas dicas de como compor seu jardim indicando algumas espécies noturnas e que tipo de luz usar para tornar seu jardim agradável e que não prejudique as plantas.
Plantas
Claro que todas embelezam o jardim a noite, mas algumas em específico possuem uma característica nesse horário que vai tornar seu momento às estrelas mais agradável: o perfume.
Trombeta de Anjo: planta arbustiva que chega a atingir de 2 a 3 metros de altura. Preferem o sol pleno e solos arenosos ricos em matéria orgânica. Até ficam em locais com meia sombra, mas suas flores ficam espaçadas. Preferem o calor e não suportam geadas. Suas flores possuem coloração branca ou amarela e exalam perfume ao chegar da noite. Mas atenção, pois são plantas consideradas tóxicas e narcóticas. Utilize com cuidado e longe do alcance de crianças e animais.
Fonte: Mabel Amber no Pixabay.
Dama da noite:arbustiva que cresce rápido e pode chegar, em média, a 2m. Suas folhas são pequenas e possuem um formato lanceolado na cor verde. Já as flores surgem no final da primavera agrupadas em tons de creme e esverdeadas. Durante o dia elas se fecham ficando em pequenos botões e é a noite que mostram sua beleza e exalam um perfume bem marcante. Devem ser cultivadas a pleno sol ou meia-sombra (a quantidade de luz que recebem reflete em seu aroma), solo fértil e drenável e receber irrigação regularmente. Mas atenção para alguns detalhes: é considerada tóxica, então fique atento à presença de crianças e animais domésticos, e algumas pessoas podem ser sensíveis ao cheiro da planta sentindo dores de cabeça.
Fonte: Maurício Mercadante no Flickr.
Madressilva: trepadeira de fácil plantio, não é exigente em relação ao solo, necessita de regas periódicas e meia-sombra. Seus ramos atingem, em média, 5 metros de altura e as flores surgem no inverno e outono. Após o pôr do sol exalam seu perfume.
Fonte: Kara Skye no Pixabay.
Gardênia: a planta arbustiva possui um crescimento mais lento e pode chegar a 2 metros de altura. Precisam de um solo fértil e bem drenado, sol pleno, boa umidade no ar e regas regulares. Sua flores brancas desabrocham entre a primavera e o verão trazendo perfume ao jardim.
Fonte: Endro Lewa no Pixabay.
Flor-de-mel: quando florescem no verão,como o próprio nome diz, possuem um perfume muito parecido com o mel. É uma semi-arbustiva de pequeno porte com ramos cheios de florzinhas em tons de rosa, lilás e branco. Gosta do solo úmido e drenável, sol pleno e regas regulares.
Fonte: Sérgio Cerrato - Itália por Pixabay.
Iluminação
Iluminar um jardim não é apenas colocar qualquer fonte de luz. Existem observações específicas ao escolher qual tipo de iluminação irá inserir no ambiente para que ela traga uma claridade confortável a você e também as plantas.
Primeiro é necessário conhecer o seu jardim, a disposição das plantas, para ajudar na escolha do tipo certo de luminárias a serem usadas e onde irão ficar alocadas. É interessante observar o local durante a noite para ter uma idéia dos pontos que irá querer iluminar, dar um ar mais intimista, etc.
Conhecer algumas técnicas de jogo de luz auxilia a criar cenários diferentes. Por exemplo, inserir uma luz de baixo para cima cria um clima mais dramático, luz vinda do fundo valoriza a silhueta das árvores, iluminação lateral traz um sombreamento, luminária escondida no meio da vegetação cria um jogo interessante de pontos iluminados e outros com sombra, a luz frontal realça bem as cores e a iluminação de cima para baixo que cria uma luz natural.
Em relação à temperatura de cor, dê preferência aos tons amarelados pois trazem uma sensação de aconchego e também realçam melhor as cores. As lâmpadas frias, mais brancas, podem ser colocadas em locais onde realmente for preciso ter bastante claridade, como um local onde a pessoa vá usar para uma leitura.
Agora, para escolher o tipo de iluminação, confira alguns tipos específicos para usar em cada ambiente do jardim.
Balizadores: normalmente são usados para contornar caminhos e tudo que está próximo ao chão no jardim. Possuem uma luz mais direcionada e podem ser instalados fincando na grama ou apoiados no revestimento.
Luminárias em espeto e refletores: sua flexibilidade traz ao jardim uma luz mais direcionada. São instalados no chão e o foco de luz para cima em ângulo ajustável.
Lâmpadas embutidas: assim como os balizadores elas servem para destacar os caminhos, com o diferencial que são instaladas embutidas ao chão.
Postes: indicado para iluminação geral, o mais usado na iluminação de jardins. A altura indicada é de 1,80m para não ofuscar a visão.
Cordões de luz: uma opção mais delicada para iluminar e bem versátil visto que, por sua maleabilidade, tem a opção de criar formas personalizadas. Podem ser usados em pergolados, árvores, etc.
Arandelas: são usadas em paredes e oferecem uma luz indireta realçando os contornos das plantas.
Lanternas: dispensam energia elétrica e fazem uso de velas. São usadas para uma iluminação rápida, pontual, em decorações.
Luminárias subaquáticas: instaladas dentro de piscinas, espelhos d’ água e fontes.
**Vale lembrar que luz muito próxima das plantas, dependendo do tipo, pode queimar as folhas e flores. Também podem interferir no crescimento das mesmas.
Após essas dicas, confira algumas inspirações de jardins noturnos iluminados:
Fonte: Sylvio Bazote no Flickr.
Fonte: Peter H no Pixabay.
Fonte: Wonderlane no Flickr.
Fonte: Flickr.
Veja também:
Mobiliários para jardim externo: o que considerar antes de comprar
Inspirações Paisagísticas: Gardens by the Bay - Paisagismo aliado à Tecnologia
Entrevista com Roberto Reis, Pool Designer de SP
Anterior Próximo